Ir para o conteúdo
Para sua Corretora Técnicas De Vendas Vender Mais

Como o onboarding pode melhorar sua retenção de clientes

Você poderá perceber, com esse texto, como boas práticas em usar o onboarding podem ser aplicadas para melhorar sua retenção de clientes.

Leitura: 7 min
407 visualizações

É importante entender a necessidade de se usar onboarding em sua empresa, antes de entendermos como de fato ele funciona. Você poderá perceber, com esse texto, como boas práticas em usar o onboarding podem ser aplicadas para melhorar sua retenção de clientes.

Da mesma maneira que estou te guiando com minhas palavras e exemplos, você deve fazer com seu cliente.

Como pode observar, quando conduzimos o usuário e mostramos as funcionalidades e vantagens de nossos produtos ou serviços até a conclusão da venda, e mantemos esse auxílio depois, nossos rendimentos se tornam maiores e mais duradouros.

Com isso, o que é preciso ter em mente é que os custos que temos em adquirir novos clientes, ou seja, retenção de clientes é muito maior do que manter os que já temos.

Com a queda de reclamações por falta de entendimento em algum produto, você acaba conquistando seu usuário, e o leva a um incentivo maior para que ele propague o que você oferece para seus conhecidos.

Quando o onboarding não é aplicado em uma empresa, a taxa de resposta sobre o que oferecemos se torna bem menor, pois muitos consumidores são leigos sobre o que é proposto.

E mesmo que você consiga efetuar sua venda, a dificuldade que seu comprador vai ter em utilizar seus serviços se tornará bem maior sem nenhum acompanhamento, o que contribuirá para a frustração e muitas vezes até o encerramento do uso de seus produtos.

Por isso, entenda o que é onboarding e as vantagens para sua empresa e para retenção de clientes, abaixo.

O que é Onboarding?

O onboard é a orientação que passamos aos nossos clientes de como prosseguir o uso de nossos produtos ou serviços.

retenção de clientes
Funciona como se disponibilizarmos um manual de instrução, mas que é entregue através de uma comunicação mais assertiva ao seu consumidor, pois além de todo o acompanhamento, ele se sentirá mais bem vindo ao utilizar o que você oferece.

Pensando a longo prazo, o consenso sobre a necessidade de qualificação aponta para a melhoria dos métodos utilizados na avaliação de resultados.

Neste sentido, entendemos que essas metas de comunicação, nos ajudam a ampliar a visão sobre as possibilidades de retorno, percebendo as dificuldades do dia a dia.

E a maioria dos problemas que temos com consumidores é a respeito das expectativas que criamos e acabam sendo frustradas, ou pela falta de sucesso em alcançar o que esperávamos, ou por falta de orientação para que consigamos alcançar o dito sucesso no que adquirimos.

E porque onboarding é tão bom assim?

Vantagens em utilizar o Onboarding

Percebemos, com a utilização do onboarding, o quão desafiador é para o cliente utilizar certo produto ou serviço sem receber a orientação necessária.

Por isso, o cuidado que temos com esse diálogo e os resultados que observamos no aumento da motivação do seu cliente precisam ser estimulantes, não só pelo atendimento específico, mas para que ele saiba que poderá contar com a empresa, em caso de dúvidas.

retenção de clientes

O incentivo ao avanço e o uso da tecnologia não pode nos distanciar de nosso cliente.

Pelo contrário, utilizamos esse auxílio justamente para alcançar mais clientes e precisamos enfatizar que o desenvolvimento e o uso do onboarding precisará ser moldado constantemente ao seu cliente, dependendo do que sua empresa oferece e do grau de dificuldade de cada comprador.

O comprometimento da equipe trará um melhor desempenho na totalidade dos serviços e na retenção de clientes. Não adianta termos diversos compradores todos os dias, se eles não voltam a comprar conosco.

A principal vantagem em utilizar o onboarding é poder explicar todo o processo exercido pelo seu serviço ou produto, o conceito do que você oferece, e as plataformas aplicadas, bem como também servirá para que o seu cliente entenda suas dores e consequências de usufruir seus serviços.

Com isso, temos menos barreiras no manuseio de produtos que precisam de um entendimento mais aprofundado, pois permite o contato pós-venda, e orientação específica para o usuário, e ele acaba desenvolvendo maior flexibilidade em lidar com seus serviços.

Retenção de clientes

Antes de tudo, é importante colher, das oportunidades de fechamento que você teve, quais não foram convertidas em venda e o por quê.

Essa etapa é muito importante para identificar os pontos positivos e negativos de seu atendimento, e moldá-los para não repetir os erros nas oportunidades futuras.

Se você não souber mensurar o resultado de seu trabalho e as vantagens de seus serviços oferecidos, não espere que seu cliente saiba e muito menos que dê valor ao que está oferecendo.

Ao acompanhar seu cliente você poderá evitar que ele saia da trilha do que seus serviços oferecem, mantendo o cliente satisfeito e ciente do que irá desfrutar. Isso é ideal para retenção de clientes.

retenção de clientes

Ao conduzir de perto seu cliente desde o começo, inevitavelmente ele será melhor atendido e terá uma percepção melhor de sua empresa, e naturalmente será um difusor de propaganda boca a boca.

Em experiências acumuladas aqui na Bannet, conseguimos observar a evolução dos costumes tanto por parte dos funcionários, quanto por parte dos usuários de nossos serviços.

Ao efetuar uma venda, nossa empresa tem o compromisso de não só vender o produto em si, mas deixar claro como ele funciona, os aspectos que mudariam na vida do usuário após a contratação do produto ou serviço que ele procurava.

E em continuação à venda, temos o cuidado em efetuar um pós-venda que consiste na empresa efetuar o contato com nosso cliente para praticarmos o uso de nossa plataforma, tirando possíveis dúvidas e já suprindo informações para que futuras questões sejam sanadas, lembrando sempre ao nosso usuário que estamos à disposição para quaisquer eventuais indagações sobre o serviço adquirido.

Consideração final

Quando ponderamos todas essas questões, ainda temos dúvida se nosso onboard trará os resultados que esperamos. Por essa razão, é importante manter uma supervisão sobre o que você está fazendo.

Coletar pontos positivos e negativos e com isso manter seu processo de atendimento funcionando da melhor maneira possível.

O importante é a cada dia aprimorar seu atendimento, e sempre lembrar ao seu cliente que poderá contar com você quando precisar.

retenção de clientes

Seja um cliente da Bannet e adquire clientes interessados em plano de saúde. Cadastre-se e adicione créditos aqui.

Recomendado para você:

Postagens mais vistas:

Faça um orçamento: