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Recompensas Digitais: Como Escolher a Melhor para a Minha Empresa?

A ideia básica das recompensas digitais é criar conteúdos relevantes para educar sua audiência. Saiba como escolher a melhor para sua empresa.

Leitura: 9 min
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Está cada vez mais comum a venda de produtos pela internet, e para seguir essa onda de inovação, muitas empresas estão criando estratégias, cada vez mais eficientes, para atrair o seu público. Uma delas são as recompensas digitais. A ideia básica deste recurso é criar conteúdos relevantes para educar sua audiência e, com isso, desenvolver sua estratégia de geração de leads.

Porque Fazer Recompensas Digitais?

Você já deve ter ouvido falar sobre o Inbound Marketing, essa é a outra forma de divulgar seu produto ou serviço.

Ela apresenta algumas estratégias para fazer com que seu cliente chegue até você por conta própria, facilitando o engajamento e o consumo do seu produto ou serviço.

O Inbound Marketing acredita na educação do cliente, por isso, defende a ideia de que a empresa deve fazer conteúdos que façam referência à solução desenvolvida pela empresa, e disponibilizá-la aos seus clientes.

Assim, eles vão se sentir mais à vontade em consumir esse produto, pois vão começar a entender quais as vantagens que o produto pode oferecer.

E essa ideia é só a ponta do iceberg. As recompensas digitais proporcionam autoridade no mercado, ou seja, sua empresa pode se tornar referência nos segmento que atua.

E para conseguir isto, basta proporcionar um conteúdo de qualidade. Além dessa vantagem, você também consegue fidelizar seus clientes, e isso é o resultado que você deve almejar.

As recompensas digitais que a Bannet utiliza

Webinars, eBooks, templates, vídeo aulas, infográfico, cursos por email, série de vídeos… Essas são algumas das várias recompensas que existem hoje.

Como não podemos escrever sobre todas, abaixo daremos uma rápida explicação das que usamos na Bannet.

Webinar

recompensas digitais
Webinar é o nome em inglês que significa Palestra Online. Imagine poder participar, ativamente, de uma palestra sem sair de casa? Isso é o que o Webinar propõe.

Em alguns casos há a participação de convidados, debates, enquete e qualquer outra ação que acontece em uma palestra.

Não é tão difícil elaborar um webinar, basta você possuir um computador, acesso a internet, microfone e um dos vários programas que existem para fazer a transmissão e o conteúdo.

Na verdade, esse deve ser a sua principal preocupação, já que ela é que vai determinar se seu webinar fará sucesso ou não.

Clique aqui para ler mais sobre como fazer um WEBINAR

E-book

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O e-book é uma das recompensas mais usadas, por ser a mais prática de fazer e de ser consumida. Por ser um livro eletrônico, o e-book pode ser visto e lido em qualquer lugar, e essa comodidade é muito apreciada pelos usuários.

Além disso, o e-book carrega a vantagem da praticidade de informações. Isso porque uma das características dessa recompensa é que ela deve conter uma linguagem simples, direta, utilizando de imagens para ilustrar o que está sendo dito.

Além disso, muitos recomendam que o e-book não seja muito extenso; quanto mais direto, mais fácil será seu consumo por parte dos usuários.

Assim como o webinar, o e-book é uma recompensa fácil de ser elaborada. Você precisa encontrar um tema relevante, pesquisar e redigir.

Quando você for construir o ebook, recomendamos usar alguns programas como o Google Drive, nele há a parte apresentação, mas se você deseja algo mais profissional, nós podemos te indicar o Trakto.

Escolha o programa, revise bem seu texto e lance seu e-book. Todos esses passos podem ser construídos por você, basta ter tempo para pesquisar e construir o e-book.

Vídeo Aula

recompensas digitais

Sem sombra de dúvida, vídeo aulas fazem muito sucesso. Para essa recompensa, o mais indicado é um “passo a passo”.

Você vai apresentar todos os passos de uma determinada ação que sua lead precisa saber. No entanto, montar uma vídeo aula já é um pouco mais complicado, pois você vai precisar de um programa de edição de vídeo, um microfone e um profissional que saiba editar vídeos.

Além de tudo isso, você precisa do tema da aula, por isso, tente ir em busca de assuntos que possam ser as dúvidas de suas leads.

Template

recompensas digitais
O template é uma das recompensas digitais mais simples, ela é apresentada como um conteúdo que pode ser usado em qualquer situação.

Você pode fazer um template de apresentação, modelo de contrato, planilha, arte para facebook, qualquer documento ou foto que possa facilitar a vida de seus clientes.

Criar um template é muito fácil, você primeiro precisa saber qual tipo você vai elaborar. Caso você escolha fazer algum tipo de documento, recomendamos que você trabalhe com o Google Drive, nele há excel, word e powerpoint para você criar seus documentos, e o diferencial é que você pode compartilhá-los com seu público.

Mas se você prefere fazer uma imagem ou arte para facebook, recomendamos que você utilize o Canva.

Infográfico

recompensas digitais
Um infográfico é uma recompensa que mescla texto e imagem, essa característica é o que o torna mais interessante para o público. Geralmente, essa recompensa é usada para apresentar gráficos, números, pesquisa, entre outros.

Caso você tenha achado interessante, esse recurso é muito fácil de ser construído. Nós utilizamos um site chamado Canva.

Ele te dá vários modelos de infográficos, e após terminar de construir, basta salvar em png ou jpg. E pronto, você construiu um infográfico!

Checklist

recompensas digitais

Essa pode ser uma das recompensas mais úteis, mas nem sempre é usada. Checklist são listas que foram construídas para ajudar o público a realizarem tarefas simples.

Por exemplo, meu público precisa saber quais documentos ele necessita para comprar um carro. Sabendo desse problema, eu posso construir um checklist apresentando todos os documentos necessários.

Você também pode usar o Google Drive para construir e compartilhar sua lista.

KIT

recompensas digitais
Um KIT não é bem uma recompensa dentro das recompensas digitais já citadas, ele é constituído de duas formas diferentes.

Ele pode ser uma série de conteúdos que já foi criado e divulgado, nesse caso você pode reunir todos e fazer um kit e um novo lançamento.

Além dessa opção, o KIT pode ser formado por materiais complementares, por exemplo: um e-book + uma planilha, uma vídeo aula + uma apostila. Tudo isso pode ser um tipo diferente de KIT.

Para elaborar essa recompensa, você não terá muitos custos, já que os materiais já estão prontos, o que você deverá fazer é uma landpage para uma nova divulgação e captação.

Como saber qual a melhor para o meu negócio?

Para saber qual as melhores recompensas digitais, você deve prestar atenção na estrutura que você possui. No primeiro momento, dê prioridade às recompensas que você pode fazer, aquelas que não precisam comprar uma plataforma, ou seja, as mais simples.

E a medida que o tempo passa e você conhece a receptividade do seu público, você pode investir cada vez mais nesse setor.

Recomendamos que você comece elaborando um e-book simples, que contenha alguma dúvida recorrente dos seus clientes. E a partir daí você vai começar a ter uma noção do que o seu público tem interesse e do que ele precisa.

Conclusão

Aqui apresentamos algumas recompensas digitais e como elas podem ser usadas, mas não se limite as que falamos, você pode utilizar essas iscas digitais de várias formas diferentes.

Tudo vai depender o seu interesse e do quanto você está disposto a investir nessa estratégia. Mas entenda, quem investe em conteúdo para seus clientes, tem mais chances de desenvolver um melhor relacionamento e, consequentemente, aumentar seus lucros.

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Thais
SOBRE O AUTOR: Posts desse autor

Thais Moreira

Redatora Web da empresa Bannet, formada em Jornalismo e pós graduada em Marketing, apaixonada por palavras e novos conhecimentos. Meta pessoal? Aprender algo novo todo dia.

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