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Chat Online

O poder transformador do chat online

Embora não seja uma novidade, o uso do chat online tem sido cada vez mais difundido em lojas virtuais. Descubra por que ele é tão importante.

Leitura: 7 min
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Embora não seja uma novidade, o uso do chat online tem sido cada vez mais difundido em lojas virtuais, sejam elas grandes redes de ecommerce, aplicativos de compras online semelhantes ao Mercado Livre ou pequenos ecommerces.

Essa tendência continua a aumentar, atingindo até mesmo tipos de empresas que normalmente não contam com presença na internet, como podem ver nesse experimento do Itajaí Shopping com o Jivochat e deve estar presente em cada vez mais negócios em 2018. Se ainda não utiliza dessa ferramenta, entenda abaixo como o chat online pode ser transformador para o seu negócio.

 

7 maneiras que seus clientes podem entrar em contato

 

1. Chat online

Como nosso texto é focado no chat online, é natural que ele seja o primeiro da lista. A principal maneira de oferecer atendimento online em tempo real, essa ferramenta normalmente pode ser acessada pelo cliente ao acessar seu site. No começo, apenas os clientes poderiam chamar seu atendimento, mas atualmente já é possível que sua própria equipe se disponha a atender um visitante de sua loja virtual, através do convite proativo, uma das funcionalidades do Jivochat. Normalmente, esse tipo de conversa é aberta após o visitante passar algum tempo em seu site ou visitar uma página em específico.

2. Telefone

O tipo mais básico de atendimento, principalmente em negócios mais tradicionais e usados por uma parcela do público que não usa tanto a internet. Embora amplamente utilizado e necessário nesse tipo de negócio, usar o telefone para atender seus clientes é caro, principalmente quando necessita de uma equipe para suprir a demanda.

3. WhatsApp

Um método que tem se tornado bastante popular, atender clientes pelo WhatsApp já é uma prática comum em empresas de todos os tipos e tamanhos, seja ela uma loja virtual conceituada ou uma pizzaria que atende ao seu bairro. O próprio WhatsApp começou a testar em 2017 uma versão do aplicativo para negócios, que auxilia seus usuários a manter registro das conversas e oferecer mais informações no perfil do app, incluindo endereço, site e endereço de email. Isso significa que o WhatsApp tem se tornado uma ferramenta imprescindível para o atendimento online, como podem ver nessa história sobre essa empresa que vendia saladas por delivery no app.

4. Ticket de suporte

Outro método bastante comum de atendimento online se dá através dos tickets de suporte, muito utilizado por operadoras de telefonia e empresas de hardware. O ticket consiste em uma reclamação, sugestão ou dúvida enviada por um cliente ou visitante de um ecommerce através do próprio site. Diferente do chat online, os tickets não são respondidos imediatamente, levando um certo tempo até que sua dúvida seja respondida. As respostas são normalmente enviadas ao email desse cliente, que pode prosseguir com o atendimento pelo email.

5. Email

Funciona de maneira semelhante aos tickets de suporte, mas permite a um cliente entrar em contato diretamente do correio eletrônico. Também é uma das formas de atendimento mais utilizadas por negócios na internet. Porém, também possui o mesmo problema do atendimento por ticket: sua resposta não é imediata, sendo pouco útil para solução de urgências, por exemplo. Ainda assim é essencial para qualquer loja virtual, principalmente as que utilizam o email marketing com frequência para vender seus produtos.

6. Redes Sociais

Outra forma de atendimento que se popularizou nos últimos anos é através das redes sociais, como Facebook e Instagram. Ocupando 30% do tempo que usuários passam na internet, de acordo com o site Social Media Today, as mídias sociais se tornaram uma das principais formas de comunicação entre empresas e clientes. Algumas plataformas de chat online – como o próprio Jivochat – já permitem, inclusive, atender visitantes de sua Fan Page através do Messenger.

7. Outros aplicativos de mensagem

Além do WhatsApp e Messenger – usado para atender clientes no Facebook – outros aplicativos mensageiros também podem ser usados para realizar atendimentos em sua página. Mesmo que não tão populares quanto o WhatsApp, Telegram e Viber também podem ser adotados pelo seu negócios, atingindo até mesmo aquele usuário mais resistente ao mensageiro mais popular do planeta.

 

Atendimento online em tempo real, uma exigência também dos consumidores online

 

Uma das principais razões pelas quais o chat online se popularizou está na exigência do próprio cliente em receber um bom atendimento. Pesquisas revelaram que 83% dos americanos admitiram ter se tornado mais exigentes nesse quesito. Isso fez com que esses consumidores do país procurassem mais canais de atendimento em tempo real, o que fez com que o crescimento da procura por atendimento através de chat online aumentasse 20% nos últimos cinco anos, como pode ser visto nessa pesquisa.

A grande mudança nos chats online veio também com as redes sociais. Em 2016, o instituto Nielsen revelou que 56% dos usuários do Facebook Messenger preferiam receber mensagens de texto, ao invés de ligações em seu aplicativo. Essa rápida aquisição dos apps de mensagens obrigou os chats online como um todo a se adaptarem a novidade para poder alcançar também os usuários de mídias sociais. Ou seja, os últimos anos mostraram que os consumidores procuravam cada vez mais serem atendidos em tempo real, fazendo com que os tickets de suporte e emails ficassem em segundo plano.

 

Porque você precisa de um chat online para começar a converter já

 

Como mostramos nos parágrafos anteriores, o uso de chat online tem crescido de maneira consistente, registrando uma média de 4% de crescimento a cada ano. Os próprios números em 2017 do Jivochat confirmam esse crescimento, no qual registramos 19.000 cadastros globais, entre outras estatísticas. Espero que este texto tenha mostrado para você várias razões para começar a usar o seu chat online! 🙂

Quer começar a implantar o Jivochat em sua empresa? Clique aqui e comece já!

Carine
SOBRE O AUTOR: Posts desse autor

Carine Vasconcelos

Content Manager da empresa Bannet, formada em Publicidade e Propaganda, há mais de 6 anos, pela Faculdade Cearense, e apaixonada por conteúdo. Atua na área de Marketing e Produção Textual há quase 10 anos e acredita que, para termos sucesso em qualquer área, é preciso sermos felizes no caminho, afinal o amor pelo que fazemos é força motriz para atingirmos a excelência.

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