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Para sua Corretora Técnicas De Vendas Vender Mais

8 dicas para vender mais usando o WhatsApp

Leitura: 12 min
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O WhatsApp é um aplicativo de mensagens instantâneas, fundado em 2009 e comprado por Mark Zuckerberg em 2014, e possui 1.2 bilhão de usuários pelo mundo todo.

Diante de todo esse sucesso, pequenas e grandes empresas cada vez mais aderem ao aplicativo como mais uma ferramenta para saltarem seu número de vendas. Seja para facilitar o atendimento e comunicação, demonstrando preços e formas de pagamento ou tirando dúvidas, seja como forma de divulgar seus serviços com melhor liberdade, o whatsapp tem facilitado bastante a vida de muitos vendedores e vendedoras em todos o país.

Esse post é focado em ajudar aqueles que utilizam esse aplicativo para vender seus produtos e serviços e que desejam saber qual a melhor forma para abordar seus clientes e aumentar suas vendas significativamente. Descubra as 8 dicas para vender mais usando o WhatsApp.

WhatsApp é tiro certo

Antes de abordar as 8 dicas, demonstraremos o quanto o WhatsApp pode ser vantajoso para sua empresa. Se você ainda não utiliza esse meio para se comunicar com seus clientes ainda, não perca mais tempo e o insira em seus negócios. Não sabe por quê? Olha só!

Além de ser um aplicativo gratuito, ou seja, qualquer pessoa que tenha um smartphone e internet pode instalar, ele é um facilitador comunicacional, visto que tanto o cliente quanto o vendedor pode realizar multitarefas enquanto está utilizando o aparelho, ou seja, o vendedor pode mandar um áudio para seu cliente enquanto liga para outro cliente do telefone fixo, por exemplo.

O WhatsApp é um meio rápido e eficaz para comunicação. E, ao contrário do sms, não há limite para caracteres e, por isso, você terá maior liberdade para apresentar qualquer tipo de informação – com sabedoria, é claro – e o melhor, mandar mensagem de voz, imagens ou vídeos, sem menor esforço. Muitas empresas já aboliram o sistema de sms para se comunicar com seus clientes, graças ao aplicativo. Cabe a sua empresa decidir o que é melhor.

Este aplicativo é crucial para a construção da marca de qualquer empresa, pois fortalece sua imagem perante os consumidores, já que se preocupa em estar mais perto de cada cliente, se disponibilizando para sanar suas dúvidas, esclarecer sobre o produto, receber sugestões, divulgar promoções ou descontos especiais, isto é, ser uma facilitadora na vida de quem deseja sanar um problema.

Este aplicativo é ideal para manter seu cliente sempre por perto, dessa forma, o vendedor pode fechar mais vendas graças a sua disponibilidade e atenção, afinal todo cliente merece ser tratado como exclusivo.

Tendo consciência do quanto o WhatsApp é importante para as vendas, listamos as 8 dicas para você vender mais. Confira!

1ª dica – Divulgue o WhatsApp

 

 

 

A 1ª dica é a mais básica de todas: avisar aos clientes que sua empresa possui um WhatsApp.

Faça um trabalho de divulgação nas redes sociais da sua empresa, cartão de visita e site para que os clientes interessados ou leads procurem por você, afinal esse veículo é um dos mais utilizados, até mesmo mais do que a própria ligação.

2ª dica – Tenha um banco de dados e personalize a nomeação

 

A 2ª dica que damos é: salve no smartphone uma base de contatos de seus clientes para facilitar o acesso a eles através do app, e nomear cada um de uma forma que você possa lembrar das características marcantes. Por exemplo: “Maria Seguro p/ filho” para identificar que o seguro é para o carro do filho de Maria, caso a empresa possua um aparelho próprio para o uso do aplicativo.

Porém, muitos vendedores utilizam seu telefone pessoal para realizar as vendas, embora isso não seja tão recomendado, principalmente quando o número de vendas for grande. Para estes, no caso, o fechamento da venda é importante em qualquer hora do dia, até mesmo fora do horário de trabalho, por isso, é extremamente importante nomear os contatos como “Rogério Cliente”, já que o app não dispõe de pastas para separar grupos de conversas e acaba ficando um pouco bagunçado (coisas pessoais e profissionais).

Tudo isso é importante, pois cada cliente se sentirá único sabendo que o vendedor lembra-se dele.

3ª dica – Personalize a mensagem

 

Cada cliente deve ser especial e tratado de forma única. Não é bom generalizar a forma de tratamento dos futuros consumidores, pois eles não se sentirão seguros, nem à vontade para realizarem a compra.

Se você costuma usar a lista de transmissão do app e sempre envia a mesma mensagem a todos os seus clientes, muito cuidado! Nenhuma compra é igual à outra, portanto personalize as mensagens, os descontos, a forma de tratamento e não esqueça de tratar o cliente pelo nome para humanizar o diálogo. É claro que a lista de transmissão é importante para facilitar o processo, mas use-a com sensatez.

E lembre-se! Tenha paciência, pois não é porque o cliente falou com você, que ele fechará a venda. Seu atendimento irá definir isso.

4ª dica – Passe segurança

 

Muitos vendedores esquecem que o cliente também precisa sentir segurança e enchem o WhatsApp de prospects com mensagens de textos imensas totalmente desnecessárias. Então fica o questionamento: por que não usar a ferramenta de mensagem de voz do aplicativo para passar mensagens maiores ou explicações que requerem maior atenção do cliente para não haver dúvidas?

E mais do que esclarecer melhor sobre algo, a ferramenta de áudio é a melhor opção para passar segurança sobre a venda.

É muito fácil passar mensagens aleatórias através da internet, quem garante ao cliente que aquela mensagem não foi copiada e colada para inúmeros clientes? O prospect se sentirá mais seguro quando houver uma maior aproximação com o vendedor e, no caso, isso se dará através da voz ou, em alguns casos, até mesmo por vídeos e imagens.

A imagem também transmite segurança, quando o vendedor vender algum produto, ao invés de serviço, é extremamente importante o envio das fotos.

5ª dica – Seja presente

 

Nossa 5ª dica é muito especial! Nada de ignorar o que o cliente está dizendo. Se ele fez um questionamento, por mais tolo que seja, responda! Se não tiver tempo, não visualize a resposta até que possa realmente respondê-lo. Não espere três dias para responder um simples “ok” por não ter tido tempo, mas seja atencioso e sempre disponível.

E não esqueça de ser sempre educado, retribua gentileza e também inicie sempre algum diálogo dando bom dia/boa tarde e perguntando se o cliente está bem e agradecendo por sua atenção. Utilize os emojis para representar a felicidade do seu atendimento! Tudo isso transmitirá a ele todo o cuidado que você, vendedor, tem com o cliente, e isso cria laços, ou seja, fideliza o consumidor.

E cuidado para não ser invasivo. Nenhum cliente gosta de “vendedor que enche o saco”.

6ª dica – Gere leads

 

Quando o cliente vai atrás da sua empresa, através do WhatsApp, automaticamente ele vira uma lead, que é um cliente interessado em seu serviço ou produto para que a venda seja realmente concretizada.

A desvantagem dessa 6ª dica é que nenhum cadastro é realizado, isto é, você não terá informações suficientes sobre esse contato, por isso a importância das landpages para colher esse tipo de cliente da maneira correta.

Mas isso não significa que você não pode coletar informações sobre aquele cliente através do aplicativo. Agora, muito cuidado para não aparentar ser invasivo e inconveniente, pois nem todos os clientes vão confiar passar certos tipos de informações.

7ª dica – Pós-venda

 

O cliente realizou a compra e você esqueceu dele? Nada disso! Nossa 7ª dica consiste no quanto o pós-venda é importante.

Chame o cliente para saber o que achou da compra e se ele tem alguma sugestão em que pode melhorar. Essa atenção pós compra é essencial para demonstrar interesse, ajudando a fidelizá-lo cada vez mais, e principalmente analisar resultados para saber se o que você está fazendo está produzindo um resultado significativo ou não.

Lembre-se de pedir para o cliente adicionar seu contato em seu telefone para que ele seja incluído em uma lista de transmissão (falaremos dessa funcionalidade melhor em um próximo post).

8ª dica – Crie um grupo

Você já ouviu falar sobre entrar em um grupo de WhatsApp apenas com o envio de um link? Pois é. Imagine a tremenda facilidade que o cliente terá. Ao invés de adicionar o contato, ele apenas clicará no link que você compartilhará e pronto, já estará participando do grupo.

A criação do grupo é necessária para uma maior interação com seu cliente para tiragem de dúvidas, debates com outros clientes numa mesma conversa e divulgação de promoções especiais em massa. Isto é, o grupo é passar a imagem que sua empresa é bem próxima e amiga. Explicaremos como funciona essa opção do aplicativo em um pŕoximo post.

Está preparado para implementar esse aplicativo e ver suas vendas aumentando a cada dia?
Então não perca tempo e inclua o WhatsApp em seus negócios.

Conclusão

Agora que você sabe que o WhatsApp não é mais um aplicativo para falar somente com amigos e família, pode implementar isso em sua empresa e usufruir dos grandes benefícios que ele pode trazer para suas vendas.

Aproveite que o WhatsApp também tem a versão para web (pc) e veja o quanto ele pode ser vantajoso para o crescimento da sua empresa.

E se você está cansado de correr atrás de clientes, absolutamente sem resposta, mude totalmente sua vida através da Geração de Leads. Os clientes irão atrás do seu negócio e cabe a você fechar a venda. Saiba o preço de nossos pacotes clicando aqui.

 

Carine
SOBRE O AUTOR: Posts desse autor

Carine Vasconcelos

Editora Chefe da empresa Bannet, formada em Publicidade e Propaganda, há mais de 6 anos, pela Faculdade Cearense, e apaixonada por conteúdo. Atua na área de Marketing e Produção Textual há quase 10 anos e acredita que, para termos sucesso em qualquer área, é preciso sermos felizes no caminho, afinal o amor pelo que fazemos é força motriz para atingirmos a excelência.

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