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Técnicas De Vendas

Conheça algumas técnicas e dicas comportamentais para reuniões de negócios!

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Uma reunião pode ser intimidadora, seja ela de alinhamento de time, de feedbacks ou para fechar um negócio importante. Há muitos comportamentos que podem fazer com que uma reunião não seja tão bem sucedida, por isso, há técnicas e dicas comportamentais para reuniões que ajudam a alcançar os objetivos.

Neste artigo você irá conferir algumas técnicas e dicas comportamentais para reuniões, independente do objetivo da reunião, para te auxiliar a alcançar as suas metas e tirar o melhor proveito de reuniões!

Algumas técnicas e dicas comportamentais para reuniões

Prepare-se! 

Essa é uma das principais dicas comportamentais para reuniões. O fato de já estar acostumado a participar de reuniões no dia a dia não significa que você esteja preparado para todas elas. Cada encontro tende a ser diferente, e o ideal é que você sempre se organize e prepare-se para cada um deles.

Uma boa ideia é separar o material que será utilizado (apresentações, vídeos, propostas, dispositivos eletrônicos etc.), além de revisar os tópicos que serão abordados. É claro que muitas situações são imprevisíveis, mas, sabendo o motivo da reunião, já é possível pensar nas suas ideias e posicionamento para não parecer perdido ou nervoso na hora.

Entenda o papel de cada participante

Outra tarefa importante de se fazer é buscar conhecer e entender o papel de cada participante, pois talvez as reuniões das quais você participa sejam sempre com pessoas já conhecidas. Por isso, é bom e mais fácil entender o papel de cada um ali e é bem provável que cada um deles aborde as suas próprias necessidades e lute por elas. 

Embora os fatores sejam muito variáveis, perceber os detalhes também faz toda a diferença, como compreender a personalidade de cada um (mais extrovertido, tímido ou sério) e as diferentes culturas das pessoas também é uma das dicas comportamentais para reuniões que é importante, pois tudo isso ajuda você a se posicionar melhor e conquistar quem está ao seu redor!

Preocupe-se com a sua aparência

Não dá para negar que o seu visual reflete o seu comportamento e postura. Um erro clássico e bastante comum para muita gente é não cuidar da aparência quando se tem uma reunião de negócios marcada, mesmo que seja um evento casual e não tão significativo. Então, tenha o cuidado de se arrumar com calma e pensar na importância de fazer isso para favorecer a sua imagem.

Foque nos resultados

Não existe coisa pior do que perder tempo do seu dia em reuniões que não servem para nada, você não acha? O problema é que isso acontece mais do que podemos imaginar.

Encontros sem objetivo que não chegam a nenhum resultado ocorrem com frequência — pior ainda quando eles se estendem demais. Normalmente, isso indica que falta alguém no grupo que seja mais prático e coloque um pouco de ordem na situação.

Diante disso, avalie se esse papel de liderança cabe a você (sem ser inconveniente) e proponha um planejamento para cada reunião. Crie um roteiro com os assuntos que precisam ser tratados e busque chegar a uma decisão após discutirem sobre cada um deles. Isto é, faça valer a pena e foque nos resultados, evitando reuniões desnecessárias e improdutivas.

Desenvolva a sua comunicação

Outro aspecto que as pessoas costumam notar muito é a maneira como cada pessoa se comunica. Quando todos estiverem olhando para você, saiba que provavelmente eles estão analisando a sua postura, o seu jeito de pensar e tudo aquilo que você fala.

Ainda mais em um ambiente profissional, é imprescindível ter a noção de que nem tudo deve ser dito. Muitas vezes não há espaço para brincadeiras e, mesmo quando for necessário fazer algum tipo de crítica ou oposição, tudo precisa ser feito com cautela e respeito.

Por outro lado, ficar sempre muito quieto também não é a melhor coisa. Se você tem consciência de que não tem tanta desenvoltura para falar, procure maneiras de desenvolver essa habilidade. Livros e cursos são uma boa pedida!

Tenha equilíbrio

Por fim, uma das dicas comportamentais para reuniões mais importante é ter equilíbrio. Na prática, isso implica não ter uma participação demasiada e nem deixar de participar de uma reunião.

A ansiedade para se destacar e ganhar algum tipo de reconhecimento precisa ser controlada. Mesmo quando estamos convictos da nossa fala, ficar fazendo interrupções e querer ser o centro das atenções o tempo todo é pode ser mal interpretado e, ao contrário, parecer ausente e não falar nada é capaz de passar uma imagem de desinteresse ou despreparo. O ideal é ser certeiro e aproveitar as oportunidades para contribuir com algo positivo, demonstrando sua capacidade e segurança, tudo na medida e com equilíbrio.

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