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Como abordar um cliente sem ser chato

Eis um grande dilema: como abordar um cliente para comprar meu produto, sem ser um vendedor chato? Descubra facilmente aqui.

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Eis um grande dilema: como abordar um cliente para comprar meu produto, sem ser um vendedor chato? Saiba que ao adotarmos a mesma abordagem, mesmo após falhar, esperando obter resultados diferentes, estamos sendo insistentes, logo, somos encarados como uma pessoa chata.

Você sabe que o atendimento é uma das principais coisas que conduzem o cliente ao fechamento de uma compra, não é mesmo?

A forma como o vendedor lida com o cliente para oferecer um produto ou serviço, seja de modo físico ou por telefone, deve ser bem treinado para convencer, de forma categórica, qualquer um.

Nesse post, você vai aprender a não estragar todo o processo, sendo uma pessoa maçante e chata. Nós vamos te mostrar que é possível fechar uma venda de uma forma muito fácil.

Confere com a gente como abordar um cliente sem ser chato.

 

como abordar um cliente

Dicas de como abordar um cliente e não ser um vendedor chato

NÃO INSISTA

Você insiste muito em alguma venda? Liga várias e várias vezes, em dias alternados para saber se seu cliente mudou de ideia e agora quer comprar seu produto? Você é um vendedor chato!

Nenhum cliente gosta de ser pressionado para comprar, e se você faz isso, certamente ele não irá realizar a compra, então desista!

É certo que você não pode desistir de um cliente no primeiro “não” que recebe. Se o prospect disse que não pode comprar naquele momento, é viável que você agende para ligar próximo mês ou no momento que o cliente pediu para retornar, e tentar novamente, mas não banque o vendedor possessivo, porque não vai colar!

Não encha a caixa de entrada do seu prospect com inúmeros e-mails. As pessoas não costumam dar muita atenção para vendedores insistentes e alguns até se enfurecem com esta atitude.

Aprenda a conhecer o momento ideal para persistir em uma venda. Uma dica interessante é abordar o mesmo assunto de maneiras distintas, pois é uma alternativa para persistir em um tópico sem ser inconveniente.

MANTENHA O FOCO

Ao abordar um cliente, não desvirtue o assunto. Nenhum cliente gosta de enrolação, você precisa falar do que interessa.

Geralmente, o vendedor quer argumentar que algum produto/serviço é bom porque supriu às necessidades dele. O vendedor esquece que são as necessidades do cliente é que precisam ser supridas.

Por isso, esqueça essas “historinhas pouco convincentes de vendedor chato” e só as conte, se o seu caso for muito parecido com o que seu cliente está passando.

SEJA AMIGO

Todos querem saber como abordar um cliente, mas, se a abordagem for na rua, é preciso uma aproximação como um amigo.

Comentar primeiro sobre o tempo, perguntar que horas são, olhar nos olhos, entre outras atitudes, podem ser o início de um diálogo que transmitirá segurança entre você e o possível cliente.

O importante é não querer empurrar um produto, nem mostrar que está desesperado para fazer uma venda, mas sim que você é um amigo que quer saber se ele possui uma dor, entender sobre o problema e que pode ajudá-lo.

Por exemplo, se a pessoa estiver atrasada, você pode começar o assunto fazendo uma pergunta retórica: “sempre atrasado, hein? Eu tenho algo que pode te interessar!”

como abordar um cliente

VÁ DIRETO AO PONTO

Caso você seja um promotor de vendas externas, deve saber que as pessoas não sentem-se muito à vontade recebendo um estranho em suas residências, por isso, vá direto ao ponto, após perguntar se o possível cliente deseja conhecer seu produto.

Seja educado e, de forma alguma, insista demais, caso não queiram te receber, agradeça e vá embora.

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NÃO AJA COMO UMA SOMBRA

Se o cliente for até você, já sabe, não é? Nada de ficar atrás dele como uma sombra. Dê liberdade para deixá-lo à vontade de fazer suas próprias escolhas e, caso for necessário, você pode dar sua opinião.

Tente ajudar da melhor maneira possível, sobretudo sendo educado, pró-ativo e, claro, tendo bom senso.

Se ele foi até sua loja, é porque ele já está interessado em seu produto, então fica mais fácil de você, através de técnicas corretas, fazer com que ele saia de lá com o produto na mão ou com negócio fechado!

Entenda como abordar um cliente, primeiro, você precisa descobrir, através de algumas perguntas, quais são suas necessidades e preferências, argumentar por que seu produto é ideal para ele e, depois, deixá-lo decidir se vai comprar ou não.

Agir assim é passar para o cliente a imagem de que você não é um interesseiro, que quer o dinheiro dele, mas sim alguém interessado.

LIGUE DEPOIS

Se a pessoa for uma lead captada, só depende do vendedor lidar da melhor maneira possível com ela. Caso ela não tenha condições financeiras no momento, ao invés de você ficar ligando diversas vezes, insistindo bastante na venda, tente negociar com ele uma época do ano em que você pode ligar novamente para reavaliarem a venda.

Você já ouviu falar que as pessoas adoram comprar, mas odeiam que alguém venda para elas? Pois é, quanto mais produtos e serviços você tentar empurrar para fazer com que alguém compre, ele não comprará, certamente.

É preciso estudar e estudar sobre técnicas e gatilhos mentais para conseguir influenciar um cliente sem ser chato. Por isso, não deixe de buscar conhecimento no assunto e seja um vendedor, acima de tudo, capacitado.

Saiba mais sobre gatilhos mentais para vender mais aqui.

TENHA BOM SENSO

Não tente empurrar mil produtos quando ver se cliente fechando uma compra. Para entender como abordar um cliente sem ser chato é preciso que saiba ter bom senso na hora de oferecer o produto que o cliente precisa, de acordo com sua dor, necessidades e condições.

Para deixar de ser chato, é preciso ser amigo do seu cliente.

SEJA EDUCADO

Seja educado tanto na abordagem, quanto ao receber um “não”. Muitos vendedores, por se frustrarem com a negativa de uma venda, mudam de atitude, seja com uma “cara fechada”, seja com uma expressão hostil.

Priorize a gentileza em todo o processo de vendas, afinal ser gentil não deve ser um diferencial, mas obrigação a todos os vendedores.

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Conclusão

A persistência é uma característica comum entre os maiores empreendedores do mundo que sabem como abordar um cliente.

Aprender a ser persistente sem ser chato é essencial para se destacar no mundo das vendas e ter um bom e duradouro relacionamento com o cliente.

Pare de ser chato com seu cliente e passe a ser um vendedor sensato. Você verá que seu novo comportamento mudará o cenário para você e os resultados em vendas serão bem melhores.

Entenda algo: um cliente pode até comprar algo com um vendedor chato, mas ele jamais irá querer ele por perto.

Para facilitar a vida dos vendedores chatos, a Geração de Leads pode ajudá-los a mudar o cenário de baixa vendas.

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Carine
SOBRE O AUTOR: Posts desse autor

Carine Vasconcelos

Editora Chefe da empresa Bannet, formada em Publicidade e Propaganda, há mais de 6 anos, pela Faculdade Cearense, e apaixonada por conteúdo. Atua na área de Marketing e Produção Textual há quase 10 anos e acredita que, para termos sucesso em qualquer área, é preciso sermos felizes no caminho, afinal o amor pelo que fazemos é força motriz para atingirmos a excelência.

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