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Como vender pela internet: aprenda e tire todas as suas dúvidas!

Leitura: 6 min
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O mundo está se digitalizando e isso não é uma novidade para ninguém. Assim como os nosso hábitos de consumo mudaram, o modo como as pessoas consomem também mudou. Muitas empresas, lojas e vendedores de produtos  diversos se adaptaram e entraram com tudo na internet. Porém, muitas pessoas ainda tem dúvidas em como vender pela internet.

Não se desespere! Neste artigo iremos dar algumas razões em porque você deve e como vender pela internet e algumas dicas de como fazer isso da melhor forma!

Por que vender pela internet?

A internet é uma ferramenta de alcance incrível, enquanto as vendas físicas chegam em nichos específicos de pessoas (e isso pode limitar suas vendas!), a internet abre um leque imenso para quem quer vender mais e atingir mais pessoas. Ainda não se convenceu? Confira esse números:

  • U$ 3 trilhões é o faturamento do e-commerce no mundo, de acordo com pesquisa realizada pela Statista;
  • Em 2018, 675 mil lojas virtuais estavam ativas no Brasil, de acordo com dados encomendados pela PayPal Brasil e captados pela BigData Corp, 
  • 82% das lojas virtuais eram de pequeno porte;
  • Entre maio de 2017 e maio de 2018, o crescimento foi de 12,5%;
  • Na Black Friday 2018 foram arrecadados R$ 3,5 bilhões para o e-commerce brasileiro;
  • 7 em cada 10 brasileiros fazem compras pela internet.
  • Em 2018, o ticket-médio do e-commerce chegou a bater a marca de R$ 433,00, um crescimento de 3,8%. 

Todos esses dados significam uma coisa: as vendas pela internet estão dominando o mercado brasileiro, que já está mais consolidado para receber empreendimentos de todos os tipos. 

Já que significa uma mudança de hábito dos consumidores em relação a compras feitas em lojas físicas, algo que não era recebido muito bem por grande parte da população. E o porquê disso também é simples de explicar. Como a tecnologia tem avançado rapidamente em todos os setores, a confiança em sites e em efetuação de pagamentos online aumentou. 

Além disso, há diversas outras vantagens em anunciar na internet grátis, como: redução de custos, experiência positiva dos seus clientes, mensuração de dados e crescimento ilimitado. 

O que vender na internet?

Existem dezenas de categorias de produtos e serviços para vender na internet e ela vai variar de acordo com sua ideia de negócio. 

A grande vantagem da internet é justamente a capacidade de segmentação, que permite às lojas virtuais alcançarem desde públicos massivos até os nichos mais específicos, muito diferente das vendas físicas.

Como vender pela internet?

Confira algumas dicas de como vender pela internet:

Defina o seu produto

O primeiro passo para você promover loja virtual na internet é saber exatamente o que vender e para conseguir definir o seu produto e saber melhor como vender na internet, siga estes dois caminhos:

  • Defina um produto a partir de um hobby ou algo muito familiar a você.
  • Defina um produto mais “frio”: isso significa desbravar um segmento totalmente desconhecido por você, mas que você sabe que existem poucos tipos de exemplo de promoção de vendas bem elaborados sobre ele.

Faça um planejamento de negócio

Agora que você já tem o seu produto definido, saber como vender na internet fica muito mais simples.  No entanto, para começar a promover loja virtual da sua marca, é necessário estruturar um bom planejamento. 

Foque nos seguintes tópicos:

  • A definição do público-alvo; 
  • A situação do mercado em que você atua; 
  • Quem são os seus concorrentes; 
  • Quais recursos você tem em mãos para investimento; 
  • Qual o seu diferencial

Defina a persona e o seu público-alvo

A persona representa o cliente ideal do seu negócio. É ela quem traz detalhes específicos sobre cada consumidor dos seus produtos e serviços. 

Já o público-alvo simboliza a sua audiência de modo geral. Com os dados colhidos, você consegue descobrir qual a idade, o gênero, a localização, etc., dos seus clientes. 

No fim das contas, a persona não se vira sem o público-alvo, que dá a ela uma noção para criar o personagem semi-fictício do cliente ideal. 

Escolha as plataformas de vendas

Escolher uma plataforma de vendas é excelente na hora de promover loja virtual, pois normalmente já inclui um sistema de pagamento, a infraestrutura necessária e a segurança para os clientes pegarem confiança. 

Anuncie!

Anunciar os seus produtos nelas pode ser um bom exemplo de promoção de vendas bem elaborada. 

Isso porque você aparecerá nas primeiras buscas do Google, entre outros buscadores online. Para tanto, tente investir no Google Ads, que é a plataforma de anúncios pagos do próprio Google, ou tente investir em SEO e outras estratégias de rankeamento no Google.

Faça uma boa gestão

Quando você tem um back office, ou seja, um “balcão” onde ocorre os bastidores dos seu negócio, tudo fica mais fácil. 

Afinal, é ele quem representa a estrutura física para promover todos os seus itens de maneira adequada. 

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