O que é Funil de Vendas e Passo a Passo para Criar Um
Confira o que é um funil de vendas e como criar um para aumentar suas vendas de plano de saúde identificando cada etapa para reter os clientes certos.
Todo vendedor de planos de saúde anseia pelo sucesso nas vendas, isso é fato. Entretanto, poucos conseguem definir as estratégias necessárias para impulsionar as vendas da forma desejada. Aliás, boa parte chega a desconhecer a necessidade de uma estratégia bem traçada ou desconhece o que é um funil de vendas, e se perde na ilusão de que surgirão vendas sem nenhum esforço.
Não precisa se preocupar! A Bannet vai te ensinar o que é preciso para chegar ao topo com a ajuda do funil de vendas e irá te ensinar como criar o seu próprio funil. Confira!
O que é um Funil de Vendas
Primeiro, é importante lembrar que há um certo receio por parte dos vendedores de se iniciar um plano de vendas, por acharem que, para isso, é necessário um grande conhecimento prévio – quando, na verdade, o requisito principal é que o vendedor se esforce e persista para alcançar seus objetivos.
Uma das estratégias mais conhecidas e utilizadas é o Funil de Vendas, um método frequentemente citado em palestras de marketing digital, que consiste num processo que conduz ou acompanha o cliente, a partir do momento em que ele descobre o serviço de vendas até a venda de fato.
Ou seja, o funil de vendas é todo o processo de captação a conversão dos clientes para a venda.
Através do conhecimento dessa conversão, são descobertas as maneiras mais eficientes de se captar clientes e, a partir disso, possuir uma sinalização de onde e como se deve investir mais para seguir com o sucesso de vendas de planos de saúde.
Mas antes de mais nada, é preciso entender como funciona a jornada de compra do cliente, veja abaixo.
Jornada de Compra do Cliente
Para entender sobre funil de vendas, é interessante aprender sobre a jornada que o cliente faz. Mas preocupe-se também em não confundir as duas coisas.
A jornada de compra do cliente é o caminho que um cliente percorre desde a primeira interação com a empresa até a compra do produto. Cada uma dessas etapas prevê ações que determinam quais estratégias podemos usar.
A jornada do cliente é dividida em 4 etapas, que abrangem o caminho executado pelo futuro comprador até ele se tornar um real cliente.
- Aprendizado e descoberta: aqui, o potencial cliente inicia as etapas de uma possível compra. Mas ele ainda não sabe se realmente tem um problema. Ele não sabe o que precisa, portanto você não pode empurrar uma venda logo de cara;
- Reconhecimento do problema: o potencial comprador identifica uma oportunidade ou então reconhece que passa por um problema. Ele quer aprender um pouco mais sobre o que está passando e descobrir qual é a solução. Nesta fase, você precisa educar esse cliente. Nessa hora, é importante ter landings pages (páginas de captura) para conseguir o contato desse cliente interessado, já que ele está caminhando para se tornar uma lead;
- Consideração da solução: aqui, o marketing irá nutrir o cliente para continuar despertando o interesse nele de adquiri o produto ou serviço. É nessa hora que os vendedores devem adotar estratégias de vendas, já que o cliente já está considerando uma solução para seu problema;
- Decisão de compra: neste estágio, seu cliente já está comparando as soluções e decidindo qual se encaixa melhor para o seu problema.
Clientes em potencial viram visitantes, que tornam-se leads, que viram clientes até virarem clientes fiéis.
Começando a fazer o Funil de Vendas
A primeira coisa a se fazer é identificar e traçar os seus principais objetivos, afinal, além de servir como estímulo, servirá como a base principal de todo o seu método de vendas.
Um vendedor de planos de saúde que é bem resolvido e possui metas ganha até uma credibilidade maior com seus clientes.
Existe uma série de etapas iniciais para se começar um funil de vendas. É importante ressaltar que o enfoque e a eficiência do funil de vendas atua em conjunto com os métodos de venda de planos de saúde de forma digital, através de sites e captação de leads – saiba mais sobre esses métodos aqui!
Entenda, de antemão, que o funil de vendas é separado em 3 partes: TOPO, MEIO E FINAL do funil. Ao longo dos passos, você entenderá melhor sobre cada uma delas.
1º Passo: Defina seu público-alvo
“Para quem quero vender planos de saúde?” É muito importante que um vendedor de plano de saúde defina o seu público-alvo, pois é o que direcionará todo planejamento de campanha de captação.
Por exemplo: se você vende planos de saúde apenas para pessoa jurídica (empresas), a captação terá o enfoque naqueles que buscam a contratação de um plano de saúde empresarial.
Definindo o seu público, as chances de conversão em vendas é maior, pois o vendedor mostrará a solução que o seu público-alvo está precisando, através de campanhas que mostrem o que este público quer.
Além disso, a partir do público- alvo, é possível definir a persona, que é definida como o cliente ideal que sua corretora de plano de saúde objetiva ter. Leia mais sobre persona aqui.
2º Passo: Como atrair o tráfego para seu site – TOPO DO FUNIL
Neste passo, você entenderá a primeira parte do funil de vendas: o TOPO. O topo do funil de vendas é definido pela primeira experiência do cliente com a empresa, isto é, o contato inicial que o cliente possui, o aprendizado e descoberta.
É essencial que a primeira impressão do cliente em relação ao seu serviço seja positiva, afinal, é a partir daí que se firmará uma parceria que pode gerar uma venda. Portanto, é indispensável investir numa campanha de atração de possíveis clientes. Isso pode ser feito das seguintes formas:
- Site de captura ou landing page: esse meio tem função de captar o e-mail do cliente para, a partir disso, se criar um relacionamento para que se obtenha a venda. A partir da coleta dos dados do cliente interessado (lead), o vendedor deverá entrar em contato, tirar as dúvidas e fazer todo o processo até que se obtenha a venda;
- Blog: um blog com produção de conteúdo semanal tem a função de atrair o cliente, levando o vendedor a esclarecer e ganhar o interesse daquela lead através dos conteúdos do site, e, por causa disso, gerar um relacionamento para que tire as demais dúvidas e siga com a venda;
- Redes Sociais: As redes sociais se tornaram uma eficaz impulsionadora de vendas, pois lá se atinge um grande público variado. Porém é necessário traçar as estratégias específicas de marketing digital para que se alcance o público esperado.
Essas três formas podem ser trabalhadas também em conjunto, se o vendedor preferir. O funil de vendas te apresentará qual forma se obteve mais conversões de vendas e clientes interessados, indicando ao vendedor onde se deve investir mais para atrair um maior número de pessoas.
3º Passo: Como captar e se relacionar com os clientes – MEIO DO FUNIL
A chamada captação do cliente é um passo fundamental no processo de funil de vendas e é caracterizada como MEIO: o reconhecimento do problema.
Após atraí-lo da maneira correta, deve haver um planejamento para que o cliente permaneça no site e insira seu contato, após ter gerado interesse. A pergunta é: como?
O vendedor precisa apresentar ao cliente as vantagens da obtenção do produto, esclarecendo dúvidas premeditadas, fazendo-o entender como a contratação do plano de saúde será benéfico a ele para que, assim, haja uma maior possibilidade de venda. O objetivo principal é dar ao cliente a solução que ele precisa.
Através da produção de conteúdos, envios de e-mails, dentre outros métodos, o ideal é que o cliente obtenha interesse o suficiente para deixar seus dados.
Um meio conhecido é a chamada recompensa digital. Esta recompensa é um tipo de “presente” dada ao cliente pela visita a seu site, em troca do seu contato. Pode ser desde um e-book até vídeo aulas, que seja de interesse do púbico no qual o vendedor quer atingir.
Assim, com o cliente deixando o contato dele, como nome, e-mail e telefone, você, vendedor, terá a oportunidade de mostrar o seu trabalho, criando um relacionamento com o cliente, possibilitando uma futura venda.
O relacionamento com o cliente
Essa é a etapa mais importante de todo o processo. Garantir a confiança do cliente é uma das etapas que garantirá a venda mais cedo ou mais tarde, e isso só pode ser obtido com uma série de coisas a serem cumpridas pelo vendedor.
É preciso saber que um cliente que o vendedor mantém um relacionamento não é obrigatoriamente uma venda.
Às vezes o cliente não está preparado dentro da sua jornada de compra a contratar o plano de saúde, e o maior erro dos vendedores é o descartar por completo no momento em que não é efetuada a venda.
O relacionamento com o cliente pode ser feito, dentre várias formas, através do e-mail marketing. Essa tática tem como principal premissa apresentar soluções às leads, informando-as sobre as características dos planos de saúde e seus benefícios.
Sugerimos que o envio desse tipo de e-mail possua uma frequência semanal. É importante saber que o envio “frequente demais” ou “pouco frequente” também interfere na reação da lead.
Ao enviar esses e-mails, é ideal que o vendedor se apresente com o seu nome próprio, a fim de criar uma relação mais amigável e, de certa forma, até informal.
Outro método indicado é ligar para os clientes, tirar todas suas dúvidas e se mostrar aberto para qualquer questionamento, sem pressioná-lo e utilizando duma linguagem clara e simples.
Há uma variação de tempo até o cliente estar, de fato, pronto para efetuar uma compra. Isso pode levar meses ou até mais de um ano, mas a perseverança em vender, respeitando seu tempo de compra, garantirá ao vendedor maior credibilidade e até um aspecto que será mencionado mais a frente: a fidelização e o processo de encantamento.
4º Passo: A conversão do cliente até a venda – FINAL DO FUNIL
Após manter um relacionamento correto com o cliente, chegou a hora mais aguardada: o fechamento da venda, a decisão de compra, ou seja, o FINAL do funil.
Após o cliente receber todas as informações sobre o produto, é hora de apresentar as opções de compra, de preço e todo o processo que o vendedor deve saber.
O importante a ressaltar é: torne o processo menos burocrático! Ninguém gosta de muita burocracia. Faça o possível para a contratação do plano de saúde ser feita de forma rápida e prática, pois um fechamento de negócio complicado pode fazer até mesmo o cliente voltar atrás com a venda.
É essencial se mostrar aberto às opções de venda, pergunte ao cliente como ele prefere, seja via telefone, visitação ou, se possível, por internet. É conveniente que o vendedor possua um leque variado para vendas.
5º Passo: O processo de encantamento no Pós-Venda
Depois do sucesso da venda, um erro cometido frequentemente é esquecer o cliente e deixá-lo de lado, não aproveitando para conseguir novas vendas – sim, é possível!
Se o vendedor seguir os passos corretos com os seus clientes, desde a atração até a venda em si, gerará a satisfação deles, os quais podem fazer indicação para familiares e amigos.
Isso quer dizer que é a partir da fidelização do cliente que será possibilitado novos cliente, afinal, a indicação é a melhor propaganda.
Obviamente, para manter isso, o vendedor não deve perder o contato após a venda. É importante que, de vez em quando, o vendedor pergunte se o cliente está satisfeito com plano, se quer alguma mudança, e de repente, apresentar novas opções.
Além de mostrar a preocupação, o cliente será fiel a você, que se mostrou disponível até mesmo depois do fechamento da venda.
Agora é com você!
“Para conseguir mais clientes, preciso criar um funil de vendas e seguir todos os passos?”
Isso é sua decisão. O funil de vendas é um método muito eficaz para vendas, e por isso é indicado. Mas não é a única opção.
A Bannet possui uma plataforma de geração de leads para plano de saúde que faz isso por você. São mais de 30 mil leads geradas por mês para nossos vendedores cadastrados e os contatos são recebidos de todas regiões do país.
A plataforma da Bannet visa facilitar todo processo de atração e captação, através de conteúdos pautados no funil de vendas e prima oferecer um serviço de qualidade tanto para os contatos quanto para os vendedores de plano, garantindo a satisfação de ambas as partes.
Saiba mais sobre como a Bannet pode te ajudar a ser um campeão de vendas aqui e aproveite benefícios extras para ser um Bannet PRO.
Conclusão
Frequentemente mencionado, a estratégia do funil de vendas é eficaz se executada da maneira correta. No entanto, se o vendedor não quiser gastar ou se achar demasiadamente complicado, nossa plataforma pode te ajudar entregando os contatos desejados em suas mãos, sem o menor esforço.
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