Ir para o conte�do
Vender Mais

Entenda o que faz uma corretora de seguro!

Leitura: 6 min
1385 visualizações

Muitas pessoas quando pensam em seguros, pensam na burocracia e no processo de que é fazer um seguro (seja de saúde, vida, para carros, etc.). Mas, você conhece o real trabalho que uma corretora de seguro realiza e como ela facilita nossa vida em muitos aspectos? Acompanhe o texto e confira o que uma corretora faz e como ela é importante!

O que faz uma corretora de seguro?

As corretoras de seguro são aquelas que  intermedeiam a relação entre segurados e seguradoras, prestando assessoria para que tudo que esteja presente no contrato de seguro seja cumprido. 

Pode-se afirmar também que as corretoras de seguros são as representantes oficiais dos clientes juntos às seguradoras. Além disso, corretoras de seguros qualificadas, possuem amplo conhecimento de termos e cláusulas específicas dos produtos e atendimento ao cliente que facilita o entendimento e a escolha do melhor seguro para cada caso.

A corretora de seguros é necessária na contratação de um seguro

Caso você queira contratar um seguro, independentemente de qual modalidade você procura, é necessário a presença de uma corretora pessoa jurídica ou de um corretor de seguros pessoa física, que são empresas e profissionais legalmente autorizados pela SUSEP para intermediar o processo.

A corretora vai estar ao lado do segurado fazendo um papel consultivo na hora da venda e, obviamente, após a negociação, oferecendo todo o suporte necessário. 

Algumas das principais atribuições da corretora de seguro são: analisar o perfil do cliente para indicar os planos mais adequados e fazer as devidas recomendações para uma apólice com as coberturas que irão suprir a necessidade do segurado e serviços atrelados, por exemplo, como no seguro auto: o guincho (reboque), a assistência 24 horas, o seguro contra terceiros, cobertura de vidros, entre outras. Assim, ela analisa as necessidades dos clientes e qual tipo de seguro funciona melhor para ele.

Também há a assessoria ao cliente, quando a corretora de seguro ajuda a escolher uma seguradora, levando em consideração todos os principais pontos, seja em questão de custo-benefício, coberturas e assistências. Uma boa corretora também deve orientar sobre renovações e adequar a apólice de seguro de acordo com as condições que foram sinalizadas pelo segurado. 

Presta auxílio durante a vigência da apólice

Ao analisar o trabalho de uma corretora de seguro, considere o suporte e o acompanhamento que a empresa fará durante toda vigência da apólice, como em casos que será necessário a troca de informações, processo conhecido como endosso. Caso isso tenha ocorrido (mudança de informações na apólice), é importante que o segurado avise a corretora para realizar as alterações necessárias e mantê-lo seguro. Isso mostra a preocupação da corretora com a segurança do segurado

Em casos de sinistros, a corretora de qualidade também irá fazer toda assessoria do processo juntamente à seguradora que será responsável pela indenização do valor, seja uma perda parcial ou numa perda total.

Qual é a diferença entre corretora e seguradora?

Podemos resumir a diferença entre corretoras e seguradoras da seguinte forma: as corretoras comercializam os produtos oferecidos pelas seguradoras, que assumem os riscos e pagam as indenizações de um seguro.

Para deixar mais claro, vamos comparar os seguros com carros. Todos os veículos são produzidos pela montadora. Mas eles são repassados a uma concessionária, que é quem vende ao consumidor final.

Mesmo que exista diferença entre corretora e seguradora, o papel de ambas é trabalhar em conjunto para oferecer ao segurado a devida proteção em caso de imprevistos.

Porque é importante contratar uma corretora de seguro?

Como todo produto financeiro, o seguro possui características um tanto quanto complexas, seja sobre suas coberturas ou sobre suas condições, e, portanto, possui uma contratação delicada, visto que é necessário ter muita atenção e cuidados ao escolher a cobertura.

Mesmo nos países onde a contratação de seguros e mais comum e frequente, suas particularidades e detalhes ainda podem parecer estranhos à uma grande maioria das pessoas. Portanto, a ajuda de um profissional especializado no assunto, fornece a assessoria necessária para que o cliente escolha e contrate a melhor opção de apólice.

Além disso, por se tratar de um contrato, a existência de um profissional qualificado para intermediar essa negociação acaba sendo indispensável. O corretor de seguros é, tanto por lei quanto por definição, o profissional que representa o segurado junto à seguradora, pois, além de deter maior conhecimento sobre o produto, também é o profissional mais capacitado para um atendimento personalizado e eficiente.

Outro fator importante para considerar o apoio de uma corretora, é que além de possuir domínio sobre o produto, ele também costuma possuir conhecimento sobre uma carteira extensa de seguradoras, ou seja, ao invés de buscar a contratação de uma seguradora específica, você contará com profissionais que poderão extrair a melhor contratação de uma gama de opções de seguradoras, garantindo assim, que você fará a melhor escolha, dentre várias opções do mercado. Por isso, contatar uma corretora passa mais segurança na escolha de um planos adequados às suas necessidades e de sua família.

Recomendado para você:

Postagens mais vistas:

Faça um orçamento: