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Geração de Leads Para sua Corretora Vender Mais

Guia Definitivo da Geração de Leads para o vendedor

Muitas dúvidas permeiam a cabeça dos vendedores a respeito da Geração de Leads. Leia este Guia e acabe com todas elas.

Leitura: 12 min
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Você conhece bem sobre o processo de Geração de Leads para o vendedor? Acabou de entrar nesse ramo e não sabe muito bem sobre o assunto ou ainda não contratou e está com medo por não ter informações suficientes?

Calma, a Bannet está aqui para te ajudar a entender melhor sobre a Geração de Leads para o vendedor alavancar suas vendas. Por isso, não pisca, porque tudo que trataremos aqui neste Guia será importante para seu negócio.

 

Geração de Leads, o que é?

 

Imagine que um pescador tem duas opções de lago para pescar. Um deles, os peixes são dispersos e difíceis de serem pescados e o outro, ao contrário, possui peixes que estão a postos para serem fisgados.

Qual dos dois lagos, na sua opinião, o pescador irá escolher para obter lucro? Certamente você respondeu o segundo.

Com vendedores não é diferente. O vendedor tem 2 caminhos: apostar em canais onde os prospects estão dispersos, distantes e difíceis, ou no caminho mais fácil, onde encontrarão prospects quase certos, que já demonstraram interesse em seu negócio.

Com essa exemplificação fica mais fácil entender do que se trata a Geração de Leads (Captação de Leads) para o vendedor.

A geração de leads nada mais é do que um conjunto de ações para atrair, nutrir e converter uma lead para torná-la um cliente real da sua empresa. E leads são uma oportunidade de venda.

Para saber mais sobre a Geração de Leads, baixe gratuitamente este material explicativo.

Através dela, é possível captar clientes interessados e desenvolver um relacionamento assertivo e duradouro com eles.

Relação da Captação de Leads com o time de vendas

 

Ok, mas a Geração de Leads não é papel do vendedor, já que o processo ocorre com o time de marketing. Veja aqui o que é melhor: contratar uma agência de marketing ou terceirizar o processo.

Então, qual a relação da Captação de Leads com o vendedor? Muito simples. Se a função do Marketing é gerar mais oportunidades de vendas para os vendedores, então a função do time de vendas é concretizá-las fechando negócio.

O papel do setor de Marketing com o processo de Geração de Leads também é ser ágil, por isso, os vendedores precisam ser eficientes e ter habilidade de reconhecer e lidar com todo o processo.

Dessa forma, os dois, tanto Marketing, quanto Vendas, devem estar super alinhados.

A relação dos dois setores determinará se uma venda pode ter grandes chances de ser fechada ou não. Por isso, a importância de se contratar uma empresa que realiza bem o processo.

Dica especial: a Bannet é uma empresa de Geração de Leads que te ajuda a fazer a diferença em suas vendas, nos conheça clicando aqui.

Contratando uma agência

O primeiro passo para engrenar neste negócio é contratar uma agência de Geração de Leads. Através de conteúdos atrativos e bem posicionados nos buscadores de pesquisa, é que as leads são geradas, portanto, não é para “qualquer um”.

Todas as ações utilizadas pela agência especializada são baseadas em Inbound Marketing e contém estratégias pensadas em SEO para que os clientes certos sejam atraídos.

Você já se perguntou por que certos conteúdos estão na primeira página do seu buscador? Não é uma tarefa fácil, diante de inúmeros concorrentes, realizar isso.

É exatamente por isso que as leads serão entregues ao time de vendas.

Quer contratar a Bannet? Clique aqui e realize seu cadastro.

Será ela também que nutrirá as leads com o intuito de permanecerem o interesse e desejo pelo produto/serviço acesos. Através dos estágios de compra, é possível reconhecer cada prospect em cada nível e enviar o conteúdo certo.

E-books, vídeos, notícias, informativos… tudo isso é considerado um alimento para um futuro cliente.

Costumamos chamar de “lead qualificada”, esse processo, consequentemente, qualifica a lead e o setor responsável por isso é o marketing.

Após alimentada, a lead é encaminhada ao vendedor.

Como acontece a Captação de Leads

Esse é um bom questionamento. Você já deve ter visto, visitando algum site, alguma janela ou página contendo alguns campos nos quais precisava preencher seus dados, afinal, você estava no site – provavelmente interessado em algum produto ou serviço – e queria mais informações antes de realizar sua compra.

Ao preencher seus dados, como nome, telefone e e-mail, você tornou-se uma lead, isto é, um cliente interessado.

No site planodesaude.net.br há uma landpage contendo campos para que o cliente interessado em planos de saúde possa preencher. Essa lead é enviada para uma plataforma, onde um vendedor poderá comprá-la em tempo real.

O que o vendedor precisa fazer

Você deve está se perguntando: se o time de marketing faz tudo isso, então o que o vendedor precisa fazer?

A resposta é clara: fazer aquilo que faz de melhor, que é vender.

Mas só isso? Basicamente sim, lembrando que o relacionamento que ele criar com o cliente durante e após compra é determinante para fidelização e o famoso “propaganda boca a boca” aumentar a cartela de consumidores.

 

LEMBRE-SE:

Leads quentes = maior possibilidade de fechar a venda.

Quando uma lead acaba de deixar os dados dela no sistema, ela pode ser denominada uma “lead quente”, afinal ela “acabou de sair do forno”.

Quanto mais rápido o vendedor entrar em contato com essa lead, mais chances ele terá de fechar a venda, porque não abrirá brechas para que ela entre em contato com outros vendedores – isso se você se empenhar em conquistá-la.

Abaixo, listaremos atitudes que o vendedor precisa ter ao receber uma lead.

 

GUIA PARA O VENDEDOR

  • Elabore um script de vendas

Após a Captação de Leads e antes de contatatá-la, você precisa se preparar para falar com ela. É importante criar um roteiro para seguir e desenvolver uma postura convincente na hora da venda.

Veja aqui como convencer seu cliente a comprar por telefone. 

  • Dê um retorno imediato

Quanto mais quente a lead estiver, mais chances de fechar a venda o vendedor terá, afinal de contas, ela não terá entrado em contato com outro vendedor para contratar o serviço.

Portanto, assim que receber a lead, entre em contato imediato com ela. O ideal é não deixá-la esperando mais do que 1 hora.

  • Entenda o problema da lead e continue a acompanhando

Nem todas as leads estarão prontas para fecharem negócio naquele momento por inúmeros motivos.

Muitas estão pesquisando valores e veem que não podem arcar no momento. Ou até mesmo não concordam com alguma imposição e precisam pensar melhor.

O interessante, neste momento, é que o vendedor, após tentar convencê-la de adquirir o produto e ver que ela não pode comprar, dê um feedback para a agência contratada, devolvendo aquela lead, a fim de que continue sendo nutrida e qualificada.

Assim, o interesse da pessoa continuará sendo alimentado para uma futura oportunidade de negócio.

  • Ofereça o melhor e analise se a lead está pronta para comprar

Após tentar vender seu produto, usando suas melhores técnicas de vendas, analise se aquele cliente realmente demonstra interesse em fechar negócio e insista um pouco mais, caso sinta que ele quer.

Mas se você sentir resistência, não persista e mostre-se educado o suficiente para entendê-lo.

Não esqueça que o vendedor precisa aprender diariamente, isto é, estudar para oferecer o melhor e aperfeiçoar cada dia mais suas habilidades de vendas. Não buscar conhecimento é parar no tempo, enquanto o concorrente está crescendo.

Assista aqui um webinar para melhorar seu script de vendas.

  • Não supervalorize preço

Não mencione preço em seu diálogo com sua lead. Tente manter-se focado nos benefícios que seu produto ou serviço proporcionam, no quanto a vida de sua lead por ser mudada por ele.

Se você vender plano de saúde, explique no quanto um plano de saúde pode tirá-lo do sufoco, caso ocorra alguma situação de emergência. Foque nos valores e deixe o preço para o final.

Baixe gratuitamente os 6 segredos para vender mais planos de saúde aqui. 

 

  • Crie um relacionamento com seu cliente

Se a lead virou um cliente, ou seja, se ela comprou seu produto/serviço, não esqueça dela. O pós venda é uma tarefa muito importante, cuja muitos vendedores esquecem de fazer.

Seu cliente quer ter um relacionamento com você e se sentir cuidado, por isso, ligue, mostre-se solícito, pergunte se ele está gostando da compra e o que você pode fazer para ajudar.

O relacionamento com o cliente faz toda a diferença nas atribuições de um vendedor de sucesso, não esqueça disso.

  • Continue investindo

Muitos vendedores almejam crescer e acham que não precisam mais investir em Geração de Leads. Mas quanto mais leads ele adquire, mais vendas ele tem e, consequentemente, sua cartela de clientes aumentará juntamente com seu lucro.

E sabia que não precisa ser rico para investir em Geração de Leads? Leia mais aqui.

  • Como o vendedor pode usar a Geração de Leads para crescer

A intenção da Geração de Leads para o vendedor é facilitar a vida de cada um para que seu único papel seja vender.

Quanto mais ele investe, mais retorno poderá ter. Mas não adianta investir e esquecer de praticar as dicas listadas acima, hein?

 

Conclusão

Se a Geração de Leads (Captação de Leads) é algo novo para você, então você vai se surpreender com os resultados que ela pode dar para sua empresa.

Duplique ou até triplique seu lucro com a ajuda de uma plataforma de leads e comprove.

Cadastre-se na Bannet, logo um de nossos consultores entrará em contato e não deixe de deixar seu comentário, caso tenha alguma dúvida.

Já tem cadastro? Então assista ao vídeo treinamento de nossa plataforma aqui.

Carine
SOBRE O AUTOR: Posts desse autor

Carine Vasconcelos

Editora Chefe da empresa Bannet, formada em Publicidade e Propaganda, há mais de 6 anos, pela Faculdade Cearense, e apaixonada por conteúdo. Atua na área de Marketing e Produção Textual há quase 10 anos e acredita que, para termos sucesso em qualquer área, é preciso sermos felizes no caminho, afinal o amor pelo que fazemos é força motriz para atingirmos a excelência.

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