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7 Maneiras Certas para Não Perder Vendas para a Concorrência

Tá preocupado com a concorrência, não é? Calma, pode relaxar. Esse post vai te ajudar a não perder vendas com 7 maneiras certas!

Leitura: 10 min
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Tá perdendo vendas para a concorrência aí? E agora? O que fazer para não perder vendas em um mercado tão acirrado?

Muitas vezes, o motivo de algumas empresas não crescerem, é porque ficam em desvantagem diante de tanta concorrência. Elas não sabem o que fazer para se destacarem e ganharem a disputa da contínua competição que aquece o mercado dia após dia.

O sucesso de toda empresa depende do esforço e velocidade com que implementa algo e, claro, da prática diária. E não adianta ficar seguindo todos os passos do seu concorrente, é preciso mais do que isso.

Você pode achar que a grama do seu vizinho é bem mais verde e bonita que a sua, mas é bom lembrar que ele só está um passo a frente por causa de detalhes pequenos, mas importantes.

As soluções que você procurava estão aqui. Quer saber como você pode resolver seu problema para não perder vendas para sua concorrência? Então confere só esse post, que foi feito para você!

O que fazer para não perder vendas

1 – Esqueça a crise por um momento

Não adianta querer progredir nas vendas, se você está mais focado na crise do país que está afetando o comércio.

Na realidade, o país enfrenta tempos em que a economia está fragilizada, mas não a ponto de impedir o crescimentos de determinados setores. Se alguém te falou isso, cuidado, pois pode ser alguém que não acredita no seu progresso.

Não adianta colocar o pessimismo diante dos seus projetos. Para não perder vendas, o importante aqui é criar e ousar e não se abater como uma gazela na frente do leão.

para não perder vendas

2 – Estude sobre seu nicho

Antes de começar a entrar em ação, é preciso que você tenha conhecimento sobre o que você está vendendo e para quem está vendendo a fim de procurar melhorias e também para não perder vendas.

Qual seu mercado de atuação? Quem é sua persona? Seu produto pode ser melhorado? Você realmente está satisfazendo às necessidades dos seus clientes?

Seu atendimento é ótimo? Seus vendedores tem feito um bom trabalho usando técnicas e gatilhos mentais certos? O que pode ser aperfeiçoado para que você considere isso um diferencial para sua empresa?

Muitos empreendedores focam tanto no concorrente que esquecem de focar no seu produto e no seu próprio mercado. Para bater a concorrência, pare de viver em função dela!

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3 – Estude sobre sua concorrência

Você sabe que, depois de estudar seu nicho, você já deve ter conhecimento sobre seus futuro projetos para sua empresa. Portanto, o próximo passo é saber os erros e acertos do seu concorrente direto.

Lembre-se!! Nem todas as coisas que seu concorrente faz podem ser usadas como um espelho para sua empresa, bem como nem todas as coisas que ela faz podem ser colocadas como parâmetro para sua empresa fazer completamente diferente.

Você precisa estudá-la para saber se ela é uma ameaça direta a você e também para estudar a reação do mercado em relação às ações dela.

Depois disso, faça um checklist de coisas que você pode copiar e coisas que não pode. Quem sabe você, ao estudar seu público-alvo e sua concorrência, lance algo antes dela e seja um grande sucesso?!

Obs.: lembre-se do tópico anterior: estude a concorrência, mas não viva em função dela.

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4 – Faça parcerias

Para não perder vendas, tenha em mente que seu concorrente não é seu inimigo mortal, mas alguém que pode ser seu aliado, se o propósito for o mesmo.

E outra, muitas vezes, ele pode nem atingir o mesmo público que você e, caso a empresa seja mais visada que a sua, te ajudará a posicionar sua organização e ficar conhecida para pessoas que nunca ouviram falar de você.

Por isso, busque fazer parcerias, seja em datas comemorativas ou não. Promova um concurso, uma promoção, algo que atraia mais clientes para vocês.

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5 – Pós-venda é tudo

Um diferencial para sua empresa, à frente do concorrente, pode ser no pós-venda. Muitas empresas esquecem de manter um relacionamento proativo e de qualidade com o cliente, e isso é um grande erro.

O cliente precisa desse contato a longo prazo, ele precisa perceber que sua empresa se importa com ele, está preocupada com sua satisfação, muito mais do que com o lucro.

Por isso, aposte em um pós-venda qualificado – acima de tudo – e diferenciado, é claro.

O atendimento que é feito, após o cliente ter realizado a compra, é tudo. Caso seu concorrente realize um pós-venda de qualidade, pense em que forma você pode realizar um pós-venda superior.

Será um e-mail marketing ou um telefonema com alguma bonificação? Uma pesquisa de opinião ou um whatsapp? Avalie qual a melhor forma para sua empresa se destacar diante da concorrência e siga em frente!

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6 – Qual seu diferencial?

Quer saber como sair em disparada da concorrência e para não perder vendas? Aposte no seu diferencial. Seja exclusivo, único. O que você tem que seu concorrente não tem? O que você pode oferecer de novo, de surpreendente?

Seu preço é muito menor? Seu atendimento é personalizado e muito mais rápido para atender uma lead? As bonificações que sua empresa oferece são especiais?

Seu pós-venda é perfeito? Você mantém um relacionamento com o prospect mesmo se ele não comprar nada? Não importa, seja o que for, você deve mergulhar fundo e divulgar isso o máximo possível.

O importante é criar uma experiência de compra incrível para seu cliente. É isso que vai fazê-lo ser a maior propaganda do seu negócio.

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7 – Invista no novo

Se você continuar repetindo “sempre deu certo, vou continuar fazendo assim”, então os negócios não são para você. Não importa quanto tempo você está no mercado ou a tradição que sua empresa carrega, você não pode deixar de investir no novo.

A modernização das coisas e pessoas acarretou uma mudança também nos processos, por isso muita coisa foi automatizada.

Se você parar no tempo, seus clientes – que à propósito, não pararam – não vão mais achar sua empresa interessante. Mude o foco, amplie as estratégias!

Seu concorrente automatiza a captação de clientes? Não? Que tal a sua empresa apostar nisso para ter mais clientes?

Você não precisará mais ir atrás de pessoas a fim de convencê-las a comprar seu produto ou serviço, pelo contrário, ele, através da produção de conteúdos e links patrocinados, correrão até você.

Uma bela maneira de se destacar do seu concorrente e conseguir bons resultados, não é?

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Quem tem experiência fala

 

Julio Vasconcellos

Competir diretamente com os concorrentes pode ser prejudicial para o seu negócio, é o que diz Julio Vasconcellos, cofundador e CEO do Peixe Urbano.

“Ao invés de entrar em guerras de preço e de difamação, tente alocar a sua energia e os seus recursos em entregar um produto de qualidade e em manter os seus clientes e parceiros totalmente felizes e satisfeitos.”

(Divulgação/Printi)

para não perder vendas

Florian Hagenbuch, cofundador da Printi, plataforma de impressão via internet, diz que inovar é essencial para a sobrevivência de qualquer empresa.

“O diferencial vem mesmo de saber aplicar informações sobre o cliente e da concorrência para gerar inovação como vantagem competitiva sustentável.”

(Divulgação/Joox)

 

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Genau Lopes Junior, da Joox, startup de impressão, afirma:

“Pode ser um nicho, um produto com um componente diferenciado, uma cor, um formato. O importante é nunca ser igual e evitar atender da mesma forma e entregar da maneira que todos entregam.”

Conclusão

O mercado é para todos, porém cabe a cada um se empenhar o suficiente para se destacar e não ficar para trás. O cliente não vai ver sua empresa, se ela não fizer nada para ser vista, por isso, não abaixe a cabeça e pense sempre no futuro.

Se você deseja ter clientes certos, sem o menor esforço para ir atrás deles, clique aqui para contratar a Geração de Leads da Bannet. Salte suas vendas e ganhe da concorrência.

Carine
SOBRE O AUTOR: Posts desse autor

Carine Vasconcelos

Editora Chefe da empresa Bannet, formada em Publicidade e Propaganda, há mais de 6 anos, pela Faculdade Cearense, e apaixonada por conteúdo. Atua na área de Marketing e Produção Textual há quase 10 anos e acredita que, para termos sucesso em qualquer área, é preciso sermos felizes no caminho, afinal o amor pelo que fazemos é força motriz para atingirmos a excelência.

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