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10 livros sensacionais para ler antes de começar um negócio

Se você idealiza sua independência financeira para não "depender mais de patrão", aqui é o local certo. Veja esses 10 livros sensacionais para te inspirar!

Leitura: 11 min
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Muitos sonham em montar o próprio negócio, mas não é algo fácil; alguns abandonam a ideia devido às dificuldades do empreendedorismo.

Uma pesquisa realizada pela MindMiners, solicitada pela Paypal, apontou que 66% dos brasileiros querem abrir a própria empresa para ter mais liberdade e não depender mais de “patrão”. 20% deles, querem abrir uma empresa de tecnologia e 51% pensam em um negócio físico e também online. Outro ponto importante é que 64% dos entrevistados não buscaram ainda ajuda para iniciar a empresa, por inúmeros motivos, um deles a falta de capital (49%).

Para tentar ajudar e motivar a gama de pessoas que idealizam sua independência financeira, abrindo seu próprio negócio, a Bannet preparou um checklist com os 10 livros sensacionais para ler antes mesmo de começar a por a mão na massa.

 

Livro 1: Consultor de Ouro, de Alan Weiss

 

O autor, Alan Weiss, conhecido como o “rei da consultoria”, é fundador e presidente do Summit Consulting Group, consultoria especializada em desenvolvimento gerencial e corporativo.

O livro Consultor de Ouro é considerado a bíblia dos empreendedores, pois ensina muito mais do que teoria aos empresários, mas fornece meios de cada um colocar em prática coisas, como:

Tudo isso e muito mais, através de checklists, testes e estudos de caso. Você vai se apaixonar pela obra deste autor.

 

Livro 2: Cauda Longa, de Chris Anderson

Você sabe o que significa o conceito de Cauda Longa? Quem já estudou administração sabe. Imagine uma cauda de um animal. Nela, existe a parte mais grossa, que está ligada a ele, e uma parte mais fina no final. A parte mais fina é onde você pode identificar as necessidades específicas de determinados grupos de pessoas e conseguir ter uma maior probabilidade de sucesso do seu projeto.

O livro ensina, de maneira didática e clara, como você pode pegar sua ideia empreendedora e “nichar”, ou seja, segmentar o seu mercado de atuação para entender onde será melhor iniciar o seu projeto. Também aborda questões como a busca por um público-alvo e outros assuntos sobre o mundo da publicidade, finanças e empreendedorismo.

O autor do livro, Chris Anderson, já atuou em diversas revistas conceituadas, tais como The Economist, Science, Wired e Nature. Ele é considerado um grande nome quando nos referimos à economia devido ao seu conceito referente ao mercado atual, levando em conta o mundo online.

 

Livro 3: O executivo descalço, de Carrie Wilkerson

Livro ideal para aqueles que desejam começar um negócio em casa ou online. Nele, podemos contemplar a incrível história de Carrie e seus métodos para estabelecer a própria fonte de renda, através de 5 modelos de negócios favoritos, Carrie te ajuda a entender qual melhor modelo de negócio para você, onde encontrar seu mercado e como começar agora.

Carrie é esposa e mãe de quatro filhos que fez malabarismos com a vida. Assim como todo mundo, ela tinha demandas de saúde, família, finanças e comunidade. Depois de encontrar-se com muitas dívidas, com excesso de peso e oprimida, ela decidiu tomar as rédeas da sua própria vida. Sendo negada por entrevistas de emprego e se sentindo sem esperança, ela começou seu primeiro negócio lucrativo em casa.

Sem nem ao menos ter algum treinamento e um marido viajando, através do emprego, e com zero capital, Carrie lançou uma pequena empresa que cresceu incríveis números somente no primeiro ano. Hoje, ela já fundou e vendeu várias empresas, pagou cada centavo de dívidas, teve mais 2 filhos e acredita que qualquer pessoa pode criar um negócio parcial ou integralmente, basta ter foco.

Quer captar clientes sem precisar sair de casa também? Clique aqui e baixe nosso material sobre Geração de Leads.

 

Livro 4: Como construir propostas de valor inovadoras, de Alexander Osterwalder 

Todo negócio precisa de uma proposta de valor para atrair clientes e perdurar no mercado, isto é uma solução com um custo benefício justo. Por isso, os autores criam uma maneira de demonstrar, neste livro, qual melhor metodologia para identificar sua proposta de valor.

Alexander Osterwalder é um teórico do negócio suíço, autor e consultor, conhecido por seu trabalho em modelagem de negócios e o desenvolvimento da Business Model Canvas.

“Value Proposition Design” ou “Como construir propostas de valor inovadoras” auxilia a encarar os desafios de qualquer negócio, criando produtos e serviços que os clientes realmente querem comprar.

É um livro totalmente prático, com o apoio online, que demonstra os processos e as ferramentas necessárias para o sucesso e serve para todos que se frustram com reuniões sem fim, achismos e intuições que resultam em lançamentos de produtos caros que desaparecem ou que, simplesmente, decepcionam os clientes.

 

Livro 5: A arte do começo, de Guy Kawasaki

Este livro é um verdadeiro manual para iniciantes. Ele traz dicas para quem quer economizar, como posicionar uma empresa, elaborar um plano de negócios, sobreviver sem investidores, recrutar pessoas, levantar capital, sem contar que possui ideias bem motivadoras.

Algo interessante a ser notado é que o autor, Guy Kawasaki, deixou a Apple para abrir uma empresa própria de capital de risco no Vale do Silício e, por isso, resolveu ensinar aos postulantes a empresários suas técnicas para os leitores iniciarem suas carreiras.

 

Livro 6: A Startup de $100, de Chris Guillebeau

Imagine começar um negócio com apenas 100 dólares! Parece impossível, não é? Não para Guillebeau, autor de “A Startup de $100”. Neste livro, que teve mais de 10 milhões de cópias vendidas, ele mostra que é possível abrir uma empresa sem muito investimento, basta ter garra e prazer no que se faz.

Para a construção desse livro, Chris realizou uma pesquisa com micronegócios e percebeu que muitos começaram com apenas 100 dólares. Para ele, nenhuma startup deve se limitar a iniciar suas atividades quando tiverem realmente condições. Startups são empresas que começam com poucos recursos financeiros e que para existir não é preciso muita grana, nem tempo, mas sim muita vontade de fazer acontecer.

 

Livro 7: Como fazer uma empresa dar certo em um país incerto, de Endeavor

Um livro que reúne mais de 50 empresários que dão seus depoimentos sobre como obtiveram sucesso em nosso país. Nele, é possível entender que todos estão sujeitos a dificuldades, porém superaram e trilharam o caminho do sucesso.

Com a apresentação de fórmulas para contornar problemas, o livro, publicado pela Endeavor, é um guia para qualquer pessoa que deseja começar seu negócio para motivar-se a não desistir com a ajuda destas inspirações.

 

Livro 8: O segredo de Luísa, de Fernando Dolabela

O livro aborda conceitos, através de uma história com direito a personagens e conflitos, sobre planos de negócios, marketing, organização empresarial, finanças e administração. A história envolve Luísa, uma moça que deseja muito abrir uma empresa para vender goiabada.

O autor, Fernando Dolabela, é um mineiro pós graduado pela Fundação Getúlio Vargas de SP e Mestre em administração pela Universidade Federal de MG. Também é consultor do CNPq, empresário e diretor da FUMSOFT, além de ter criado o software de plano de negócios MAKEMONEY.

O objetivo deste livro é contribuir para a escassa literatura sobre o assunto do empreendedorismo, como também espalhar a ideia e orientar pessoas que desejam abrir seu próprio negócio, através de uma leitura cativante e sedutora.

 

Livro 9: Startup: Manual do empreendedor, de Steve Blank

O livro “Startup: Manual do empreendedor” é um guia de passo a passo absolutamente específico que possui a intenção de orientar startups a seguirem a direção correta, através do Processo de Desenvolvimento do Cliente.

Se você quer abrir sua startup, esse livro não pode sair do seu lado, afinal o autor, Steve Black, traz o princípio científico de teste e da falha para que o empreendedor consiga garantir a fórmula do sucesso graças às dicas práticas.

 

Livro 10: Jack, Definitivo, de Jack Welch

Este livro é uma auto biografia da vida de Jack Welch, chairman da GE por quase 20 anos. A obra foi escrita, após uma matéria na Business Week ir ao ar, sobre o renomado executivo.

É possível conhecer a história inspiradora que deu origem a esse livro. Um menino, filho de um ferroviário, que se tornou um dos maiores executivos de todos os tempos. No livro, é possível encontrar a sua trajetória desde a entrada na companhia, a importância do trabalho em equipe, e a menção das pessoas que ajudaram a consolidar a GE como uma das empresas mais competitivas do mundo, desde a década de 90, quando Jack realizou sua reestruturação.

 

Conclusão

 

Agora que você já listou os 10 livros sensacionais para ler antes de começar seu negócio, prepare-se para revolucionar seu modo de pensar sobre o empreendedorismo. É preciso estar a postos para tamanha revolução em sua vida, não é mesmo?

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Carine
SOBRE O AUTOR: Posts desse autor

Carine Vasconcelos

Editora Chefe da empresa Bannet, formada em Publicidade e Propaganda, há mais de 6 anos, pela Faculdade Cearense, e apaixonada por conteúdo. Atua na área de Marketing e Produção Textual há quase 10 anos e acredita que, para termos sucesso em qualquer área, é preciso sermos felizes no caminho, afinal o amor pelo que fazemos é força motriz para atingirmos a excelência.

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