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Checklist para o Vendedor Aumentar a Taxa de Fechamento de Vendas

Saiba como aumentar sua taxa de fechamento de vendas aqui e ser um vendedor de sucesso!

Leitura: 6 min
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Você está dando o melhor para aumentar seu número de conversão em vendas, isto é, seu fechamento de vendas? Sua equipe realmente está preparada para converter o máximo de prospects possíveis em verdadeiros clientes?

Converter uma lead em um cliente real pode ser considerada uma tarefa desafiadora, algumas vezes. Convencer um cliente indeciso, por exemplo, pode ser mais difícil do que convencer aquele que nunca ouviu falar da sua empresa, não é mesmo?

Se você sentou e viu que os números de vendas físicas – ou trazidas pela Geração de Leads – estagnaram, ou pior, regrediram, você deve tomar algumas providências para mudar essa situação.

E para ajudar os vendedores a melhorarem seu desempenho na hora de fechar uma venda a fim de converter a lead em um verdadeiro cliente, resolvemos fazer uma checklist (lista de verificações para o vendedor lembrar) e é bom que você tenha papel e caneta na mão para anotar.

Veja agora a checklist para o vendedor aumentar a taxa de fechamento de vendas.

fechamento de vendas

O que é taxa de fechamento de vendas/conversão e como medi-la?

Antes de colocar em prática a checklist para aumentar o fechamento de vendas, é preciso ter conhecimento da média de conversão que sua empresa já tem. O mercado exige isso, principalmente o varejo.

Taxa de conversão é uma métrica que calcula o número de visitantes online – ou não – convertidas em clientes reais.

Antes de realizar o cálculo, é preciso alinhar os objetivos da empresa e os resultados obtidos com as ações realizadas. Depois, é realizada uma análise de números de visitas (físicas ou online) que realmente se tornaram clientes tomando por base um certo período, por exemplo, 30 dias.

Divida a quantidade de vendas pela quantidade de pessoas que entraram na loja ou das leads que você contatou e multiplique por 100. O resultado disso será o percentual da sua taxa de conversão.

E como fazer para atrair visitantes? Primeiro, saiba que toda empresa deve estar presente no cenário online, afinal, boa parte dos clientes estão na internet.

Para isso, a empresa precisa investir em Marketing Digital para atrair e fidelizar de maneira eficiente os prospects. Se você ainda tem dúvidas a respeito de montar uma equipe de Marketing Digital ou terceirizar o serviço, clique aqui e descubra qual a melhor maneira de fazer isso.

Será a agência que acompanhará os processos dentro do funil de vendas para identificar o que aumenta a taxa de conversão em cada etapa, veja abaixo:

Topo: etapa responsável por atrair visitas, gerar tráfego e prospects para seu produto e também por transformar o visitante em lead, que é aquele cliente que se cadastra interessado no produto ou serviço ofertado.
Meio: é a etapa de preparação, por parte do vendedor, da lead que foi captada na etapa acima. Ou seja, aqui o vendedor irá nutrir a lead, deixá-la informada para desenvolver nela o interesse maior em fechar negócio.
Final: etapa que está a um passo de transformar a lead da primeira etapa em cliente real. Isto é, quando a lead se cadastra no site, é preparada na segunda etapa, sendo considerada uma oportunidade de venda para o vendedor.

O que causa a baixa taxa de conversão/fechamento de vendas

  • Mal atendimento;
  • Falta de estoque;
  • O ambiente não é propício para a venda (bagunça, barulho, etc);
  • Resposta demorada para a lead;
  • Desorganização nos processos.

Saiba como vender mais usando a PNL aqui!

E então, no campo de vendas, o que o vendedor precisa saber para aumentar sua taxa de conversão/fechamento de vendas? Confira o Checklist agora!

Checklist para aumentar a taxa de fechamento de vendas

fechamento de vendas

  1. 1. Elabore uma análise de vendas totais da semana passada para cada vendedor e a meta da semana estabelecida;
  2. 2. Gerencie seu tempo e organize suas tarefas;
  3. 3. Crie uma lista com motivações dos clientes que não quiseram fechar negócio;
  4. 4. Separe um dia para ligar para os clientes que não atenderam na semana passada para reverter, pelo menos, a maior parte para a meta da próxima semana;
  5. 5. Identifique quais os erros cometidos e apresente soluções rápidas para os problemas;
  6. 6. Antes de começar a contatar suas leads, estude o funil de vendas para identificar o perfil de cada cliente e saber em qual jornada da compra ele se encontra. Faça seu dever de casa e saiba o que o prospect realmente quer para oferecer a melhor proposta;
  7. 7. Desburocratize. Se o cliente não gostar do produto, devolva o dinheiro sem maiores problemas ou garanta cancelamento imediato de algum serviço para manter a boa imagem da sua empresa;
  8. 8. Lance novidades ou promoções irresistíveis.

Para ajudar em seu checklist

Antes de por em prática sua lista de atividades, as quais você irá praticar a cada final da semana, não esqueça de investir em Marketing Digital para a produção de conteúdo e links patrocinados, assim sua empresa irá atrair o maior número de leads, ajudando a aumentar seu fechamento de vendas.

E não esqueça de estudar a concorrência, afinal é importante basear-se em suas experiências de erros e acertos para tomar como exemplo.

Conclusão

Tique cada ponto recomendado nessa checklist para ajudar em seus resultados. Organize-se: esse talvez seja um dos segredos mais importantes para o sucesso de um vendedor.

Ainda não sabe o que é Geração de Leads e deseja conhecer um pouco mais sobre automatização da captação de clientes? Clique aqui.

E se você quiser começar agora a receber leads interessados em seu produto para por em prática sua checklist e aumentar seu fechamento de vendas, clique aqui.

 

Carine
SOBRE O AUTOR: Posts desse autor

Carine Vasconcelos

Editora Chefe da empresa Bannet, formada em Publicidade e Propaganda, há mais de 6 anos, pela Faculdade Cearense, e apaixonada por conteúdo. Atua na área de Marketing e Produção Textual há quase 10 anos e acredita que, para termos sucesso em qualquer área, é preciso sermos felizes no caminho, afinal o amor pelo que fazemos é força motriz para atingirmos a excelência.

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