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Mensagens de texto frio: 5 passos para você utilizá-las corretamente para vender!

Leitura: 10 min
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As mensagens de texto frio são definidas por como uma forma de contato inesperado com possíveis clientes através das mensagens de texto. Este tipo de comunicação inicial pode ser feito tanto via email, quanto através de aplicativos de mensagens como o WhatsApp.  

Neste conteúdo, iremos saber sobre como foi identificada sua eficácia e também estratégias para você utilizar no dia a dia do seu negócio. 

Vamos lá!

Contexto histórico dos meios de comunicação comercial

Décadas atrás, o telefone tocando criou uma breve onda de emoção em todo mundo. Isso ocorreu pois não haviam aparelhos com a finalidade de identificar as chamadas ou a possibilidade de você ter uma lista de contatos salvos. Sendo assim,  era necessário atender as chamadas de telefone antes do último toque. 

Embora esse sentimento antigo e nostálgico de excitação provavelmente decorra da expectativa de se conectar com um amigo próximo ou membro familiar, muitas empresas identificaram o telefone como oportunidade para desenvolver um ponto de contato para fazer negócios. 

Durante a década de 1980 as chamadas frias ou cold calls (e as chamadas feitas por robôs) ganharam muita força. Apesar desta estratégia ter tido um breve período de sucesso, sua eficácia foi diminuindo rapidamente e progressivamente ao longo do tempo.

Mas porquê isso aconteceu?  Em parte, porque estamos acostumados a ser impactados regularmente por chamadas de spam. Por isso, quando vemos um número diferente ou não identificado já desligamos ou recusamos a ligação.

Apesar disso, ainda hoje a ligação telefônica é um recurso extremamente importante na comunicação comercial. Isso ocorre devido ao fato das chamadas telefônicas permitirem uma interação e conversa mais pessoal, e são feitas em tempo real tornando-se um dos principais indicadores de uma conversão de vendas. 

A grande solução 

Enquanto a eficácia das chamadas frias estão diminuindo, ainda há uma maneira de colher as informações de um prospect por meio das mensagens de texto frio!

Enviar mensagens de texto está se tornando o modo como muitas pessoas preferem se comunicar. Esse tipo de comunicação permite que seus clientes e possíveis clientes respondam em seus próprios termos em tempo real, com uma pessoa real do outro lado. 

Uma boa estratégia também consiste em iniciar uma conversa por meio de uma breve mensagem de texto, ao invés de recorrer diretamente para uma ligação. 

Vejamos então algumas maneiras de tornar as mensagens de texto frio em uma estratégia eficaz para seus negócios!

1. Antes de qualquer coisa, apresente-se!

Quando um cliente em potencial preenche um formulário do site ou lhe envia um email, diga “oi”,“olá” ou “boa tarde” (as saudações podem variar de acordo com seu discurso) e apresente-se! 

Dê um contexto geral sobre o seu negócio, e de maneira rápida e objetiva  explique qual solução você está oferecendo. 

Um dos grandes compromissos que você tem é de usar o texto para enviar esta primeira saudação. Isto não apenas inicia o fluxo de comunicação de uma maneira mais fácil e menos perturbadora, como é mais fácil de você ir direto ao ponto principal da conversa durante sua (futura e) primeira chamada com um possível cliente.

Procurando uma idéia de como seria seu primeiro contato texto? Tente o seguinte:

“{{primeiro_nome_do_contato}}, boa tarde!

Me chamo {{seu_primeiro_nome}} o ponto focal de vendas aqui no {{nome_da_empresa}} junto ao Diretor {{nome_sobrenome}}. 

Entro em contato contigo, pois vi que vocês entraram em nosso site procurando xxx e gostaríamos de apoiá-los visando em uma solução estratégica com xxx.

Por se tratar de um extremamente tema estratégico, seria interessante que fosse tratado diretamente contigo.

O que acha de nos falarmos nesta semana para uma conversa rápida? Como está a sua agenda para uma ligação de 15 min?

Obrigado pela atenção e fico no aguardo.”

2. Se mandar um recado através da secretária eletrônica, envie uma mensagem de texto logo em seguida!

Olhe para o seu telefone agora. Você tem mensagens de voz pendentes na sua secretária eletrônica? Caso contrário, parabéns! Até 70% das pessoas não ouvem suas mensagens de voz. 

Tentar vender um produto ou serviço já é bastante difícil, mas se o cliente em potencial não está ouvindo sua mensagem, torna-se impossível uma aproximação e que pode não ter nada a ver com o nível de interesse dele sobre sua proposta. 

Imagine todos os grandes clientes em potencial ou potenciais clientes que estão passando pela ponta dos seus dedos, por simplesmente não estarem ouvindo a secretária eletrônica deles. 

Não perca tempo ligando incessantemente para alguém que não atende ou que te responde enviando uma mensagem de texto para ter a luz verde para dar o próximo passo.

Mesmo que de forma simples, você pode abordá-lo neste caso com o seguinte exemplo:

“Olá, {{primeiro_nome_do_contato}}, acabei de deixar uma mensagem de voz na sua secretária eletrônica. 

Agora estou livre para conversar.

Você tem disponibilidade para conversarmos agora?”

Se lhe for respondido que não há possibilidade de conversar naquele momento… 

Continue lendo abaixo!

3. Agendando uma conversa com um lead

Ao invés de ligar para um possível cliente sem aviso prévio, sem nenhum contexto ou entendimento de suas próprias agendas lotadas, entre em contato primeiro através das mensagens de texto frio

Existem muitos aplicativos de calendário disponíveis hoje, o que facilita agendar datas e horários por meio de uma mensagem de texto sem que seja necessário enviar e-mails de acompanhamento ou convites de calendário. 

O agendamento de uma chamada por meio de mensagens de texto frio realiza algumas coisas:

1) Destaca você ao prospect: as pessoas têm muito mais probabilidade de verificar um texto imediatamente, do que atender uma chamada;

2) É possível visualizar a disponibilidade do prospect: não é mais necessário sugerir horários e datas ou chamá-los em um momento ruim, por meio de aplicativos é possível ter acesso à agenda do seu contato;

3) Coloca suas informações de contato na ponta dos dedos: se seu prospect desejar agendar uma reunião com você no futuro, ele já terá acesso às informações que ele precisa e que você passou diretamente no texto.

Veja um exemplo abaixo de como isso pode acontecer na prática:

“Olá {{primeiro_nome_do_contato}}, vamos marcar um horário para conversar sobre isso! 

Aqui está um link para o meu calendário: calendly.com/daniel. 

Deixe-me saber o que parece ser bom para você, vamos conversar.

4. Não deixe de enviar um lembrete ao seu lead

Você finalmente conseguiu a chamada cobiçada agendada  SIM! Mas então o telefone toca infinitamente e a ligação cai… 

Se isso já aconteceu com você (e provavelmente você já fez isso também), é capaz de suspeitar que este é o fim do caminho. Com isso, você provavelmente deve enviar um email de “desculpe, tive um imprevisto, e etc…”, esperando ser respondido novamente. 

É necessário subverter todo esse processo! Neste caso, a solução é feita com uma medida muito simples  enviando um lembrete através de uma mensagem de texto antes da chamada agendada.

Veja um exemplo de mensagem/lembrete a seguir: 

“Olá, {{primeiro_nome_do_contato}}, gostaria de confirmar contigo nossa conversa às 15h (em cerca de uma hora). 

Ainda é um bom momento para conversar?

Att.”

5. Compartilhe recursos relevantes antes de uma reunião

Com certeza você gastou bastante tempo construindo ótimos recursos para compartilhar com clientes e candidatos em potencial, porém, ter essas garantias em mãos pode ser um desafio. 

Prepare-os enviando um link rápido para uma postagem de blog, vídeo, tutorial, etc. Ao munir seu possível cliente com recursos, antecipadamente, você estará configurando uma ligação telefônica muito mais rica e significativa. 

Ele não apenas entenderá melhor seu produto ou serviço que você está tentando vender, mas também ajudará a enquadrar a conversa e dar-lhe mais tempo para pensar em perguntas sobre.

Veja um exemplo abaixo:

“Olá, {{primeiro_nome_do_contato}}! 

Pensei em enviar junto com este link xxx com um conteúdo do nosso Blog para você entender um pouquinho melhor sobre o nosso negócio. 

Nos vemos quinta-feira às 15h!

Abraço.”

Conclusões sobre utilizar as mensagens de texto frio 

As mensagens de texto frio são uma ótima maneira iniciar relacionamentos autênticos e significativos com clientes e possíveis clientes – o tipo de relacionamento que eles estão procurando. 

O melhor de tudo é que você poderá melhorar de acordo com seus contatos ao longo do tempo de maneira intuitiva, vendo a reação de cada pessoa que lhe responder. 

Quando a comunicação em tempo real é simplificada, torna-se muito menos complicado para os clientes em potencial interagir e muito mais fácil explicar como você está tentando ajudá-los.

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