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5 passos simples para avaliar os resultados de suas vendas

Leitura: 8 min
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Se você nunca parou pra pensar como a forma que você analisa os resultados dos seus esforços de marketing refletem diretamente nos seus ganhos futuros, então esse texto é especialmente para você.

Sabe qual a diferença entre grandes vendedores dos demais? Eles diferenciam-se porque procuram uma maneira de melhorar cada vez mais seu desempenho. E não é só o faturamento que vai dizer tudo. Ele sozinho não demonstrará como o vendedor está se saindo dia após dia. É preciso analisar além disso para definir métricas eficazes.

Por isso, entenda a importância de mensurar tais resultados nesse post.

Por que mensurar resultados?

A mensuração de resultados é extremamente significativa, pois é possível sinalizar se seus esforços de marketing estão sendo bem sucedidos ou não e, no caso da mensuração online, para identificar comportamentos ou mudança de comportamentos realizados pelos visitantes de sua página, informações indispensáveis para o marketing da empresa.

Mas atenção! Nada de ficar obcecado pelos resultados, com a neura de que os números não estão batendo. Nem sempre os resultados serão como o esperado, então é a hora de sentar e analisar onde você errou. É aí que entra a mensuração de resultados de um modo segmentado, isto é, analisar item por item para estudar com calma o que está dando certo ou não.

 

 

Toda métrica deve ser, obrigatoriamente, relacionada com os objetivos de seu negócio, pois são eles que fornecerão informações importantes sobre futuras decisões. Entenda mais, logo abaixo.

Sem objetivos = Sem resultados

Se você é vendedor e não trabalha com metas, então está no ramo errado. Antes de mais nada, é importante saber que sem objetivos não se chega a lugar nenhum. Só é entendido o valor dos resultados quando é compreendida a importância da imposição de metas para que possam ser alcançadas. Isto é, tenha objetivos para ver se você está alcançando cada um deles.

E para alcançar essas metas, não foque suas forças somente em comissão de vendas. É claro que isso é importante, mas é extremamente essencial gerar conteúdo. Para o Content Marketing Institute, empresas que definiram objetivos para seu marketing de conteúdo atingiram 5 vezes mais resultados do que aqueles que começaram sem rumo.

Gerar conteúdo vai resultar em mais tráfego para seu site e, com isso, mais leads você terá e mais chances de fechamento também. Saiba como a Bannet pode fazer isso por você de forma automática aqui.

Listamos abaixo, em um guia simples, algumas dicas para gerar conteúdo, veja:

Guia para gerar conteúdo

  • Crie um calendário de conteúdo para planejar, estruturar e organizar seu marketing de conteúdo para analisar quais ações deverão ser adotadas para atingir as metas.
  • Defina a(s) persona(s) para ajudar a representar o público que sua empresa quer atingir e segmentar melhor o conteúdo. Saiba mais sobre persona clicando aqui.
  • Identifique a jornada de compra dessa persona para saber quais etapas ela percorre até chegar no nível final, ou seja, de decisão de compra. Entenda sobre funil de vendas aqui.

Pronto, agora que você já sabe que investir em conteúdo é uma das melhores formas de atrair clientes, saiba, em 5 passos simples, como avaliar os resultados de suas vendas.

Passo 1: Definir qual foi o tempo de resposta da lead

Quando o vendedor contata a lead rapidamente, as chances de ela fechar negócio com esse vendedor aumentam consideravelmente. Clientes que pedem cotação de algum produto ou serviço desejam ser atendidos de forma imediata, caso contrário, cotam com outras empresas que são consideradas mais ágeis.

Portanto, tente dar pelo menos algum retorno, por mínimo que seja, em até 1 hora, pois de acordo com um estudo feito pela Havard Business Review, vendedores que dão o feedback em menos de 1 hora são 7 vezes mais propensos a fecharem a venda.

 

 

 

Passo 2: Definir quanto foi sua taxa de conversão

Aqui, você terá noção de quantos clientes abordou e quantos deles realmente concretizaram a venda. Vai analisar a eficácia de suas ofertas, a usabilidade de todo o site e determinará as futuras projeções dos resultados em seu plano de marketing.

A taxa de conversão engloba qual foi o número de transações que foram realizadas em comparação ao número de visitas recebidas em seu site. Para entender melhor, vamos facilitar. Se a cada 100 visitas, ocorra 1 compra, sua taxa de conversão será 1%.

Logo após, você calculará o valor médio que custa cada conversão realizada, baseando-se no total investido pelo total de conversões. Ou seja, se sua empresa investiu R$ 100.000 e teve 400 conversões, o valor do custo será de R$ 250.

 

 

 

 

 

Passo 3: Comparar seus resultados com seu principal concorrente direto

Como anda os resultados da sua concorrência direta? Pare para analisar onde ela está focando seus esforços de marketing e se o que ela está fazendo está produzindo bons resultados.

Será que a concorrência está ofertando benefícios melhores do que os seus? Essa análise o ajudará a tomar decisões mais claras para construir uma estratégia de superação.

 

Passo 4: Apostar em KPI

KPI (Key Performance Indicator) é um indicador chave de desempenho que mede a desenvoltura dos processos de uma empresa para que ela possa alcançar seus objetivos.

Uma das principais intenções da KPI é comunicar para os demais colaboradores seu desenvolvimento a fim de que todos se envolvam na missão da empresa e alinhem seus esforços em torno de uma estratégia. Leia mais sobre isso aqui.

Passo 5: Definir qual seu retorno sobre investimento

Por último, veja qual sua taxa de retorno entre a quantidade de dinheiro que sua empresa ganhou ou perdeu e a quantidade que foi investida. Para calcular, basta dividir o total do lucro pelo total do investimento feito.

Graças a essa análise, você poderá mensurar, separadamente, como cada canal utilizado por sua empresa está contribuindo ou não para a taxa de conversão e poder melhorar nos pontos deficientes a fim de maximizar os lucros.

 

Conclusão

Após 5 passos para avaliar os resultados de suas vendas, você verá que suas ações ficarão mais focadas e, logo, seus resultados serão maximizados.

Caso sua empresa ainda não invista ainda em geração de leads para receber clientes de forma automática, clique aqui, peça um orçamento a um de nossos vendedores, faça suas vendas saltarem arrasadoramente e compare os resultados!

 

Carine
SOBRE O AUTOR: Posts desse autor

Carine Vasconcelos

Editora Chefe da empresa Bannet, formada em Publicidade e Propaganda, há mais de 6 anos, pela Faculdade Cearense, e apaixonada por conteúdo. Atua na área de Marketing e Produção Textual há quase 10 anos e acredita que, para termos sucesso em qualquer área, é preciso sermos felizes no caminho, afinal o amor pelo que fazemos é força motriz para atingirmos a excelência.

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