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Para sua Corretora

Guia básico para vender plano de saúde online!

Leitura: 9 min
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Vender plano de saúde online pode lhe parecer mais atraente do que fazer cold calls, bater à porta ou ter que dirigir para seus vários compromissos como fazem alguns corretores e agentes. Infelizmente, o processo de vendas geralmente pode ser muito mais complexo do que a criação de um site e a exibição das notificações de vendas. 

Os corretores que vendem planos de saúde online utilizam, basicamente, o mesmo método que para outros produtos como o seguro de vida, seguro auto, etc através da geração de leads. . 

Se você é uma pessoa que tem suas dúvidas sobre como vender plano de saúde online com sucesso, continue lendo abaixo!

Princípios básicos para vender plano de saúde online

Vender online significa que você pode trabalhar de qualquer lugar, desde que tenha uma conexão decente com uma rede de internet. Isso quer dizer “adeus” ao longo trajeto diário a reuniões, à política do escritório e aos rígidos códigos de vestuário! 

Fato interessante a destacar, é que você deve estar licenciado em seu estado para vender os planos de saúde para o público da mesma forma que corretores vendem presencialmente. Esta regra inclui a venda de: 

  • Seguros de vida; 
  • Seguros para acidentes; 
  • Seguros de bens;  
  • Seguros de automóveis.

Depois de ter sua licença para vender plano de saúde online, a primeira coisa que você precisa fazer é configurar seu site. O site que oferece planos de saúde deve ser visto como uma ferramenta de geração de leads, e não como uma ferramenta de geração de vendas! 

O seu site funciona da mesma forma que a estratégia de mala direta ou telemarketing, o objetivo do seu site deve ser colocar você como corretor na frente do maior número possível de clientes qualificados. 

No entanto, você ainda tem o trabalho de converter essas perspectivas em vendas..

O funil de vendas

O processo de vendas tem o mesmo mecanismo de funcionamento de um funil, sendo um processo que inicia-se com uma inúmera lista de contatos. 

Um cliente em potencial (também conhecido como opp ou oportunidade) é alguém com quem o vendedor entra em contato. Apenas uma pequena porcentagem dessa lista de contatos se transformará em leads qualificados. Logo, com base na sua capacidade de fechamento uma venda, uma parte da porcentagem dos seus leads qualificados se converterá em vendas.

Para simplificar seu entendimento, imagine que os visitantes do seu site representam (e, de fato, são) oportunidades de negócio. Logo, se seu site recebe 1.000 visitantes únicos por mês ele gera 1.000 clientes em potencial. 

Se 10% desses 1.000 visitantes inserem suas informações de contato na página de geração de leads do seu site, quer dizer que você tem 100 leads mensais ou 100 pessoas com as quais você pode entrar em contato para vender um plano de saúde. 

Com uma taxa fechamento de vendas de 20%, você pode fazer 20 vendas por mês iniciadas no seu site.

Deseja aumentar suas vendas? Existem três maneiras de fazer isso:

  1. Tenha mais clientes em potencial no funil de vendas, aumentando os visitantes do site;
  2. Transforme mais visitantes (oportunidades) do site em leads qualificados;
  3. Melhore a taxa de fechamento de vendas para converter mais leads qualificados em vendas.

Aumentando o número de visitantes do seu site

A maneira mais fácil para vender plano de saúde online sem alterar nada, é atraindo mais visitantes para o seu website. Lembre-se, quanto mais tráfego você gerar, maior o potencial que você tem para fechar vendas! 

Vamos supor que a taxa de conversão de visitantes em leads permaneça em 10% e a taxa de fechamento de vendas em 20%. Você pode facilmente dobrar suas vendas mensais de 20 para 40, recebendo 2.000 visitantes únicos em seu site por mês, ao invés de 1.000.

Mas como aumentar o tráfego do seu website? Considere as seguintes estratégias:

Marketing para mecanismos de pesquisa pago (SEM) 

Mecanismos de pesquisa como o Google utilizam programas de publicidade nos quais os proprietários de sites podem fazer lances por palavras-chave e pagar por cada visitante gerado a partir de pesquisas na web. 

O SEM ou marketing para mecanismos de pesquisa, pode ser uma maneira eficaz de aumentar o tráfego do seu site. No entanto, a concorrência por palavras-chave com alto tráfego é grande, resultando em altos preços de oferta.

Otimização de mecanismo de pesquisa orgânica (SEO)

A otimização de mecanismos de pesquisa orgânica (ou seja, não patrocinada) envolve a otimização de um site para aparecer no topo da classificação orgânica de determinadas palavras-chave. 

Os proprietários de sites podem fazer isso sozinhos ou também contratar especialistas em SEO para fazer isso por eles!

Marketing de redes social 

Integrar seu site a redes sociais como Facebook, Twitter e YouTube é uma boa estratégia para aumentar sua presença nos meios digitais e o tráfego do seu website.

Isso pode gerar um maior volume de visitantes, além de também ser um meio de expandir e reforçar sua marca.

Convertendo visitantes em leads

Ter um grande número de tráfego é inútil se os visitantes que acessarem seu site não forem realmente convertidos em leads. 

Por isso, é necessário otimizar seu site para aparecer em boas posições nas classificações dos mecanismos de pesquisa, além de também gerar interesse dos visitantes a darem o próximo passo, enviando suas informações de contato.

Uma das maneiras mais utilizadas para converter visitantes de site em leads inclui oferecer um relatório gratuito sobre o plano de saúde x para inserir um nome e endereço de email. Outra forma de utilizar essa mesma estratégia, é fornecendo cotações gratuitas para os visitantes exclusivamente através o endereço de email.

Aumentando a taxa de fechamento de vendas

Não importa quantos leads qualificados você recebe, é você a pessoa responsável por fechá-los para vender! 

O melhor e mais visível site de uma empresa acaba por ser insignificante para um corretor incapaz de trabalhar adequadamente com o funil de vendas, converter oportunidades em leads e transformar os leads qualificados em vendas. 

Sendo assim, concluímos que nenhum site ou estratégia de marketing digital é suficientemente eficaz para evitar a necessidade de vendedor de alto nível.

Dicas e informações importantes

Embora tudo isso seja importante, existem alguns erros comuns que diversas pessoas cometem ao criar seu próprio negócio para vender plano de saúde online

Desenvolva um website amigável

Tendo em vista o que foi dito anteriormente neste conteúdo, você já entendeu que o seu site deve ser o mais amigável possível. Ninguém gosta de navegar em uma página da internet confusa ou complicada apenas para obter algumas informações básicas, então fique atento a usabilidade como se você fosse um usuário! 

Antecipe dúvidas com informações concisas

Outro ponto que você deve levar em consideração, é de fornecer todos os detalhes relevantes que seus leads possam precisar de maneira clara, concisa e visível durante o processo de vendas.

Seja astuto para pegar informações do lead

Não esqueça de fazer seu formulário de cotação o mais simples possível! Fazer muitas perguntas pode ser uma opção para os clientes em potencial. Certifique-se de solicitar os detalhes básicos, incluindo os detalhes de contato, para poder entrar em contato com eles quando for a hora certa. E não solicite informações pessoais ou privadas. Hoje em dia, você quer ter certeza de que as pessoas podem confiar em você.

Disponibilize ferramentas para o lead 

Ajudar seus clientes em potencial oferecendo ferramentas apropriadas ou necessárias para fazer uma escolha informada é uma boa prática também! Por exemplo, as calculadoras podem muitas vezes servir de orientação para os seus clientes no processo de cotação, ajudando-os descobrir qual plano de saúde cabe no seu bolso.

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