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Comunicação com o cliente: entenda sua importância!

Leitura: 7 min
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Quando se pensa em comunicação com o cliente, a primeira coisa que vem à mente é o telefone e, mais atualmente, as redes sociais.

E não é para menos, visto que redes como Facebook, Instagram e YouTube crescem continuamente, interferindo e modificando todo processo de vendas atual. Mas também há os vendedores tradicionais que usam apenas telefone para realizar contato.

Por isso, os vendedores que têm interesse de fazer uso do meio digital, vão primeiramente às redes sociais, a fim de divulgar o seu trabalho.

Não só devido a popularidade desses sites, mas também à fácil usabilidade, faz com que muitos utilizem das mídias sociais para anunciar um produto ou serviço, já esperando que algum usuário demonstre interesse no mesmo.

Segundo a pesquisa da Digital in 2016, metade da população mundial está conectada e é usuária corrente de redes sociais. Isso faz que plataformas como Facebook, por exemplo, seja utilizada para divulgar e também estabelecer uma comunicação com os clientes.

No entanto, com o boom das redes sociais, um recurso gratuito e eficaz acabou sendo esquecido: o e-mail. Há quem diga que e-mail já está ultrapassado, mas isso é um grande equívoco.

O e-mail sempre esteve presente na internet e, desde então, se mostra como um serviço de grande validade. É mais fácil de manusear e, utilizando-o da forma correta, traz grandes resultados nas vendas e no que diz respeito à comunicação com o cliente.

 

Por que a comunicação com o cliente é importante?

Uma comunicação com o cliente que seja feita de maneira exemplar, pode ser um dos pilares para o relacionamento entre empresa e público.

É importante ressaltar que, se a empresa for eficiente, poderá facilitar a resolução de muitas situações – principalmente em casos de clientes que estão irritados ou decepcionados.

Com a era digital e o desenvolvimento das pessoas nas redes sociais, qualquer descontentamento por parte dos clientes poderá facilmente ser publicado e exposto nas redes sociais, podendo gerar grandes dores de cabeça para a empresa – entretanto, o contrário também pode ocorrer; onde o cliente elogia seu serviço/produto, podendo gerar benefícios.

Sendo assim, a comunicação com o cliente – feita da maneira certa, sempre prevendo e dando a atenção necessária para seu público – pode ser uma ferramenta importantíssima de marketing e vendas.

 

Quais os métodos de comunicação com o cliente

Comunicação pessoal

Mesmo com o crescimento de interações por meio das redes sociais, não existe nada tão efetivo quanto a comunicação pessoal – pois, a partir dela, podemos visualizar as reações do cliente durante a situação, determinando um desfecho satisfatório.

Para a comunicação com o cliente ser excelente, invista em um atendimento pessoal que passe credibilidade, conhecimento e empatia.

Pesquisa de opinião

Por meio dessas pesquisas, você poderá compreender como o cliente enxerga sua companhia e os produtos/serviços oferecidos.

Além disso, esse método pode ser muito bem utilizado para atualizações ou lançamentos de um novo produto, a fim de saber a opinião do cliente e elaborar estratégias eficientes para resolver as necessidades do seu público.

Central de atendimento

Qualquer e toda demanda pode ser tratada com uma central – seja reclamação, sugestão ou até mesmo uma simples consulta de informação, promoções e entre outros. Além disso, a central pode ser implementada por meio do sistema de Call Center.

Ouvidoria

Esse é um canal de comunicação que possui o objetivo de entender o ponto de vista do cliente – não apenas funcionando como algo que represente a empresa. Sendo assim, essa comunicação pode auxiliar o entendimento das necessidades do público.

Chat de sugestões e reclamações

Quando as empresas possuem estabelecimentos físicos – como uma grande circulação de clientes, como é o caso de supermercados e restaurantes – esse tipo de comunicação é muito comum.

Para fazer uso desse método é muito simples: bastante desenvolver um formulário com algumas perguntas sobre seu produto/serviço e atendimento, e disponibilizar para seus clientes.

 

Dicas importantes

  •         Saiba o que falar – tenha um script em mãos;
  •         Cuidado com o português e o vocabulário;
  •         Saiba ouvir;
  •         Seja sempre objetivo;
  •         Tenha cuidado com a grosseria – o cliente é extremamente importante;
  •         Tenha dicção e fale de maneira clara.

 

Comunicação com o cliente: o e-mail nunca falha!

O e-mail possui alguns diferenciais que vão te fazer repensar em sua eficiência, como:

Para fazer uso de qualquer serviço na internet, até mesmo as redes sociais, é necessário que o usuário tenha um e-mail.

Pense nos sites de vendas, a maioria deles permite que o usuário cadastre seu e-mail para receber promoções relâmpagos, dentre outros.

Isso também existe em blog’s e sites de notícias, no qual o usuário pode se inscrever na newsletter com o e-mail, para ser notificado de toda publicação.

Para a comunicação com o cliente, o e-mail também tem suas vantagens únicas, pois ele se adequa à qualquer situação do processo de compra do cliente. Por exemplo:

Imagine um cliente que já foi atendido, não fechou a compra, mas ainda tem interesse. Nesse caso, o e-mail é ideal, pois você pode realizar um acompanhamento a longo-prazo, mandando e-mails eventuais que eduquem o cliente a permanecer com interesse até, de fato, realizar a comprar.

Além disso, o e-mail permite que seja utilizado uma linguagem formal. E quando se fala formal, não significa rebuscada. O e-mail pode ser formal e, ainda assim, manter uma linguagem íntima com o cliente.

A praticidade também é um grande benefício, uma vez que salva toda a conversa e permite a resposta para cada e-mail de forma facilitada.

E, é claro, a gratuidade do serviço – você pode se comunicar bem com seus clientes sem precisar gastar um centavo por isso!

 

 

 

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