Motivação: esse é um fator que faz a diferença nos resultados de uma empresa. Uma equipe desmotivada não irá realizar suas funções com a dedicação necessária e isso refletirá diretamente nas vendas.

Um desafio que toda empresa de vendas possui é motivar seus vendedores para que estes tenham melhor performance na hora de realizar a venda. No entanto, quem conduz uma equipe de vendas tem dificuldade em saber quais os recursos eficazes para motivar o time.

Qual a importância da motivação dos vendedores?

O que é a motivação, afinal? Pode ser definido a força ou energia que nos leva a realizar alguma atividade. No ambiente de trabalho – seja ele qual for -, a motivação é sempre necessária. Pois o colaborador tem que ter um estímulo interno ou externo que incentive a boa execução de seu trabalho.

O senso comum coloca a remuneração como motivação principal dos colaboradores. O que não deixa de ser verdade, mas a remuneração, à grosso modo, se encaixa mais numa necessidade e, por consequência, motiva o contratado.

É por esse motivo que muitos profissionais se sujeitam a um trabalho que não os interessa e foge da sua área, permanecendo apenas pela remuneração. Mas a dedicação e o gosto em trabalhar se perdem. Não é incomum encontrar trabalhadores descontentes com seus cargos.

Qualquer empreendimento que se preocupa não somente com os funcionários, mas com seu rendimento econômico, tem que atentar em manter a equipe devidamente motivada a desempenhar suas funções com a qualidade apropriada, sobretudo numa empresa de vendas.

A desmotivação é refletida nos resultados. Um vendedor desmotivado não vai realizar o trabalho com mesmo primor que um vendedor motivado. É perceptível até pelos clientes quando o vendedor está disposto atendê-lo. O desinteresse por parte do vendedor também compromete a qualidade do atendimento.

É por isso que trabalhar a motivação é imprescindível para que sua empresa siga aumentando seu número de vendas. Nesse post, será discutido os principais pontos que vão lhe ajudar a motivar seu time de vendas!

Motivando sua equipe de vendas

Existem alguns procedimentos que auxiliam no processo de motivação do seu time de vendas. Antes de citá-los, vale ressaltar que cada vendedor possui um perfil diferente e uma motivação particular. As dicas abordadas nesse post serão tratadas de forma geral, avaliando a equipe como um todo.

1) Crie metas coletivas e atingíveis

É comum que cada vendedor receba uma meta de venda. Porém, algumas empresas fogem da realidade e estabelecem metas que, para a situação da empresa, se torna inalcançável.  Isso, além de desmotivar, deixa a empresa no negativo ao analisar o saldo de vendas.

O ideal é realizar um estudo da empresa como todo, de forma a estabelecer uma meta que condiz com a situação da empresa e seja possível do vendedor alcançar. Uma meta ganha mais valor quando é atribuída à toda equipe.

Haverá união da equipe para alcançar o objetivo, além de trabalhar o alinhamento e comunicação em todo setor de vendas.

2) Não estimule a competitividade

não estimular competitividade entre vendedores

Alguns acreditam que colocar os vendedores para disputar quem realiza mais vendas é uma forma de motivar. A competitividade pode servir de incentivo para o vendedor se destacar profissionalmente.

Porém, quando a competição é estimulada de forma excessiva, pode haver intrigas entre os profissionais e aquela união mencionada no tópico anterior não existirá. Tome cuidado para não nutrir o desejo de um vendedor prejudicar as vendas de seu colega.

3) Invista em treinamentos para o seu time de vendas

treinamentos para motivar vendedores

Mesmo para vendedores que já possuam experiência no ramo de vendas, é sempre bom investir no aprimoramento técnico de sua equipe. Realize periodicamente treinamentos intensivos, de forma a aperfeiçoar o know-how, bem como a forma de atendimento.

Os treinamentos não precisam ficar restritos ao ambiente da empresa. Caso surja algum evento de vendas que agregue conhecimento, selecione alguns vendedores e frequentem esses eventos.

Além de desenvolver os pontos fortes de seu time, seus vendedores ficarão motivados e, à medida que os treinos forem colocados em prática, o número de vendas aumentarão e as metas serão mais facilmente batidas.

4) Dê bonificação aos vendedores com melhor desempenho

bonificação aos vendedores

Esse é um dos pontos mais importantes. Reconhecimento do esforço dos vendedores é essencial! O reconhecimento é um ótimo motivador para qualquer profissional. Para vendedores com melhor desempenho num determinado período, elabore uma bonificação.

A bonificação não precisa ser necessariamente em forma de remuneração. Distribuir prêmios, como viagens, vale-presentes, dentre outros, é uma maneira de recompensar a dedicação e o esforço daquele profissional.

Não somente o profissional bonificado se motivará, como os demais vão se empenhar para obter prêmios ao longo da carreira.

5) Fique atento às horas extras

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Alguns vendedores persuasivos decidem ficar algumas horas a mais em seu expediente. Toda e qualquer hora extra realizada pelos vendedores devem ser contabilizadas e consideradas. O reconhecimento também se encaixa na política de horas extras.

Se um vendedor está engajado a ponto de dedicar um tempo além de seu expediente às vendas, ele merece ser recompensado por isso. Portanto, é desejável e importante que sejam consideradas folgas extras, dentre outras recompensas a esses profissionais.

Lembrem-se que seus vendedores são pessoas e qualquer hora a mais dedicada ao trabalho merece uma gratulação. Pense, ao invés daquele vendedor estar fazendo qualquer coisa para seu lazer, ele está ali trabalhando e aumentando os resultados da empresa.

6) Potencialize seu processo de vendas

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Para uma empresa de vendas, ter um processo de vendas organizado e bem estruturado é uma grande responsabilidade. As etapas de pré-venda até o pós-venda, assim como o funil de vendas, devem estar bem definidas para os vendedores, para que estes tenham total conhecimento da situação da empresa.

Um processo de vendas organizado, além de evitar quaisquer confusões ou falta de comunicação, auxilia todos os vendedores a seguir o “passo-a-passo” da venda. Um cuidado que a empresa deve ter é facilitar a maneira de realizar as vendas.

Uma empresa desorganizada, que apenas exige resultado sem definir seus métodos de vendas vai ser a maior responsável pela desmotivação de seus vendedores. Portanto, planeje, esteja aberto às sugestões dos vendedores (afinal, eles que entram em contato direto com os clientes) e busque sempre por um feedback geral nas reuniões periódicas.

Atenção: certifique-se de que a prospecção de clientes esteja ativa na sua empresa. A última coisa que você vai querer é vendedores parados. Um vendedor parado fica facilmente desmotivado. Aprimore seu prospect e dê a oportunidade de seus vendedores vender mais.

Conclusão

Percebe-se, portanto, que a motivação é um grande aliado na hora de melhorar os resultados da empresa. Não deixe de realizar métodos motivacionais para seu time de vendas. Tenha sempre em mente que vendedores motivados realizam mais vendas. Reconheça o esforço da sua equipe e torne a experiência de trabalhar com vendas melhor apreciada.

Autor: Hillary-maciel

Estagiária de Redação Web na Bannet, é graduanda de Publicidade e Propaganda da Universidade Federal do Ceará. Tem paixão pela escrita e pelo conhecimento, adora novos desafios e está sempre pronta para enfrentá-los.