Ir para o conte�do
Motivação Técnicas De Vendas Vender Mais

Falta de produtividade nas vendas e 7 passos para mudar a situação

É normal passarmos por situações em que nos sentimos improdutivos, mas quando isso torna-se rotineiro, há um problema. Descubra agora como mudar essa situação.

Leitura: 8 min
4522 visualizações

É normal passarmos por situações em que nos sentimos improdutivos, mas quando isso torna-se rotineiro, há um problema. A produtividade, de acordo com o dicionário, é o resultado daquilo que é rentável através de meios e recursos para se chegar a um fim. Ela está diretamente relacionada à eficiência. E você se considera um vendedor eficiente?

Neste post, mostraremos as causas da falta de produtividade nas vendas e 7 passos para mudar a situação, fique de olho!

 

De quem é a culpa?

 

Quando um time está improdutivo, o primeiro culpado a vir na mente é o próprio vendedor, que é acusado de ser desinteressado e acomodado e esquecemos que o principal responsável pelo sucesso de um time de vendas é o gestor, o suposto líder que está a frente de todo o processo.

O verdadeiro líder costuma tomar as seguintes atitudes:

  • treina seus funcionários;
  • elogia e dá reconhecimento aos que merecem;
  • prefere aconselhar e não determinar e impor algo;
  • cria desafios e metas;
  • não está preocupado somente com o lucro dele;
  • dá feedback;
  • é produtivo também para espelhar seu time.

Ou seja, o sucesso e produtividade de uma equipe está diretamente ligada ao seu líder, portanto, nada de culpar 100% o vendedor desmotivado. Com dedicação e cooperação de todos, é possível transformar uma equipe murcha em um time amplamente produtivo.

Saiba aqui como estimular seu time a vender mais.

 

O que causa a falta de produtividade nas vendas?

 

É óbvio que um vendedor não pode ser 100% produtivo durante seu período de trabalho, afinal ninguém é uma máquina e é preciso um momento para respirar.

Entretanto, quando esses momentos passam a ser contínuos ou quando o vendedor está “trabalhando muito e fazendo pouco”, muitas atitudes podem estar os prejudicando a alimentar ainda mais sua falta de produtividade no trabalho, dentre elas estão:

 

Pessimismo

Você realmente acredita naquilo que você faz? Você acha que o seu trabalho irá te trazer bons frutos se você se dedicar? Se não, então está na área errada!

Você já ouviu falar na frase: “comece o dia agradecendo e veja o quanto você será grato no final dele”? Esse é o segredo para termos uma atitude positiva diante de algumas circunstâncias, portanto, pare de ser pessimista e assuma a posição de vencedor!

 

Não estabelecer prioridades

Sabe aquelas atividades que podem ser deixadas para depois, porque você precisa resolver algo mais importante antes? Sim, muitos vendedores acham que conseguem lidar com tudo ao mesmo tempo e acabam deixando de priorizar o que realmente importa.

O melhor a se fazer é comprar uma agenda e aprender a se organizar! O que é mais importante? Estabeleça prazos e metas para cumpri-los, assim, seu dia se tornará mais produtivo.

 

Noite mal dormida

Você sabia que uma noite mal dormida pode acarretar falta de produtividade? O sono é um grande influenciador das suas tarefas, tanto do cotidiano, quanto do trabalho.

Com uma boa noite de sono, será mais fácil concentrar-se naquilo que realmente precisa e evitar distrações, afinal você estará sempre alerta para qualquer contratempo e resolverá sem maiores dificuldades.

Por isso, estabeleça um horário certo para dormir, no mínimo, de 6 a 8 horas diárias. Depois disso, você verá que seu dia irá mudar.

 

Incapacidade de tomar decisões

Você demora muito na hora de tomar decisões? Protela algo só para não ter que pensar naquilo ou gastar sua energia tendo que resolver uma situação? Então provavelmente, você está com baixa produtividade.

É a quantidade do tempo que você leva para tomar uma decisão ou a dificuldade que enfrenta ao fazer isso que determina se você está ou não improdutivo.

Concentre-se nas decisões que precisa tomar, uma a uma, sem distrações e sem protelar!

 

Sedentarismo

A falta de exercícios também pode prejudicar sua acomodação no trabalho, isso porque a prática de atividade física pode diminuir a sonolência e te deixa mais disposto durante o dia.

Estipule uma hora para praticar algum exercício. Pode ser uma caminhada, natação, bicicleta, musculação, pilates… qualquer coisa para fazer seu corpo se mexer.

O ideal é que você realize, pelo menos, 3 vezes na semana e encaixe em uma hora rotineira do seu dia, seja antes ou depois do trabalho e até mesmo em algum intervalo durante o serviço. Além de melhorar a sua produção no trabalho, também fará um bem danado a sua saúde.

 

Falta de planejamento

Muitos vendedores tornam-se improdutivos graças a sua falta de organização no dia a dia. Não possuem uma agenda, nem metas para alcançar objetivos, muito menos planeja cada ação para melhor se programar a fim de conseguir aumentar as vendas.

A falta de planejamento está de deixando improdutivo. Por isso, o ideal é que você reserve um tempo do seu dia, no começo do mês e programe suas atividades, ligações, compromissos externos, etc, em uma planilha no computador, ou um aplicativo no celular e até mesmo em uma agenda.

 

7 passos para mudar a situação

 

Passo 1: 

Organize-se! Compre uma agenda ou aposte nos aplicativos para organizar seu dia e, se você não for focado o suficiente para lembrar de um dos dois, programe seu despertador para orientar suas atividades diárias;

Passo 2:

Faça uma atividade física em seu tempo livre para ajudar seu cérebro e corpo a funcionarem melhor. E não esqueça de incluir isso na agenda, em suas atividades diárias;

Passo 3:

Mantenha o foco em sua prioridade, depois de estabelecê-la. Não é bom que realize multitarefas, depois que uma estiver acabada, a outra receberá atenção exclusiva;

Passo 4:

Entre uma tarefa e outra, faça intervalos curtos para manter a concentração no que realmente importa;

Passo 5:

Procure saber o que causa distração na hora do trabalho e controle a situação;

Passo 6:

Pessoas eficientes procuram evitar e-mails para não haver futuras más interpretações. Se puder conversar diretamente para adiantar o tempo do processo, é melhor. Dê preferência à comunicação direta;

Passo 7:

Busque uma motivação fora do trabalho. Para que você trabalha? Por que motivo você está acomodado e o que você pode fazer para melhorar isso? Procure alternativas ao invés de acomodar-se!

Conclusão

 

Todo vendedor tem a capacidade de ser produtivo e conseguir resultados. Não seja alguém que procura desculpas para dar a si mesmo ou ao seu superior ou até mesmo em casa para afirmar que não está conseguindo aumentar suas vendas.

Comece agora a mudar seus hábitos e, assim, nem precisará trabalhar em dobro para conseguir resultados depois.

Aproveite para aumentar sua produtividade investindo em algo que trará clientes interessados no seu produto, sem que você precise “correr atrás deles”. Quer saber mais? Clique aqui e descubra como ser um vendedor de sucesso com a Bannet.

 

Crie já sua conta em nossa plataforma e aumente já sua captação de clientes! Acesse.

 

Carine
SOBRE O AUTOR: Posts desse autor

Carine Vasconcelos

Editora Chefe da empresa Bannet, formada em Publicidade e Propaganda, há mais de 6 anos, pela Faculdade Cearense, e apaixonada por conteúdo. Atua na área de Marketing e Produção Textual há quase 10 anos e acredita que, para termos sucesso em qualquer área, é preciso sermos felizes no caminho, afinal o amor pelo que fazemos é força motriz para atingirmos a excelência.

Recomendado para você:

Postagens mais vistas:

Faça um orçamento: