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Estratégia topo de funil: como criar um marketing efetivo para esse grupo!

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Ainda há quem acredita que existe apenas um estágio na hora de fechamento de uma venda e ainda tem aqueles que acreditam que não há nenhum… Vendas é um processo um pouco mais longo e detalhado e que merece atenção e dedicação. Neste artigo iremos abordar um pouco sobre a estratégia topo de funil e porque ela é muito importante para o seu negócio ou empresa.

O funil de venda é um conjunto de processos e ações que envolvem as áreas de marketing e vendas. Eles permitem acompanhar a evolução do cliente desde o primeiro contato com sua marca até o pós-venda. Para que seja efetiva, a definição das ações que envolvem cada estágio precisa se basear no comportamento de compra do cliente. Por isso, é muito importante monitorar o processo e aprimorar constantemente os procedimentos.

O que é o topo de funil?

Imagine um funil, enquanto o fundo de funil é a parte mais estreita, o topo é a parte mais larga, é aqui que você recebe o maior número de visitantes e precisa despertar o interesse deles. 

O topo de funil é considerado a fase de conscientização do funil de vendas. É o lugar de despertar o interesse do futuro cliente e criar oportunidades, no qual você recebe o maior número de visitantes e tráfego orgânico. 

Esse despertar é essencial para o seu negócio. Nesse caso, o topo de funil é o espaço de atrair potenciais compradores tornando-os clientes fiéis da sua marca.

É nesse estágio que você irá atrair uma grande quantidade de pessoas que podem descobrir que o seu produto ou serviço pode ser exatamente o que eles estavam procurando. Por isso, uma estratégia topo de funil é muito necessária para atrair e captar clientes!

Qual a importância do topo de funil?

Já foi dito que o topo é o lugar onde as pessoas são atraídas, ou seja, o ponto de partida de qualquer negócio. Muitas vezes um ótimo contato inicial desperta a curiosidade da pessoa para conhecer mais sobre a empresa e a solução que ela tem, atraindo novas perspectivas para o consumidor. Quando você desperta a curiosidade das pessoas, você consegue que elas pensem em problemas que antes ignoravam e comecem a procurar soluções para eles. 

Uma vez que as pessoas descobrem algum tipo de problema ou ela tem alguma dor, automaticamente elas têm o interesse em saber mais sobre o novo assunto e, inicialmente, elas não têm nenhum tipo de contato ou material para ler. O topo de funil é a porta de entrada que vai determinar se aquilo que ela procura resolve seus problemas. Por isso, é imprescindível ter conteúdo adequado e de valor que eduque seu público e ofereça soluções para suas demandas.

Qual é a estratégia topo de funil mais eficiente?

A estratégia topo de funil é produzir materiais cujos temas sejam mais generalizados, com linguagem clara e de fácil acesso, pois há uma necessidade de atrair usuários nesse estágio da jornada de compra, é interessante apostar em conteúdo educativo, que serve para fazer com que mais pessoas possam se interessar pelo seu tema de mercado.

Nesse caso, você não falará somente do seu produto, serviço ou mesmo da sua empresa diretamente, mas levará informações úteis aos leitores a respeito da área de atuação que sua empresa domina com bastante propriedade. Foque em temas que estão relacionados ao seu setor de atuação para mostrar que você tem propriedade no assunto. Por exemplo, se você vende frutas, falar sobre alimentação, estilo de vida saudável pode engajar mais do que falar apenas do seu produto em si.

A estratégia topo de funil de conteúdo é essencial no processo de geração de leads, fazendo com que o usuário avance mais um estágio em relação à compra. Com conteúdo de qualidade, aos poucos você consegue fidelizar os visitantes e engajá-los com seu conteúdo, recebendo links e recomendações.

Como deve ser os conteúdos para topo de funil?

Conteúdo é muito importante atualmente, como dito anteriormente, a estratégia topo de funil de conteúdo pode ser essencial e o seu diferencial na geração de leads! 

Nesta fase do funil, o seu persona deve absorver a ideia de que tem um problema para ser resolvido. Dessa forma, é importante que o conteúdo seja de fácil acesso e compreensão, visto que o intuito é atrair o maior número de pessoas para depois fazer uma segmentação e qualificação de possíveis leads. Faça que o serviço que você oferece seja conhecido, as pessoas não sabem que precisam de uma coisa que não conhecem. As informações devem ser objetivas, tente não colocar informações que confundam o cliente

Segmente o seu público ideal

Faça algumas perguntas antes de qualquer coisa: 

  • Quem você quer atingir?
  • Qual a idade média do seu persona?
  • Por que essas pessoas devem consumir seu produto/ serviço?
  • Qual o gênero?
  • Quais são as ideologias?
  • Em qual região mora? 

Respondendo essas perguntas você terá uma noção muito maior de como fazer um conteúdo adequado para as pessoas e grupos que você quer atingir.

Não fale da sua marca

As pessoas que estão no topo do funil ainda estão na fase de pesquisa, mas isso não indica que elas terão interesse em comprar, por isso, é bom evitar falar diretamente da sua marca. Por exemplo, se no meio do conteúdo (seja escrito, em vídeo, podcast, etc.) o usuário se depara com o nome da marca, intuitivamente, ele achará que é pura propaganda e não dará credibilidade ao seu trabalho. 

Eduque seu persona

Todo seu conteúdo da estratégia topo de funil deve ser feito para a educação do seu persona, por isso, é bem importante oferecer conteúdos que o consumidor precise preencher um formulário e se tornar um lead. 

Não restrinja seu conteúdo ao produto ou serviço que você oferece, divulgue informações que possam ser úteis para sua persona. Mostre ao visitante que você possui conhecimento para escrever sobre outros assuntos.

Uma outra estratégia bem interessante é o uso de newsletters e email marketing, pois através delas é possível conseguir e-mails diretamente e se comunicar diretamente com quem demonstrou interesse. Após captar os endereços de email , comece a disparar email marketing para deixar o seu lead sempre alimentado, assim você engaja e gera valor.

Compartilhe 

A redes sociais são uma ótima forma de atrair visitantes de todos os tipos! Compartilhe no maior número de redes possíveis (Facebook, Linkedin, Instagram, etc.). Não se esqueça de utilizar ferramentas que essas redes oferecem e compartilhe para que seu trabalho e conteúdos sejam vistos.

Os blogs também são ferramentas excelentes para criar e compartilhar conteúdo útil para sua persona. Lá é possível criar conteúdos, compartilhar, fazer cross media, etc. Além de que conteúdos dentro de blogs tem uma durabilidade excelente em comparação a redes sociais e outros tipos de plataformas!

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