Ir para o conte�do
Vender Mais

Como fazer uma consultoria de seguros: escolha o melhor a sua empresa!

Leitura: 7 min
402 visualizações

Seu negócio não precisa ser uma grande empresa ou uma multinacional para contratar uma consultoria de seguros. A consultoria serve para empresas de qualquer tamanho, que se preocupam com a qualidade de vida dos funcionários e querem oferecer benefícios valiosos a seus colaboradores, porém as empresas pequenas, principalmente, possuem muitas dúvidas em como fazer uma consultoria de seguros.

Além das dúvidas em como fazer uma consultoria, também há dúvidas em relação a efetividade da consultoria de seguros. Só assim é possível ter um serviço que compreenda e atenda às necessidades da sua organização, levando em consideração o seu porte e orçamento.

Qual a diferença entre corretora de seguros e consultoria de seguros?

De uma forma geral, a corretora de seguros é a empresa que comercializa produtos de seguros e oferece suporte após a venda. Com o passar do tempo, algumas corretoras de seguros foram sofisticando os seus serviços, a fim de atender os clientes de forma mais personalizada e passaram a se denominar consultoria de benefícios, embora sejam corretoras também, na maior parte dos casos. 

Concluindo, não importa se a sua empresa é atendida por uma corretora, consultoria ou ambas, o que realmente faz a diferença é a capacidade de ouvir, entender as demandas, personalizar serviços, agregar valor, negociar, sugerir soluções e trazer resultados mensuráveis.

Quais são as responsabilidades de uma consultoria de seguros?

Poderíamos enumerar diversas responsabilidades, porém sabemos que isto poderá variar conforme a expectativa, necessidades do cliente e forma de trabalho da corretora.

Uma corretora/consultoria de benefícios deve atuar de forma direta, atualizada e dinâmica na gestão estratégica do programa de saúde e benefícios, focando sua atuação na gestão operacional, na gestão do risco, comunicação, promoção à saúde e qualidade de vida.

O objetivo principal é potencializar o investimento através da maximização dos recursos, equilíbrio dos custos, manutenção da satisfação dos usuários, abertura dos canais de relacionamento e negociação com o prestador de serviço e promoção da comunicação, da saúde e a qualidade de vida. Percebemos que uma consultoria/corretora é eficiente quando o RH não precisa se envolver com as rotinas operacionais e tem tempo para analisar os indicadores de forma ampla e atualizada, aplicando ajustes, intervindo com ações estratégicas e planejadas sempre que necessário.

Como escolher e como fazer uma consultoria de seguros?

Antes de se perguntar como fazer uma consultoria, confira algumas dicas para escolher a melhor consultoria de seguros.

Gestão de benefícios e seguros

Mais do que nunca, as empresas buscam soluções práticas para que gestores e colaboradores possam se dedicar a outras demandas. Por exemplo, uma consultoria de seguros com gestão de benefícios eficiente colabora para minimizar esforços na sua empresa.

Isso porque a assessoria se encarrega de cuidar dos benefícios dos funcionários, como plano de saúde, odontológico, seguro de vida e previdência privada.

Então, o setor de gestão de pessoas pode se dedicar a atividades mais estratégicas. Ou seja, a área consegue focar esforços em melhorar o clima organizacional, trabalhar na atração e na retenção de talentos.

Também vale lembrar a importância dos benefícios corporativos, que estão ligados diretamente à motivação e à satisfação dos colaboradores. Afinal, os benefícios proporcionam bem-estar e conforto, além de valorização profissional. O que é fundamental para melhorar o desempenho da equipe e reter os talentos.

Atendimento personalizado e consultivo

Tanto os seguros empresariais como as necessidades de cada negócio são diversificados. Logo, é essencial que a consultoria de seguros ofereça um atendimento especializado e consultivo. Para isso, precisa ser capaz de ouvir, compreender as demandas, personalizar serviços, agregar valor, indicar as melhores soluções e entregar resultados mensuráveis.

Quando a consultoria é experiente e consciente de sua função, se estabelece uma relação positiva. Dessa maneira, a sua empresa passa a contar com especialistas, que trabalham de forma direcionada aos propósitos do negócio e com o objetivo de alcançar as metas planejadas.

Além disso, um serviço de consultoria dedicado oferece suporte consistente em todas as situações.

Custo-benefício

Certamente, você já ouviu o ditado “o barato sai caro”. E ele se aplica bem em relação aos seguros. Nem sempre a opção mais em conta é a melhor para a sua empresa.

Assim, muitas vezes, consultorias que cobram abaixo do valor de mercado não possuem a expertise necessária no assunto. Como consequência, a assessoria pode deixar brechas passarem e vai sobrar para o seu negócio enfrentar problemas no futuro.

Uma consultoria de seguros eficiente atua para reduzir os riscos na contratação de benefícios. Então, por meio de análises e métricas, os consultores detectam as reais necessidades de uma empresa e quais opções cabem no seu orçamento.

Ou seja, contribuem para adquirir o tipo de seguro adequado à sua realidade. O que vai exatamente ao encontro de um melhor custo-benefício para a sua companhia.

Equipe multidisciplinar e capacitada

Na hora de contratar a sua consultoria de seguros, uma equipe multidisciplinar, composta por profissionais capacitados e experientes, também faz a diferença. Isso porque eles conhecem os processos burocráticos e a credibilidade das seguradoras no mercado.

Sem falar que uma equipe qualificada conta com a percepção positiva dos clientes já segurados. Além disso, os funcionários especializados possuem a expertise necessária para criar um planejamento e acompanhamento personalizados para a sua empresa.

Dessa maneira, a assessoria desenvolve pareceres técnicos totalmente embasados e criteriosos para indicar os melhores planos a serem adquiridos.

Relações sólidas no mercado

Um outro ponto fundamental ao escolher uma consultoria de seguros é o seu relacionamento no mercado. Ter parcerias e relações sólidas com grandes empresas é um indicativo da qualidade do trabalho desenvolvido pela consultoria. Por isso, é importante ter o apoio de seguradoras e instituições financeiras de renome no mercado.

Recomendado para você:

Postagens mais vistas:

Faça um orçamento: