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12 Livros para vendedores que querem se tornar excelentes

Leitura: 12 min
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Vender, definitivamente, não é uma habilidade para todos. E será que existe livros para vendedores que ensinam essa arte?

É sabido que muitos nascem com um verdadeiro dom de persuadir qualquer pessoa; vendem uma ideia, produto ou serviço, os quais lhes são conveniente, sem muito esforço.

Contudo, infelizmente, nem todos são dotados com essa maravilhosa qualidade. Para os que sentem dificuldade ou querem aprimorar suas técnicas, a venda de qualquer coisa pode ser considerada algo muito desafiador.

O que muitos não sabem, é que para seguir uma linha crescente nos resultados de venda, é necessário que haja uma busca contínua pelo aprendizado sobre como melhorar suas técnicas e jamais se render ao comodismo, busque ser excelente no que faz seguindo o conselho de Katherine Barchetti: “faça um cliente, não uma venda”.

Hoje, o mercado de leitura conta com inúmeros livros para vendedores que buscam por conhecimento, com o intuito de auxiliá-los a melhorarem seu gráfico de vendas e ensiná-los, com experiências e dicas, a administrarem seu negócio.

Pensando nisso, o ajudaremos ainda mais! Preparamos uma lista com os 12 livros para vendedores que, com certeza, vão direcioná-lo corretamente nessa caminhada. Ficou curioso? Então confira a seguir.

12 livros para vendedores que querem se tornar excelentes

1° – Como Vender Qualquer Coisa a Qualquer Um

Autor: Joe Girard com S. Brown
Editora: Record
Joe Girard, eleito por diversas vezes o maior vendedor do mundo, neste livro – dos livros para vendedores que veremos – totalmente revisto e atualizado, ensina como fazer de cada venda a melhor de todas utilizando técnicas que adotou e aperfeiçoou ao longo de sua história.

É um best-seller da literatura de negócios que contribuiu a milhões de pessoas a se tornarem melhores negociadoras baseando-se fundamentalmente na confiança e no trabalho duro.

2° – A Máquina Definitiva de Vendas – Turbine seu Negócio com um Foco Implacável em 12 Estratégias-Chave

Autor:  Chet Homes
Editora: Alta Books
Este livro aborda com exclusividade os ensinamentos de como trabalhar com mais inteligência e não mais duro.

Para Chet Homes, é mais interessante trabalhar em cima de  12 estratégias comprovadas do que enrolar-se todo usando centenas de ideias diferentes sem nenhuma conexão.

Esta obra, que é um dos livros para vendedores, é direcionada a todos que atuam na área, sejam executivos, diretores, gerentes, empreendedores, pessoas que atuam no marketing, nas vendas e na direção de uma empresa ou até mesmo profissionais como médicos, dentistas e advogados.

Ele oferece as informações e estratégias essenciais para todos que estão lutando para aumentar e fortalecer seu negócio ou departamento.

Comprovado por diversas histórias de sucesso, como a empresa de limpeza de carpetes, a abordagem da Máquina Definitiva de Vendas é a culminação de todas as experiências do autor no campo de batalha.

3° – Os Segredos da Arte de Vender

Autor: Zig Ziglar
Editora: Record
Neste livro o autor revela uma série de técnicas da maior eficiência a fim de conseguir reações positivas. Cada um de seus princípios básicos é ilustrado com histórias cativantes, que detalham a técnica ensinada.

Ziglar mostra como usar a imaginação em qualquer situação para obter resultados favoráveis.

Você ganhará novo respeito por sua profissão ao se convencer de que está promovendo um produto, serviço ou princípio capaz de melhorar a vida do cliente.

Mais importante: descobrirá que os segredos da arte de vender irão lhe mostrar como alcançar os seus desejos ajudando os outros a atingirem os objetivos que lhes darão felicidade e sucesso.

4° – A Bíblia de Vendas

Autor: Jeffrey Gitomer
Editora: M. Books
Este best-seller,  considerado um clássico no mercado editorial mundial por mais de uma década, é inspirado em princípios de educação e treinamento em vendas e busca propiciar aos leitores, através de alguns conceitos, os conhecimentos necessários para atingir metas e resultados almejados através de 10,5 mandamentos de Sucesso em Vendas – na edição atualizada.

A bíblia de vendas, de Jeffrey Gitomer, foi consagrado o melhor livro de vendas já publicado e tem ajudado centenas de milhares de pessoas a enfrentarem e resolverem qualquer desafio.

5° – Venda Direta: a Vitória do Autônomo Empreendedor

Autor: Ricardo Machado
Editora: Alaude
Esta obra traça um panorama do valor, evolução e significado da atividade, traçando também um perfil de seus representantes, que em sua maioria é compreendida por mulheres, e de como a experiência pode ser positiva tanto para quem a realiza quanto para as empresas que atuam no setor.

6° – Gestão Eficaz da Equipe de Vendas

Autores: Francisco Javie S. M. Alvarez e Marcos R. Carvalho
Editora: Saraiva
Neste livro, os autores Francisco Alvarez e Marcos Carvalho procuram propiciar aos leitores uma reflexão sobre os modelos de gestão, técnicas, sistemas e práticas das gerências de equipe e dos próprios vendedores.

A intenção é fornecer às empresas, informações para que consigam desenvolver modelos de gerenciamento que lhes permitam maior segurança e controle nas relações com os clientes e, como conseqüência, melhor competitividade e rentabilidade em vendas.

7° – As armas da Persuasão – Como Influenciar e Não se Deixar Influenciar

Autor: Robert Cialdini
Editora: Sextante/Gmt
O psicólogo Robert B. Cialdini resolveu se dedicar ao estudo da persuasão logo depois de passar anos sendo convencido por vendedores, arrecadadores de doações e operadores de telemarketing.

Sua intenção era entender quais são os fatores e melhores técnicas que levam uma pessoa a dizer “sim” a um pedido.
Reunindo dados das mais recentes pesquisas científicas sobre o assunto, histórias de gente comum e a experiência adquirida ao se infiltrar em organizações que treinam os chamados “profissionais da persuasão”, Cialdini criou uma obra acessível, informativa e indispensável a todos aqueles que querem saber como influenciar pessoas e, ao mesmo tempo, se defender dos manipuladores.

“Este excelente livro explica em linguagem clara e prática como somos persuadidos. Ele oferece informações essenciais não só para aqueles que vendem, mas também para aqueles que não querem comprar.” – Roger Fischer, diretor do Projeto de Negociação de Harvard e coautor de Como Chegar ao Sim.

8° – Gestão de Vendas – 21 segredos para Alcançar o Sucesso

Autores:  José Luiz Tejon e Marcos Cobra
Editora: Saraiva
A combinação desses dois autores, que são grandes nomes da área de vendas, resultou em uma grande obra para o vendedor que o possibilitará um desempenho diferenciado.

Um dos livros para vendedores que aborda uma visão estratégica da organização e a importância da criação de um plano de vendas aliado à construção individual do papel do vendedor, sem esquecer de mencionar a necessidade de saber liderar e também negociar.

Conhecer a cultura da empresa, o produto, os clientes e os principais concorrentes são alguns pontos essenciais para quem deseja ser um vendedor de sucesso.

9° – Personal Branding – Construindo sua Marca Pessoal

Autor: Arthur Bender
Editora: Integrare
O publicitário Arthur Bender afirma que é possível se diferenciar e se destacar no mercado de vendas, desde que a pessoa saiba onde quer chegar e invista na construção da sua marca pessoal.

Este livro oferece ao leitor propostas objetivas para administrar e potencializar uma imagem de marca pessoal, aumentar seu valor no mercado e construir aquilo que é mais sagrado no mundo das marcas: reputação.

O livro também conta com ferramentas, técnicas e várias dicas para que o vendedor se repense, se reimagine, se reinvente e se aproxime mais dos seus sonhos profissionais.

10° – Guia Prático das Novas Ferramentas Comerciais

Autores: Alexandre B. Moreira Lima (et al.)
Editora: Bookman
Neste livro, o autor usa dois capítulos para demonstrar o que uma estratégia de conteúdo de sucesso precisa ter e também como fazer co-marketing, uma maneira muito interessante para quem está começando e ainda não tem audiência.

Além disso, aborda vários outros capítulos interessantes com aplicações práticas de nutrição por e-mail, UX Design, SAC 3.0, monitoramento das mídias sociais, Inbound Marketing e outros conceitos fundamentais para empresas que querem ser bem-sucedidas em suas estratégias digitais.

Lendo o Guia Prático das Novas Ferramentas Comerciais, você terá as melhores receitas para posicionar a sua empresa em um lugar de destaque: o topo.

11° – Introdução à Programação Neurolinguística – Como Entender e Influenciar as Pessoas

Autores: Joseph O’Connor, John Seymour
Editora: Summus
Completo manual sobre essa nova modalidade em psicologia aplicada (neurolinguística) que tanto tem chamado a atenção de profissionais e o público em geral.

Por que algumas pessoas são mais bem-sucedidas do que outras? Os autores britânicos conseguiram facilitar bastante a vida dos vendedores, produzindo um livro, não muito extenso, e que apresenta uma grande diversidade de informações às quais só temos acesso lendo inúmeros livros.

Nele, podemos encontrar praticamente todo o programa do curso practitioner, o que talvez até o qualifique como um manual deste. A PNL descreve e analisa as razões e as formas que poderão conduzi-lo até o sucesso.

12° – O Guia Completo de Inside Sales

Baixe o eBook “O guia completo de Inside Sales” aqui.

Inside Sales é um termo, que traduzido para o Português, significa “vendas internas”. Esse termo vem sendo utilizado para, além de aumentar o faturamento e reduzir os custos, complementar novos processos de vendas focados na evangelização de clientes e otimização do trabalho dos vendedores.

Este guia, em formato de eBook, apresenta dicas de como montar um time, aliando à técnicas de abordagem aos potenciais clientes de uma forma eficiente para contribuir para a aceleração das vendas.

Ajudará você a compreender no que o modelo de Inside Sales se difere em relação aos outros e como acelerar o ciclo de vendas a fim de obter mais produtividade.

Ou seja, tudo que sua empresa precisa saber para transformar seus esforços de Marketing em Vendas.

Conclusão:

A busca pelo aprimoramento jamais deve ser cessada. Esperamos que, depois da leitura desses livros para vendedores, cada leitor sinta-se inspirado a melhorar cada vez mais, fazendo bom uso das dicas e experiências passadas.

Não só em suas técnicas de vendas, mas também em seu crescimento financeiro. Boa leitura!

Carine
SOBRE O AUTOR: Posts desse autor

Carine Vasconcelos

Editora Chefe da empresa Bannet, formada em Publicidade e Propaganda, há mais de 6 anos, pela Faculdade Cearense, e apaixonada por conteúdo. Atua na área de Marketing e Produção Textual há quase 10 anos e acredita que, para termos sucesso em qualquer área, é preciso sermos felizes no caminho, afinal o amor pelo que fazemos é força motriz para atingirmos a excelência.

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