O desejo de todo vendedor é manter seu número de vendas num constante progresso. Hoje, quem desenvolve estratégias que estejam alinhadas com o público-alvo está a um passo na frente de seus concorrentes. Todo vendedor deve estar atento às novidades do mercado como um todo e estar a par de todas ações da concorrência.

A tecnologia nas vendas trouxe muitas possibilidades. Observando a necessidade dos vendedores, muitos métodos foram desenvolvidos para ajudar a impulsionar as vendas e melhorar os resultados.

Alguns vendedores que não estão muito habituados a utilizar a tecnologia para realizar vendas, mas quem quer alcançar bons resultados não pode estar restrito ao uso de recursos e estratégias digitais. Uma boa forma de iniciar o investimento nas vendas online é através das ferramentas que você vai conhecer nesse post. Confira!

1)  E-mail Marketing

Algo que todo vendedor precisa ter é um e-mail. Afinal, é um ótimo meio de comunicação para com seus clientes e outros contatos. Através do e-mail marketing, é possível divulgar seu serviço e, além disso, acompanhar os seus clientes na jornada de compras. 

No marketing digital, o e-mail marketing se destaca devido a automatização dos e-mails enviados. Isso pode ser feito através de plataformas específicas e até do próprio sistema de e-mails da Google ou da Microsoft.

O e-mail marketing é um recurso que pode impulsionar as vendas. Quando pensado estrategicamente, e-mails podem garantir muitas vendas, melhorando resultados significativamente.

2) Redes Sociais

Não é nenhum mistério que redes sociais obtiveram um grande avanço no que diz respeito aos acessos e número de usuários. Por isso, investir nas redes sociais com o objetivo de prospectar clientes e divulgar seu trabalho pode trazer ótimos resultados às vendas.

As principais redes sociais, vendo sua eficácia enquanto meio publicitário, desenvolveram recursos próprios. O Facebook, por exemplo, conta com o Facebook Ads, que é uma plataforma própria que administra tudo que diz respeito aos posts de sua paǵina, exibindo relatórios precisos de todo engajamento. O mesmo acontece com o Instagram e as redes sociais da Google, como o YouTube.

Vale ressaltar que para atuar nas redes sociais com publicidade paga, é necessário um estudo sobre todo seu público-alvo e a comunicação a ser adotada. Portanto, para quem quer trabalhar efetivamente com esse tipo de mídia, o ideal é contratar alguém para realizar ações nas redes sociais.

 

3) Processo de vendas

Para que uma empresa siga crescendo, é ideal que ela possua um processo de vendas bem estruturado. O processo de vendas organiza e especifica cada etapa da venda, facilitando a visualização de todas oportunidades. Isso auxilia os vendedores a se manterem alinhados sobre tudo que está acontecendo na empresa.

Um processo de vendas padroniza cada etapa e trabalha com transparência sobre onde cada cliente se encontra no funil de vendas – e como se relacionar com eles em cada momento.  O desempenho dos vendedores também poderá ser acompanhado, podendo trabalhar em cima dos números obtidos.

Existem plataformas que foram desenvolvidas especificamente para auxiliar na estruturação do processo de vendas da sua empresa, como o Pipedrive, que é de fácil usabilidade e atende às necessidades empresariais de cada cliente.

 

O CRM no processo de vendas

O CRM trabalha juntamente com o processo de vendas. Ambos se complementam e cumprem com a função de simplificar os métodos de acompanhar clientes. Uma grande vantagem é fácil acessibilidade, podendo ser compartilhada com toda equipe de vendedores.

CRM é a sigla para o que é chamado de “Costumer Realionship Manager” ou Gestão de Relacionamento com o Cliente. O termo se define por um conjunto de práticas e estratégias que tem como objetivo analisar as interações realizadas com os clientes.

Manter um CRM bem planejado facilita muito a vida dos vendedores. Nele, estão armazenados todos os dados acerca daqueles clientes. Não somente dados cadastrais, mas seu interesse para com a empresa.

Portanto, num processo de vendas com CRM, será mais fácil estar a par da situação de todos clientes, das leads recebidas, dos negócios fechados e tudo que diz respeito às vendas. Com a comunicação interna trabalhada, as ações serão pensadas em conjunto, melhorando os resultados alcançados.

 

4) Google Calendar

Uma ferramenta online que costuma facilitar a vida de muitos vendedores é o Google Calendar. É uma plataforma que implementa o processo de vendas, uma vez que otimiza e agenda todas as tarefas e ações da sua rotina.

Casuais esquecimentos serão evitados, pois a plataforma pode ser sincronizada com dispositivos móveis, como os smartphones, sempre notificando. Além disso, o calendário pode ser compartilhado com todo o time de vendas, deixando todos os vendedores cientes das tarefas a serem realizadas no dia.

Não somente em relação às vendas, mas também no gerenciamento da equipe, o Google Calendar se faz bastante útil. Reuniões, encontros e conversas podem ser marcados e lembrados na agenda de todos, bem como reuniões com os clientes.

O Google Calendar é um sistema gratuito oferecido pela Google, basta ter conta no Gmail para utilizar. É uma ferramenta segura e gratuita para uso.

 

5)  PagSeguro

O PagSeguro é um sistema de pagamentos e transações comerciais realizadas de forma online. Para os vendedores, é um grande mecanismo, pois economiza boa parte do tempo ao receber o pagamento dos clientes.

O que exigia o deslocamento do vendedor até o cliente, agora é feito de forma online e totalmente segura. O PagSeguro hoje conta com um aplicativo, no qual é realizado todas as etapas do pagamento.

Além de cômodo, é bastante prático. O vendedor seleciona a forma de pagamento e a solicitação já vai direto para o e-mail do cliente. O cliente, além de ter flexibilidade no pagamento, terá a segurança de utilizar um aplicativo conhecido e com grande reputação.

A satisfação do cliente vem junto com a eficiência do PagSeguro. E ainda, traz agilidade e praticidade ao processo de vendas dos vendedores.

 

6) Geração de Leads

Um mecanismo que garante resultados positivos para suas vendas é a geração de leads. A geração de leads trabalha com o envio de contatos interessados no produto. Trabalhar com clientes que têm interesse prévio já aumenta bastante as chances de fechar a venda.

Para adquirir as leads, é necessário um site que contenha um formulário a ser preenchido pelos usuários captados. Para captar esses contatos, é necessário utilizar estratégias de marketing digital, utilizando, inclusive, os métodos citados no post.

Como isso exige grandes conhecimentos, o mais indicado para os vendedores é adquirir uma plataforma de geração de leads, que realizará todas as ações necessárias para prospectar leads com maior chance de fechar a venda

A Bannet é uma empresa que tem total foco em prospectar leads. No seu case, está o site Plano de Saúde e Bannet Seguros, que contam com vendedores de todo Brasil. Toda a equipe é voltada para otimizar a plataforma e o sistema de geração de leads, além da equipe de marketing digital que realiza campanhas para captar leads realmente interessadas.

Ficou curioso para saber mais dos serviços da Bannet? Entre em contato com nossa equipe para saber mais!

 

Conclusão

O vendedor que quer alcançar resultados positivos nas suas vendas deve estar sempre atento às oportunidades de mercado. Utilizar as ferramentas mencionadas é uma forma de se diferenciar de seus concorrentes e obter novas oportunidades para crescer e manter um constante crescimento na empresa e, consequentemente, no lucro!

Autor: Hillary-maciel

Estagiária de Redação Web na Bannet, é graduanda de Publicidade e Propaganda da Universidade Federal do Ceará. Tem paixão pela escrita e pelo conhecimento, adora novos desafios e está sempre pronta para enfrentá-los.