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Entenda como avaliar uma empresa para venda

Tem dúvidas sobre quais processos usar? Leia o texto!

Leitura: 7 min
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Ainda tem muitas pessoas no mundo comercial que tem dúvidas sobre como avaliar uma empresa para venda.

Empresas – sejam pequenas ou grandes – depois de um determinado período, onde podemos estimar e acumular valor para determinada marca, é possível fazer uma venda em que o lucro seja satisfatório. Muitas vezes, as pessoas erram o valor de seu bem, por não saberem como avaliar e calcular.

Nesse texto, iremos discutir um pouco mais sobre como avaliar uma empresa para venda – sobre como vender, calcular e dicas sobre os melhores métodos de avaliação. Confira 😀

 

O que é Valuation?

Para entender como avaliar uma empresa para venda, é necessário entender o conceito de Valuation – que significa “Avaliação de Empresas”.

Caracterizamos o processo de estimar o valor de uma empresa, ponderando quanto uma empresa vale, verificando o seu valor justo e o retorno do investimento em suas ações.

Entretanto, é importante ressaltar que esse valor vai além do que há de estoque, quantidade de clientes etc. – esse processo é uma junção de tudo que é o seu negócio e o que pode oferecer para seu possível comprador.

Para fazer uma avaliação eficaz de Valuation, é preciso analisar financeiramente – o que possibilita perceber as falhas e ainda evidenciar uma necessidade de capital.

As empresas podem ser avaliadas em muitas ocasiões e por motivos diversos – seja depois de transações ou aquisições, processos judiciais ou para fins contábeis.

 

Como avaliar minha empresa para venda?

Para saber como avaliar uma empresa para venda, separamos algumas dicas que podem ser essenciais na hora de montar qualquer análise. Confira mais:

Utilize de modelos simples

Mesmo que as novas tecnologias possibilitem o uso de modelos mais complexos – os modelos que fazem uso de menos informações ainda podem ser muito mais eficazes, além de serem mais claros e simples de se trabalhar.

Verifique adequadamente qual o melhor modelo para a sua análise!

Não tente enfeitar

Um dos erros mais comuns para conseguir vender por um valor elevado é colocar firulas e acrescentar elementos que não podem ser comprovados.

Seja justo e fiel referente a realidade da sua empresa na hora de criar sua avaliação e criar sua análise.

Diminua o viés no processo de avaliação

Geralmente os analisar que trazem fortes visões sobre a situação de uma empresa subavaliada ou superavaliada – tem sua compensação financeira ligada aos resultados da avaliação que acabam gerando análises que refletem muitas distorções.

A melhor forma para minimizar tais distorções é melhorar os modelos de avaliação!

Conte sua história, mas não esqueça dos dados

Ao estruturar uma história sobre a sua empresa – justificando porque ela deve ser negociada por aquele valor – é um ótimo método. Entretanto, junto com a história, é preciso ter dados que façam valer a pena.

Sendo assim, analise cuidadosamente os dados, verificando se a história faz sentido e colocando os dados como detalhes para comprovar o valor de sua empresa.

Leis básicas da economia

Não respeitar as leis básicas da economia podem gerar muitos erros na sua avaliação. É preciso fazer toda as considerações necessárias, para não gerar uma avaliação duvidosa.

 

Saiba o valor da sua empresa!

A primeira coisa que você deve saber, é que não nunca haverá um número oficial e definitivo, afinal, não há como calcular o valor de uma empresa para venda e ter um resultado certeiro. Isso só ocorre quando você possui capital aberto – uma situação onde o valor de mercado é conhecido, multiplicando o valor da ação pelo número de ações.

Mesmo que você e seu comprador utilizem um dos milhares métodos de avaliação, os resultados podem ser muito diferentes, isso porque o cálculo é complexo e apresenta diversas variáveis.

Isso pode fazer com que você pense que calcular o valor de sua empresa seja um esforço inútil e sem proposito. Mas é importante lembrar que é a partir dessa avaliação, que seu conhecimento sobre o negócio aumenta – e com isso, o seu poder de negociação.

 

Principais métodos de avaliação

Para saber como avaliar uma empresa para venda, existem diversos métodos – mas isso depende do objetivo da venda, fatores externos e até mesmo o tamanho da sua empresa. Confira alguns métodos conhecidos:

Fluxo de caixa descontado

Um dos métodos mais completos, pois considera fatos históricos imobilizados, lucros, projeções de mercado e entre outros.

Além disso, esse método tem sido muito usado pois consegue oferecer dados relevantes para o cálculo de Valor Presente e ainda leva em consideração os cenários econômicos projetados em um ambiente macroeconômico.

Mercado

Temos que fazer o valor da empresa de capital aberto com base no valor das ações no mercado. Podendo fazer o preço das ações x número de ações.

Contábil

Tem com base no valor de patrimônio líquido no balanço patrimonial.

Múltiplos

Pegamos o valor com base em empresas semelhantes e transações já realizadas. A avaliação por múltiplos não contempla, entre outras coisas, as possibilidades de crescimentos futuros do segmento.

Liquidação

Calcula-se os bens menos dos direitos + Direitos + Imobilizados – Deveres. Esse método é bem simples de ser calculado, mas limita-se aos imobilizados e não se considerada outras informações.

 

Como posso fazer o cálculo?

Fazer o cálculo do valor da sua empresa não é nem um pouco fácil. Sendo assim, se você ainda tiver muitas dúvidas e não souber como fazer, é melhor não correr riscos e procurar um profissional contábil que poderá calcular um valor considerável.

Esse processo é recomendado para que não se tenha falhas quanto a oferecer um preço muito acima do proposto ou abaixo do esperado, podendo causar muitos transtornos.

Se ainda houver dúvidas ao contratar um contator, você pode ter a opção de buscar um serviço de consultoria – que fará a avaliação da sua empresa pelo mercado e ainda oferecerá uma base necessária para vendas.

Mas lembre-se, o principal critério para o cálculo é pensar que sua empresa não deve ser avaliada somente pelo que ela é agora, e sim pelo seu potencial futuro.

 

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