Ir para o conte�do
Motivação Vender Mais

7 dicas para se sentir motivado e vender mais

Uma tarefa difícil no dia a dia do vendedor é se sentir motivado. Esse desafio precisa ser praticado todos os dias, aprenda como com 7 dicas.

Leitura: 8 min
8693 visualizações

Nem todo vendedor ou empresa vive só de momentos bons nas vendas. E muitas vezes, por viverem esses momentos de fracasso, deixam se abater. Não conseguem bater a meta, não atendem com o mesmo entusiasmo com o qual atendiam no início, perdem venda para o concorrente vizinho, ou até mesmo pelo comodismo enfrentado, enfim, várias são as razões para deixar um vendedor esmorecido.

É aí que o cenário deve ser reavaliado. Sabemos que um vendedor desmotivado é sinônimo de perda de vendas. Sem motivação, não tem como haver relacionamento com o cliente e muito menos aumento nas vendas, afinal é a motivação que faz com que o vendedor trabalhe entusiasmado e feliz. Mas como manter motivado para conseguir vender mais? Se você está desmotivado, calma, nós vamos te ajudar. Prepare-se para saber 7 dicas para se sentir motivado e vender mais logo abaixo.

 

Por que me motivar?

 

 

Você sabia que motivação é uma competência e só pode ser aperfeiçoado com a prática e o estudo? Isso mesmo, não é dom, não é inato ao ser humano, nem algo de personalidade, é uma competência e pode ser aprendida e melhorada com o treino e repetição.

Motivação é uma energia, um sentimento, um estado de espírito no qual a pessoa DECIDE ter, é uma habilidade definida pelo impulso, um motivo para ação. Portanto, a razão para motivar-se se dá, pois é o centro da performance de qualquer cargo que esteja ocupando e qualquer resultado que se deseja alcançar, independente da área.

Com vendas não é diferente. Como nem tudo são flores no comércio, é bom manter-se motivado para não esmorecer nos momentos instáveis e passar isso para o cliente. E o reconhecimento desse cenário é imprescindível para a mudança. O vendedor pode ter as melhores técnicas e ferramentas, conhecer o produto como ninguém, mas se não houver motivação para aquilo que está fazendo, quando houver obstáculos, ele não saberá lidar.

Cada dia, para o vendedor, é um dia diferente. E um, ele pode ter batido sua meta diária com louvor, em outro, pode não realizar nenhuma venda. E como enfrentar situações assim? Através da motivação. Veja abaixo, 7 dicas para se sentir motivado a fim de vender mais!

 

DICA 1: O que é importante para você?

 

A primeira coisa a se pensar para nos motivar não é nenhuma novidade. Você precisa focar no que te dá forças para continuar, ou seja, sua família, sua casa, seu carro, seus pais… Quais os seus valores, visão e missão na vida? Depois que você responder, esses serão seus motivos.

Conheça a si mesmo e identifique as coisas que serão importantes para você alcançar. Coloque essas metas pessoais como uma alavanca para te impulsionar a conquistá-las.

 

DICA 2: Foque em seus valores

 

Foque em seus valores

Determine seus valores e os coloque como prioridade. Valores são aqueles sentimentos que governam nossas decisões, por exemplo, segurança, riqueza, saúde, reconhecimento, saúde, etc. Tais valores serão a fonte de energia para sua motivação, ou seja, elas são o motivo de tudo.

Entender esses valores pessoais te ajudará a vender mais. E nossa dica é: anote esses motivos e deixe-os visíveis todos os dias, antes de sair de casa.

 

DICA 3: Estabeleça qual sua visão

 

Estabeleça qual sua visão

Pare por um minuto e pense no que você idealiza para seu futuro. Como você se vê daqui a um tempo, em relação a carreira e na vida pessoal? Como você gostaria de estar no futuro?

Abandone ideais gerais, como “ser feliz”, “ser rico”, “ser um bom profissional”… e foque em planos mais concretos e específicos. Quem idealiza coisas genéricas, realiza coisas genéricas.

Trabalhar em cima da sua visão é uma boa razão para se sentir motivado cada vez mais para alcançar tais objetivos.

 

DICA 4: Determine qual sua missão

 

Determine qual sua missão

A missão pode ser definida pelos meios que chegamos até nossa visão. Quais são os caminhos utilizados para realizarmos nosso objetivo. Missão é um propósito, ou seja, como você quer chegar lá?

Quais talentos estão sendo trabalhados para esse fim? Você tem utilizado bem as técnicas para ser um bom vendedor e realizar sua visão?

 

DICA 5: Fuja das pessoas negativas e busque pessoas encorajadoras

 

Fuja das pessoas negativas e busque pessoas encorajadoras

Motivar-se sozinho é um desafio mais difícil do que acompanhado. Por isso, muitas pessoas desistem de fazer academia com o tempo, por exemplo. Seus parceiros de treino deixam de ir, e como não querem ficar sozinhos, eles preferem parar também.

Pessoas negativas trazem uma carga bastante pesada para nossa vida. Inconscientemente, mesmo não levando em consideração o que essas pessoas dizem, começamos a pensar negativo também.

Podemos reconhecer tais pessoas, por elas reclamarem: dos gestores, da empresa, dos produtos, dos colegas de trabalho, da concorrência, da crise, etc. São pessoas pessimistas, que só veem o lado ruim das coisas e não aguentam guardar esse sentimento para si.

Por isso, procure alguém para encorajá-lo cada dia mais a se motivar para crescer. No final das contas, você se sentirá desafiado e engajado a vender mais. Como a competitividade dentro do mercado é grande, seu melhor mentor e encorajador poderá ser seu líder, mas também pode ser seu parceiro de vida, amigos ou família.

 

DICA 6: Cuide da sua imagem

 

Por mais artificial que seja, essa dica realmente funciona para quem deseja se motivar. Cuidar da aparência faz com que nossa confiança em nós mesmos aumente e, com isso, nossa motivação também é melhorada.

Vestir-se bem, falar corretamente, fazer exercícios, cuidar da alimentação e da higiene são algumas das coisas que o vendedor pode fazer para melhorar seu Marketing Pessoal e sentir-se cada vez motivado a vender.

 

DICA 7: Treine sua mente

 

Como já dissemos, a motivação é uma competência que precisa ser praticada várias e várias vezes, por isso, é necessário que você repasse todas as dicas mencionadas anteriormente, todos os dias. Treinar a mente para que a motivação não esfrie nunca é uma regra fundamental.

Medite sobre seus valores, visão e missão diariamente e faça disso seu ritual. A motivação vem do autoconhecimento e da prática.

Conclusão

 

Agora que você já sabe que a motivação não é um dom, mas sim algo que precisa ser alimentado por todos nós para conseguirmos atingir nossos objetivos, deve exercitar sua mente diariamente para esse fim. Motivar-se é mais do que se sentir feliz em executar algo, é ver sempre com olhos de águia lembrando sempre que bons frutos geram boas colheitas.

 

Mantenha-se motivado e aproveita para lucrar mais com a Geração de Leads. Clique aqui para começar agora a ganhar cada vez mais clientes e se sentir cada vez mais motivado.

 

Fonte: Fredgraef

Carine
SOBRE O AUTOR: Posts desse autor

Carine Vasconcelos

Editora Chefe da empresa Bannet, formada em Publicidade e Propaganda, há mais de 6 anos, pela Faculdade Cearense, e apaixonada por conteúdo. Atua na área de Marketing e Produção Textual há quase 10 anos e acredita que, para termos sucesso em qualquer área, é preciso sermos felizes no caminho, afinal o amor pelo que fazemos é força motriz para atingirmos a excelência.

Recomendado para você:

Postagens mais vistas:

Faça um orçamento: