Ir para o conte�do
Para sua Corretora Vender Mais

Como a consultoria empresarial pode ajudar minha empresa a crescer

Entenda como a consultoria empresarial pode ajudar sua empresa a ultrapassar o comodismo e conquistar novos territórios.

Leitura: 7 min
4115 visualizações

Abrir um negócio é algo desafiador, mas mantê-lo, na maioria das vezes, é muito mais difícil. É aí que a consultoria empresarial pode ajudar.

Vai muito além do produto e/ou serviço que o seu empreendimento vai oferecer ao cliente, pois para fazer uma empresa ter sucesso e se manter bem, é preciso muito planejamento e capital para continuar investindo.

Dessa forma, ter alguém que possa ajudar a melhorar a gestão e também a identificar pontos que possam ser feitos de uma forma melhor é algo muito positivo para qualquer empresa.

Por isso, a consultoria empresarial vem ganhando espaço cada vez mais dentro do ambiente corporativo porque ela tem como objetivo ajudar os responsáveis de uma organização a melhor se planejarem para que haja maior retorno financeiro.

Confira abaixo melhor sobre Como a Consultoria Empresarial pode ajudar sua empresa a crescer.

consultoria empresarial

O que é consultoria empresarial?

A consultoria empresarial nada mais é que um serviço fornecido por empresas especializadas ou profissionais com os conhecimentos necessários para diagnosticar problemas ou fornecer soluções no meio corporativo, ou seja, pessoas que vão te ajudar a gerir bem sua empresa.

A consultoria começou a ser praticada desde a antiguidade, em que as pessoas que tinham conhecimento davam conselhos às que não sabiam de determinado assunto.

Porém, a consultoria realizada como um serviço, surgiu no final do século XIX e início do século XX, na Inglaterra e nos Estados Unidos.

Com o surgimento da consultoria empresarial como um serviço, as empresas tiveram mais auxílio para que pudessem desenvolver melhor suas atividades.

Percebe-se que com o avanço da economia, e por conta das mudanças nas organizações, recomenda-se para as empresas um profissional qualificado capaz de auxiliá-las no seu desenvolvimento.

Chega um momento que a empresa precisa de ideias e opiniões adequadas ao seu negócio e que favoreceram o seu crescimento.

Quando isso acontece, o administrador procura um especialista que lhe ajude a corrigir erros administrativos e, ao mesmo tempo, a colocar em prática melhorias que tem como meta o desenvolvimento da empresa.

Tipos de Consultoria Empresarial que você pode utilizar em sua empresa

A consultoria empresarial pode ser realizada em qualquer setor da organização, em que o profissional responsável é chamado de consultor e pode atuar de forma externa ou interna.

Quando ele presta serviços de consultoria exclusivamente a uma empresa, ele é considerado um consultor interno.

Normalmente, esse tipo de consultoria empresarial é realizada por funcionários na empresa em que trabalham.

Já o profissional que presta serviços eventuais, seja trabalhando por conta própria ou para uma empresa de consultoria, ele se caracteriza como um consultor externo.

consultoria empresarial

 

O consultor interno tem mais contato com os procedimentos do setor e maior proximidade com as pessoas envolvidas (colaboradores, fornecedores, clientes, entre outros).

Um exemplo disso pode ser visto, em um setor de vendas, onde o gerente solicita a uma pessoa que ela dê dicas de melhorias e alternativas que podem ser feitas para melhorar a abordagem ao cliente.

Dessa forma, o consultor interno, ou seja, a pessoa a quem o gerente pediu ajuda dentro da empresa, terá um grande conhecimento em relação a forma com que o setor em questão trabalha, podendo analisar melhor a situação.

Por outro lado, o consultor externo possui amplo conhecimento, podendo auxiliar em todos os setores da empresa que pediu auxílio.

Além disso, como eles não trabalham na empresa que solicitou o serviço, os profissionais que prestam consultoria externa conseguem ficar mais neutros em relação à situação que a empresa está passando, dando uma visão diferente da dos gestores.

A importância da Consultoria Empresarial para o crescimento da empresa

Existem vários pontos em uma empresa que podem ser melhorados para que favoreça o seu crescimento. A consultoria empresarial torna-se importante, pois ela melhora as formas como são feitas algumas atividades, a fim de que a empresa consiga se desenvolver.

Abaixo listamos alguns itens para você entenda melhor como ela pode te ajudar. Veja só!!

  • Nova estrutura financeira;

Um ponto importante para ser analisado é a questão financeira da sua empresa.

Dessa forma, o apoio de uma consultoria é essencial para analisar toda essa área, verificando gastos desnecessários e até mesmo em novos investimentos para melhorar seu negócio.

  • Expansão no mercado;

Se você acha que chegou a hora de aumentar sua empresa, então seria muito importante contratar um consultor, pois ele te ajudará a ver as regras do governo (como leis e impostos) e os tributos que devem ser pagos para atingir um crescimento rentável e sustentável.

Mas além disso, o consultor vai te dar dicas de onde montar uma nova filial e como vender melhor para os clientes da nova região, para que você consiga fazer seu negócio render mais.

  • Aumento das vendas;

Agora, se você acredita que o que está faltando na sua empresa para fazê-la lucrar mais, é um aumento nas vendas, então a consultoria pode te ajudar nisso também.

O consultor vai te auxiliar verificando todo o processo de vendas, como fazer os vendedores venderem mais, se é necessário oferecer novas promoções aos clientes, uma forma diferente de falar com o cliente, dentre outras ideias que podem aumentar de forma significativa suas vendas.

consultoria empresarial

Finalizando

E se você e pergunta: “por que preciso de um consultor para a minha empresa?”, não fique esperando o lucro cair no céu. Aja!

A consultoria empresarial é a ferramenta que possivelmente está faltando na sua empresa para que ela possa obter mais lucros, afinal o consultor é o profissional que vai te ajudar na administração da sua organização.

Quer aumentar mais ainda o número de vendas recebendo clientes de forma automática? Entre em contato conosco através deste link e invista em geração de leads.

 

Ana Karine
SOBRE O AUTOR: Posts desse autor

Ana Karine Pereira

Auxiliar Administrativo na empresa Bannet e formada em Administração há 1 ano. Atua na área administrativa há 5 anos e ama o que faz. Acredita que o bom profissional é aquele que é humilde para reconhecer que sempre precisa aperfeiçoar-se.

Recomendado para você:

Postagens mais vistas:

Faça um orçamento: