Ir para o conte�do
Geração de Leads

O que fazer com um lead: aprenda a converter seus leads em clientes!

Leitura: 7 min
1143 visualizações

Gerar leads realmente é um desafio, mas se engana quem acredita que é um desafio final, pois um lead não significa uma venda, você deve transformá-lo para que ele vire uma venda fechada. Então, o que fazer com um lead para que ele se torne uma venda?

Fazer com um lead se torne uma venda é uma tarefa mais longa que se imagina, por isso, neste artigo, você irá aprender um pouco sobre as etapas e como transformar seu lead em uma venda bem-sucedida,

O que são leads?

Lead é uma pessoa que demonstrou interesse nos conteúdos, produtos ou serviços da sua empresa, deixando seus dados de contatos — como e-mail e/ou telefone.

Em outras palavras, é uma possível oportunidade de negócio. Por já ter demonstrado interesse em saber mais sobre os temas do campo de atuação da empresa, pode estar mais aberto a conhecer as soluções oferecidas.

Como gerar leads?

Em um primeiro momento, pode até parecer difícil a captação de leads. Mas fique tranquilo que é só impressão mesmo! Com as estratégias e ferramentas digitais certas, é possível gerar um grande número de leads para o seu negócio

Nas ações online, você deve usar conteúdos relevantes para seu público e uma boa Landing, em seguida divulgá-la nas redes sociais por exemplo, essa é uma maneira de gerar leads com frequência — o segundo estágio dessa estratégia é focado em transformar visitantes desconhecidos do seu site em leads para a sua empresa.

Agora, o que fazer com um lead gerado? Muitos acham que os desafios acabam depois da geração de leads, mas não é bem assim.

O que fazer com um lead?

Agora que você gerou lead, o que fazer com um lead? Como transformá-lo em venda? Claramente, os desafios de converter leads em vendas muda de negócio para negócio, já que considera as suas particularidades. 

Qualifique seus leads

Como você já sabe, assim que o potencial cliente entra para a sua base de contatos, ele se torna lead. A partir daí, o seu desafio é conduzir esse lead pelo seu funil de vendas, avançando até que esteja pronto para concretizar uma compra. Esse esforço depende de um processo que se chama qualificação ou nutrição de leads.

Para um lead virar uma venda é preciso instigá-lo a saber mais sobre a empresa e as soluções que ela oferece. Há necessidade de se posicionar como a resposta ideal para uma necessidade específica dele e, assim, aproximá-lo daquele que é o seu objetivo: a realização da venda.

Nutrir um líder depende de oferecer a ele mais conteúdo útil e relevante, o que pode ser feito a partir de novos artigos de blog, de material enviado por uma newsletter ou por ações de e-mail marketing.

Mostre os benefícios que seu produto/serviço irá trazer para o cliente

Aqui, o seu desafio é enaltecer os diferenciais daquilo que a sua empresa oferece. Ou seja, convencer esse lead de que a sua solução é mais vantajosa do que qualquer outra que ele encontre no mercado.

O cliente precisa se sentir em vantagem no processo, pois só realiza uma compra quando percebe valor nessa operação. Portanto, ainda que ele esteja ciente de um gasto, é necessário que veja como um investimento, tendo a certeza de que vai apostar em um produto ou serviço que solucionará uma necessidade de consumo bem identificada.

Seja persuasivo

Para conduzir um possível cliente pelo funil de vendas, ou seja, fazer com um lead se transforme em venda, é preciso ser persuasivo na linguagem e no tipo de mensagem que deseja transmitir.

Você precisa envolver o lead para que ele acredite ter identificado sozinho a sua necessidade de consumo, assim como a solução ideal para ela e é por isso que o marketing de conteúdo costuma ser a estratégia perfeita para gerar credibilidade, autoridade e se posicionar, além de gerar valor, como a melhor solução para o seu público. 

Invista no follow-up

Um cliente jamais pode se sentir usado para gerar uma venda e isso vale tanto para aqueles que ainda não concretizaram um negócio quanto para outros que já são clientes da sua empresa.

Quanto mais atenção você der a consumidores que já negociaram com você, mais satisfeitos eles ficarão e até serve de incentivo para que eles façam uma propaganda positiva da sua empresa.

O follow-up ajuda tanto a fidelizar consumidores quanto a atrair novos, o que é uma consequência do seu aprendizado sobre como converter leads em vendas.

Faça seus leads se sentirem especiais

Dependendo da fase em que os leads encontram, você deve propor abordagens específicas e tratá-los de maneira diferente, pois quanto mais personalizado parecer o atendimento e o contato com esse potencial cliente, mais especial o lead vai se sentir.

Leads posicionados mais ao fundo do funil de vendas aguardam uma oportunidade ideal para fechar o negócio. Pode ser uma promoção exclusiva com desconto atraente, um evento especial, algo que desperte nele o senso de urgência e de escassez. Enfim, as possibilidades são muitas e cabe a você considerar aquilo que mais agrada às suas personas para que a estratégia seja finalizada com sucesso.

Mensure todo o processo

Se você lê com frequência materiais sobre marketing, já deve ter identificado por diversas vezes a necessidade de definir métricas, pois são informações importantes para otimizar a sua abordagem.

Você vai fazer com um lead durante todo o seu processo da captação, fechamento da venda até o pós-venda precisa ser monitorado e mensurado. Há vários indicadores que podem ser utilizados nas suas diferentes fases, como a taxa de conversão, custo de aquisição de clientes, custo por lead, entre outros.

O importante é ler mais sobre cada uma dessas métricas e identificar de que forma elas podem contribuir com a sua estratégia e com os resultados obtidos, você consegue fazer ajustes que tornam o processo de conversão de leads em vendas mais rápido e facilitado.

Recomendado para você:

Postagens mais vistas:

Faça um orçamento: