Ir para o conteúdo
Para sua Corretora Técnicas De Vendas

Principais impedimentos (gargalos) de vendas

Leitura: 7 min
59 visualizações

Muito se fala em vender mais. Vender, vender, vender… Mas esquecem de mencionar que para vender mais é necessário passar por vários caminhos, muitos deles bem difíceis. E se sua empresa está passando pelos caminhos mais complicados, já parou para pensar que podem existir certas situações que estão a impedindo de alcançar bons resultados de vendas que você, nem ao menos, sabe quais são?

Não se preocupe! Neste post, iremos abordar as dificuldades que sua empresa pode estar enfrentando no processo de vendas e o que você deve fazer para reconhecer e solucioná-las. Conheça os principais impedimentos de vendas. Vem com a gente!

 

 

O que é gargalo de vendas?

 

Você alguma vez já ouviu falar em gargalo de vendas? Calma, não fique achando que esse é mais um termo difícil relacionado ao marketing, pois não é.

Gargalo nada mais é do que um impedimento, é um ponto específico dentro do processo da linha de produção e venda que retardou, seja por motivo de encarecimento do produto ou por ele ter empacado. São entraves que um empreendedor enfrenta no dia a dia e que podem representar um risco ao grupo.

Tais gargalos são suficientes para retardar as metas de vendas e toda a equipe responsável por vender ou até mesmo comprometer a permanência da empresa no mercado em pouco tempo, caso não sejam solucionados. Porém muitas empresas não conseguem identificar esses impedimentos, perdendo tempo e dinheiro. Além dos custos maiores causados à empresa, a produtividade também é afetada.

Por esses motivos, a Bannet resolveu ajudar você a reconhecer quais são os principais impedimentos em vendas e solucioná-los de vez, confira.

 

Como identificar gargalos de vendas

 

  • O primeiro passo para identificar esses impedimentos é ter um processo de vendas muito bem definido.
  • Em segundo lugar, sua empresa precisa conhecer os números que podem ser analisados em cada fase desse processo de vendas.

 

Consequências do gargalo de vendas

 

  1. Insatisfação generalizada dos funcionários da empresa;
  2. Sabotagem interna / Competitividade desenfreada;
  3. Falta de comprometimento dos funcionários;
  4. Insegurança da equipe;
  5. Alta rotatividade entre os empregados da empresa.

 

Principais gargalos de vendas

 

  • Mão de obra despreparada ou escassa a fim de atender o crescimento das vendas;
  • Ineficiência da gestão de recursos (financeiro e/ou humano), como falta ou excesso de estoque;
  • Ausência de estudos sobre a concorrência;
  • Falta de treinamentos de capacitação para vendedores;
  • Gastos desnecessários;
  • Redução da margem de lucro;
  • Aumento do preço dos produtos;
  • Atraso na entrega;
  • Falta de investimento em áreas importantes da empresa, como o Marketing Digital;
  • Ausência da empresa nas redes sociais, onde maior parte do público está.

 

 

Como solucionar os impedimentos de venda

 

Para lidar com gargalos de venda, é preciso que o empreendedor tenha consciência e esteja disposto a refletir e avaliar cada prática, como gestor. Certas vezes, atitudes preventivas são melhor até mesmo do que cortar gastos. Atente-se para as possíveis soluções que podem ajudar sua empresa:

  • A primeira coisa a se pensar é a identificação do problema para melhor visualizar o que deve ser melhorado e assim, os esforços e recursos empregados serão úteis.
  • Entenda o que o seu cliente quer para desenvolver ações que satisfaçam às expectativas e dores dele. Conhecer o público é fundamental para evitar gargalos de venda. Um exemplo para saber disso é desenvolver pesquisas de opinião e criar uma persona (Leia mais sobre persona aqui).
  • Treine e capacite seus vendedores. Uma equipe harmoniosa e empenhada é peça chave para solucionar problemas. Se seu time não evolui, sua empresa certamente não evoluirá. Um péssimo atendimento pode causar gargalos sérios para a imagem da sua empresa, gargalos esses, difíceis de serem revertidos.
  • Realize um pós-venda de qualidade, assim seu cliente estará certo que sua empresa preocupa-se com a satisfação dele. Muitas vezes, a experiência de compra conta mais do que o próprio produto para o comprador.
  • Ao invés de cortar custos, invista na criatividade de suas ações. Diferencie-se da concorrência e personalize seu atendimento.
  • Invista em softwares, alocados na nuvem ou de forma local, para evitar conflitos de informações e retrabalho. Para Eliandro Souza, diretor da LinkPartners, as constantes quedas e bugs na hora de se concretizar a transação são algumas das razões para apenas 2% do tráfego de um e-commerce seja convertido. Uma boa plataforma possibilita organização operacional e um controle maior sobre as tarefas, emissão de relatórios que fornecem uma melhor visualização do número de vendas, interação do cliente com a empresa, resultados de ações, controle de estoque, emissão de nota fiscal e controlar o fluxo de caixa.
  • Insira seu negócio no Marketing Digital. Além do público ser maior, você pode investir na Geração de Leads e automatizar a forma como recebe clientes. Logo, o custo benefício será melhor para sua organização, isto é, não é preciso gastar muito para ganhar mais clientes, apenas estar onde seus clientes podem estar e aparecer para que eles possam te procurar. Comece aqui.

 

Conclusão

 

Seja qual for o gargalo, ele deve ser reconhecido antes para poder ser solucionado. Muitas empresas acham que estão acertando em tudo, mas precisam avaliar suas práticas e evitar a estagnação ou retrocesso. Por isso, não deixe de buscar quais são os gargalos que estão impedindo sua empresa de crescer.

Pare para pensar como seria fácil se seus clientes corressem até você sem grandes esforços da sua equipe de vendas. Clique aqui e comece agora a receber clientes de forma automática.

 

Carine
SOBRE O AUTOR: Posts desse autor

Carine Vasconcelos

Content Manager da empresa Bannet, formada em Publicidade e Propaganda, há mais de 6 anos, pela Faculdade Cearense, e apaixonada por conteúdo. Atua na área de Marketing e Produção Textual há quase 10 anos e acredita que, para termos sucesso em qualquer área, é preciso sermos felizes no caminho, afinal o amor pelo que fazemos é força motriz para atingirmos a excelência.

Recomendado para você:

Postagens mais vistas:

0 Compart.
Compartilhar
Twittar
+1
Compartilhar
Pin
Stumble