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Como o perfil de vendedores influencia na sua empresa!

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Para o setor comercial, é essencial ficar de olho no perfil de vendedores – principalmente por conta da estruturação dos times de vendas, já que um perfil adequado pode fazer muita diferença, dependendo do negócio que sua empresa alavanca.

Outro fator importante é pensar que o perfil de vendedores deve ser semelhante com a cultura da empresa. Além disso, ele deve se adequar ao produto ou serviço – tornando-se um gestor de excelência e interesse na hora de atender o cliente.

 

Entendendo um pouco sobre o perfil de vendedores

Todo mundo que trabalha na área de vendas tem um perfil de vendedores característico. Separamos alguns com suas principais características – além de pontos negativos e positivos. Confira a seguir:

O comunicador

No perfil de vendedores, esse é o vendedor que é carismático, que se relaciona com muita facilidade e tem um grande poder de persuasão. Além disso, ele gosta de desafios e projetos grandes.

Ele também tem facilidade em “seduzir” os novos clientes. Por ser muito comunicador, tende a ter taxas de conversão muito boas em pouco tempo.

O lado positivo

Mesmo sem entender muito bem as propostas, ele consegue vender sem nenhum problema – isso por conta da sua facilidade na comunicação, o que agrega na geração de leads. Ter esse tipo de perfil no ambiente comercial pode tornar o clima mais tranquilo.

O lado negativo

Por ser muito otimista, acaba vendendo sonhos e tendências com expectativas desalinhadas. Quando não há um processo muito bem definido, esse perfil tende a se dispersar. Além disso, fique atento em relação a prazos curtos/médios – pois talvez ele precise de auxílio para entender os processos e evoluir.

O analista

Esse perfil é extremamente meticuloso. Está sempre analisando todas as informações antes de tomar uma decisão.

Além de ser um mestre nos processos que exigem repetição, seus trabalhos costumam não apresentar nenhuma falha, sendo considerados até mesmo perfeitos.

O lado positivo

Costumam apresentar um resultado constante em longo prazo – com excelência. São ótimos com processos repetitivos e são bastante perfeccionistas em tudo que fazem.

O lado negativo

Costumam ter a tendência em sucumbir facilmente sob pressão. Além disso, por serem muito perfeccionistas, não se apegam tanto a produtividade – o que é um problema no médio prazo.

Sentem-se muito desmotivados quando algum ponto do seu trabalho é desvalorizado.

O executor

É extremamente competitivo e tende a ser autoritário em casos extremos – isso por conta da grande vontade em ganhar e atingir seus objetivos.

Além disso, busca metas – por mais complicadas ou difíceis que sejam – e almeja alcançá-las com maestria. Dominante e corajoso são seus sinônimos.

O lado positivo

Não importa o quão difícil seja a meta, ele vai adorar e fará de tudo para conseguir batê-la. Esse perfil não costuma hesitar. Outro ponto importante, é que basta um treinamento e acompanhamento para que os resultados cheguem.

É um perfil de evolução rápida dentro do setor comercial!

O lado negativo

Por conta do espírito competitivo, costuma afastar outros vendedores – e por enxergá-los como possíveis adversários, costuma não compartilhar todo o seu conhecimento ou ajudá-los de maneira clara.

Outro fator, é que quando enxerga que alguém do time o está impedindo de alcançar seus objetivos, ele não pensa duas vezes antes de passar por cima. Mesmo que ele não precise de treinamento ou acompanhamento, é sempre bom ficar de olho nas suas interações com o time.

O planejador

O planejador é um perfil estável e constante – sendo o vendedor que mais pensa e avalia as situações antes de tomar qualquer decisão.

O lado positivo

Sendo extremamente constante, dificilmente terá algum problema de alinhamento de expectativas na hora de vender – se um processo for bem estruturado, ele irá sempre bater as suas metas.

Por ser recatado, não gera expectativas mirabolantes aos seus clientes – sendo sempre conciso e sincero na hora de oferecer o produto ou serviço.

O lado negativo

Sendo acostumado a seguir processos claros, não sabe lidar com improvisação. Ou seja, se um desafio em vendas surge e ele precisa improvisar algo, ele costuma não se sair muito bem.

Por ter uma característica de constância, seus resultados nunca ficam fora da curva – o que não é algo ruim, mas impede o fechamento de contar em maior frequência.

 

Quais as qualidades de um bom vendedor?

Muitas vezes, o perfil de vendedores que mais chama atenção possui as seguintes qualidades:

Lealdade

É quando um vendedor acredita no seu produto – defendendo-o com unhas e dentes por saber o valor que ele representa. Eles são comprometidos verdadeiramente com o que vendem.

Essa é uma qualidade respeitável, pois eles realmente acreditam que a empresa tem algo de útil para a vida de seus clientes.

Comprometimento

O que mais temos hoje em dia são os vendedores que vendem histórias maravilhosas para seus clientes – prometendo resultados mágicos, apenas para que, no final, essa pessoa compre o que sua empresa oferece.

Entretanto, depois que o cliente assina, o que recebe é completamente diferente. Essa falta de comprometimento com o cliente é muito grave!

Os bons vendedores, além de estarem comprometidos com o resultado do produto para o cliente, deve ser o seu porta-voz e defensor dentro da empresa.

Planejamento

Um vendedor de excelência irá planejar toda a sua rotina, para que se tenha total proveito. Sendo assim, ele traça suas metas e objetivos – sendo para seu dia, semana ou até mês. Entretanto, eles nunca saem sem saber o que precisam atingir no dia!

Oportunidades

O vendedor ideal é aquele que consegue enxergar as suas oportunidades – sem encher o saco do cliente. Ele busca entender as necessidades do que seus contatos precisam, apresentando soluções que podem ajudar suas vidas.

Ele estará sempre preparado para dizer o que sua empresa pode fazer para ajudar o cliente – disposto a ouvir e descobrir o que o cliente realmente deseja, e se tem o perfil necessário do que o seu produto ou serviço pode oferecer.

Networking

Todo bom vendedor tem aquela sua rede de contato. Afinal, é a sua rede de networking que irá permitir que ele ganhe referencias em seus negócios – com depoimentos de clientes, pessoas que conhecem seu trabalho e entre outros.

 

 

 

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