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Motivação

Erros que cometi nas vendas em 2015

Leitura: 5 min
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O que você fez de errado nas suas vendas em 2015? Analisar o que está dando certo ou errado foi algo que sempre fiz na minha vida e gosto de aplicar essa regra em vários outros setores. Então decidi fazer uma análise do que errei em relação às vendas em 2015.

A vida é feita de escolhas. Algumas ações não tem como voltar atrás, com outras podemos tentar aprender algo com os nossos erros.

Ao analisarmos os erros que cometemos, saímos do piloto automático. Algumas pessoas vão passar a vida toda cometendo os mesmos erros, pelo simples fato de não fazer essa análise.

Todo final de ano escolho apenas os 3 maiores erros e defino algumas metas para o próximo ano.

Os três erros que cometi em 2015 foram:

1ª Error: Não saber simplificar os objetivos de vendas

O que todo vendedor e corretora quer é aumentar as vendas. No início de 2015, também queria muito isso e sabia exatamente como conseguiria. A estratégia que decidi utilizar foi geração de leads de vendedores de plano de saúde.

Além de gerar leads, queria automatizar o cadastro dos vendedores de plano de saúde em nosso site. Isso nos pouparia muito tempo e dinheiro.

O erro que cometemos nessa automatização é que demoramos 3 meses para lançar essa automatização. No mundo dos negócios e das vendas, 3 meses são muito tempo, tempo suficiente para quebrar qualquer empresa.

O certo seria ter simplificado o objetivo o máximo possível até chegar em algo que possa ser implementando em 4 dias. Depois realizar alguns testes por mais 3 dias, analisar o que foi aprendido e melhorar o sistema com os aprendizados.

Na metodologia Lean StartUp chamamos isso de aprendizado validado e isso também pode ser implementado as vendas.

Aprendizado Validado

Em 3 meses dá para realizar 17 testes. Com certeza um sistema desse vai ser mais eficiente do que um que levou 3 meses para ser desenvolvido e não realizamos nenhum teste.

Após definir seus objetivos para aumentar suas vendas, simplifique o máximo possível até que possa implementar em 4 dias.

2ª Error: Não acompanhar as metas de vendas semanais e mensal

Existem muitas metodologias, estratégias que podem ser utilizadas para aumentar suas vendas, mas não adianta de nada se você não acompanha seus resultados.

Quando criamos nossa meta de vendas, erramos feio em não fazer análises detalhadas a cada semana e mês, e não analisamos a meta no contexto do processo de vendas.

Nos primeiros meses a meta não foi batida. Quando começamos atingir a meta de cadastro, percebemos que alguns vendedores não estavam realizando novas recargas no sistema.

Demoramos muito para perceber que o plano gratuito que disponibilizávamos para novos vendedores não estava valendo mais a pena para nós.

E todos esses erros foram cometidos porque não estávamos acompanhando essas informações.

Defina quais as métricas gostaria de acompanhar nas suas vendas para não cometer os mesmos erros.

3 Error: Ter pessoas erradas no seu time de vendas

O maior ativo de uma empresa são as pessoas que trabalham para ela, pessoas que compõe o time.

Tenha pessoas comprometidas, que gostem de desafio de estar sempre aprendendo algo novo, alguém que saiba trabalhar com metas.

Evite pessoas que façam trabalhos freelance, ou que trabalhem em mais de um lugar, pessoas que dizem na entrevista que tem como objetivos ser funcionários públicos, pois elas não vão ter o comprometimento que gostaria que tivesse.

Quando defini a meta de 1.000 vendedores cadastrados no site, me senti limitado por algumas pessoas na minha equipe, pois elas não acreditavam nisso.

Então decidi demitir algumas pessoas e outras em 2016 não vão fazer parte das atividades de crescimento da empresa, pois não quero limitar o crescimento da empresa a pessoas que pensam pequeno ou não conseguem trabalhar com metas.

Conclusão

Os principais erros que cometi em 2015 no setor de vendas foram: não saber simplificar os seus objetivos, não acompanhar as metas mensais e ter as pessoas erradas no seu time de vendas torna mais complicada a realização das suas metas.

Evite o máximo possível pessoas sem compromisso com sua meta.

Também fiz uma lista de coisas que aprendi em 2015 que pode ser lida no seguinte artigo: 5 coisas que aprendi sobre vendas em 2015

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