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7 Erros Fatais que Tiram a Credibilidade de uma Empresa

Decidimos demonstrar o que acaba com a credibilidade de uma empresa: os 7 erros fatais que afastam os clientes. Se você comete algum deles, é melhor mudar.

Leitura: 10 min
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Responda-me, se for capaz: para você, qual a principal missão de uma empresa, independente do produto ou serviço que ela oferece? Encantar clientes para fidelizá-los a fim de atrair novos clientes, certo? É aí que surge a credibilidade de uma empresa.

Porém nem toda empresa pode agradar 100% a clientela, e esses prospects, que porventura viriam a ser novos clientes, são afastados por erros cometidos pela própria organização.

Para acabar de vez com esse problema, a Bannet decidiu demonstrar os 7 erros fatais que tiram a credibilidade de uma empresa. Se você comete algum deles, comece a mudar esse cenário.

O que causa a falta de credibilidade de uma empresa

1 – Falta de treinamento para os vendedores

A pessoa que intermedia a compra de qualquer produto é o vendedor.

Imagine um vendedor que não está capacitado a vender esse produto, seja por insegurança no que está fazendo, seja porque não passa credibilidade, nem firmeza, seja porque não conhece aquilo que vende, ou qualquer outra motivação.

Tal vendedor tem a capacidade de afastar os clientes, pois ele, que deveria intermediar a compra, não está fazendo seu principal trabalho com eficiência, logo ele está tirando a credibilidade de uma empresa.

Um exemplo disso é uma concessionária de automóveis. Os vendedores ali devem estar capacitados a saber todas as especificações de todo e qualquer carro dentro da loja: freios, airbags, direção, motor…

Nem todo cliente vai ali decidido sobre que carro vai levar e, às vezes, pode até estar, mas o vendedor poderá o convencer a fazer uma compra melhor.

credibilidade de uma empresa

 Dica!

Se você é vendedor, estude sobre seu produto, se você é empreendedor, capacite seu vendedor. Os vendedores devem passar total credibilidade e segurança na hora da venda.

Leia bastante, compre livros e busque novas tendências. Espelhe-se em grandes vendedores e faça um checklist do que precisa melhorar.

É corretor de plano de saúde? Estude sobre cada corretora. Vende seguro para carros e motos? Pesquise sobre o que baixa o valor do seguro. Quer vender picolé no frio? Saiba persuadir e ajude a melhorar a credibilidade de uma empresa!

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2 – Vendedor insistente

Existe de tudo no meio das vendas, como por exemplo vendedor que não luta por um cliente e também aquele que insiste demais em uma venda, estes preocupam-se mais com a própria venda em si do que com a satisfação do cliente.

Tais vendedores tentam empurrar a venda de qualquer maneira, oferecem outra categoria de produto, recorrem a preços menores, falam com o gerente para aumentar o prazo, ligaram de dois em dois dias para ver se o cliente mudou de ideia, entre tantas outras atitudes insistentes.

credibilidade de uma empresa

Dica!

É fato que o cliente gosta de ser lembrado, mas não todo dia. Pare de mandar sms, telefonemas ou emails cobrando uma compra que ainda não foi realizada. Nenhum cliente gosta de ser pressionado.

Não force uma venda, deixe o cliente ter a liberdade de escolha, não permita que ele sinta-se pressionado a comprar algo, só porque você insistiu.

Com certeza, se ele comprar o produto ou serviço e se frustrar, será bem pior para a reputação da sua empresa.

3 – Empresa que não investe no Marketing Digital

Não adianta, se a empresa não está inserida no universo online, será muito difícil vingar. Ela precisa ser vista, lembrada.

Nos dias atuais, antes de realizar uma compra, muitos prospects pesquisam sobre a empresa para saber endereço das lojas, reputação da empresa, novidades, promoções, produtos e se ela vende seus produtos online.

Muitas, inclusive, preferem até usar chats onlines para ter seu problema atendido logo. Já pensou se sua empresa não estiver dentre um dos sites listados na primeira página do google?

É o Marketing Digital que se encarrega de investir em SEO e Inbound Marketing para que sua empresa seja vista pelos futuros consumidores. Ele quem produzirá conteúdo e distribuirá em sites, blogs e redes sociais para atrair os clientes.

É graças ao Marketing Digital também que é possível captar clientes de forma automática, sem sair de casa ou do escritório, através da Geração de Leads. Ou seja, se sua empresa não investe nisso, tem sérias probabilidades de ficar para trás.

Não sabe se monta uma equipe de Marketing ou se terceiriza uma? Clica aqui e descubra!

Dica!

Invista em uma agência de Marketing Digital e esteja presente onde seus clientes estão, assim você não perderá nenhuma venda e nem afastará possíveis clientes que tentaram procurar pelo produto que sua empresa vende e não encontrou.

4 – Empresa não investe em Relacionamento com o Cliente

O que caracteriza uma relação saudável, seja ela qual for? Confiança, isso mesmo! A credibilidade de uma empresa se baseia nisso. 

E sua empresa tem mantido uma relação saudável com seus clientes? Ela tem feito o pré e pós vendas? O atendimento da sua empresa é realmente eficaz?

Toda empresa precisa investir em Relacionamento com o Cliente para fidelizar os que já são clientes e, consequentemente, isso não afastará os novos.

E a melhor propaganda para atrair novos clientes é uma experiência boa passada pelos antigos, não é mesmo?

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Dica!

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5 – A empresa não tem valor agregado

Você sabia que qualidade não é mais considerada um diferencial? Ela deve ser vista como algo básico, essencial, obrigatória em qualquer produto ou serviço.

Muitas empresas acham que oferecer qualidade é agregar valor à empresa, mas não é assim. Valor agregado vai muito além disso.

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 Dica!

Você deve analisar qual é o diferencial da sua empresa. Por que o cliente deverá comprar com você e não com a concorrência?

É o atendimento, o preço, a preocupação da empresa com o meio ambiente ou com o próximo que faz com que sua empresa se destaque? Então comunique isso aos seus futuros clientes.

Caso ela não invista nisso, certamente os afastará.

6 – A empresa/vendedor não sabe identificar o problema do cliente

O que adianta oferecer um produto que não atende às necessidades do seu público-alvo? Para desenvolver algo, é preciso estudar sobre as dores das pessoas que sua empresa quer atingir.

E o vendedor também faz parte disso, isto é, conhecer muito bem seus clientes para oferecer a coisa certa e satisfazê-lo da melhor maneira possível. Isso agrega valor à empresa, já que velhos clientes sempre trazem novos clientes.

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Dica!

Antes de mais nada, a empresa precisa identificar qual sua persona e tudo que permeia a decisão de compra dela: seus gostos, seus hobbys, sua profissão, sua faixa etária, com quem mora, etc.

Reconhecendo o cliente ideal, é possível elaborar ações voltadas exatamente para o público certo. Leia mais sobre persona aqui.

Vendedor, esteja sempre bem preparado e entenda o que seu cliente quer, quais problemas precisam ser sanados e ofereça a ele algo específico e especial para ele. É um laço que, provavelmente, não o afastará de você.

7 – Demora no atendimento

Imagine que um prospect se cadastra na landpage da sua empresa, interessada em realizar uma cotação dos seus serviços e precisa desse retorno para comparar preços e benefícios entre outras empresas.

E adivinha?! Nenhum vendedor retorna àquela lead no tempo esperado e, consequentemente, ela decide comprar em outra, claro.

A demora no atendimento é uma das muitas causas do afastamento dos clientes. Nenhum, principalmente online, quer esperar mais de 1 dia para receber um feedback sobre determinada compra, pelo contrário, desejam retorno breve para tomar uma decisão também breve.

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Dica!

Não perca tempo, se uma lead se cadastrou para receber alguma informação, aumente seus esforços de venda para contatá-la imediatamente e aumentar as chances de fechar a venda. Isso é fundamental para a credibilidade de uma empresa.

Conclusão

Se você comete um desses sete erros fatais, cuidado, você pode estar contribuindo para o afastamento de seus clientes e pela falta da credibilidade de uma empresa. Mas ainda há tempo de mudar, siga nossas dicas e arrase nas vendas!

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Carine
SOBRE O AUTOR: Posts desse autor

Carine Vasconcelos

Editora Chefe da empresa Bannet, formada em Publicidade e Propaganda, há mais de 6 anos, pela Faculdade Cearense, e apaixonada por conteúdo. Atua na área de Marketing e Produção Textual há quase 10 anos e acredita que, para termos sucesso em qualquer área, é preciso sermos felizes no caminho, afinal o amor pelo que fazemos é força motriz para atingirmos a excelência.

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