Ir para o conte�do
Para sua Corretora

Reduzir com custos: como fazer sem prejudicar a empresa?

Leitura: 7 min
2136 visualizações

Reduzir com custos é uma das preocupações constantes de qualquer tipo de negócio. O problema é que muitos empreendedores não sabem o que diminuir e muito menos como fazer isso. Porém, ao contrário do que muitos imaginam, limitar despesas pode ser uma tarefa bem simples. Basta fazer isso de forma estratégica, seguindo os objetivos do seu negócio.

Uma empresa pode vender muito e agradar seus clientes, mas, se seus custos ultrapassarem (ou forem muito próximos) os valores arrecadados, ela não crescerá. Por isso, quando falamos em reduzir com custos, parece que esse é um dos principais objetivos de toda empresa. Mas não basta sair realizando cortes sem um planejamento adequado.

Antes de qualquer coisa, você deve se perguntar:

  • Eu realmente conheço os custos de meu negócio?
  • Qual o impacto que a diminuição de cada um deles teria sobre as nossas atividades?
  • Poderia trazer consequências negativas? Ou positivas?
  • Quais setores serão afetados e como?

Por isso, o primeiro passo antes de colocar em prática qualquer exemplo de redução de custos nas empresas é simplesmente esse: compreender profundamente a gestão de custos de seu negócio.

Qual a importância de estabelecer estratégias para reduzir com custos na sua empresa?

Todas as fórmulas de cálculo de preço buscam cobrir os custos das operações e ainda, deixar um lucro para a empresa. Assim, quando seu negócio tem custos muito altos, o preço final pode ser maior, ou acima do praticado pela concorrência.

O que precisa ficar claro é que custos operacionais altos podem inviabilizar um negócio. Nesse cenário nada ideal, muitos empresários acabam com a (falsa) impressão de que não há possibilidade de levar a empresa adiante.

Além disso, custos altos são fortes indicativos de problemas internos que têm passado despercebidos, tais como:

  • Falta de processos otimizados;
  • Desperdício de materiais;
  • Alto índice de defeito no processo produtivo;
  • Contratos de serviços acima da média de mercado;
  • Despesas fixas muito altas.

Diante esses vários cenários, cabe descobrir quais são os gargalos e aqueles pontos que mais impactam nos custos. Com essa informação em mãos, é hora de correr atrás das devidas soluções.

Quais vantagens que a redução de custos pode trazer?

Aumento da rentabilidade

O mais básico de todos (e que envolve os demais) é o aumento da rentabilidade. veÉ necessário ressaltar que, para que determinado setor ou mesmo toda a empresa apresente resultados melhores não é preciso aumentar a quantidade de operações. Na verdade, muitas vezes, só é preciso melhorar e otimizar a forma de atuação no mercado. É possível alcançar um aumento de 10% de lucro, enxugando custos operacionais, muitas vezes, desnecessários.

Competitividade no mercado

Em função de tudo isso, a efetivação de estratégias de redução de custos nas empresas torna o lado corporativo mais competitivo, uma vez que o negócio passa a produzir mais com menos e isso é importante para se manter ativo e no mesmo nível de mercado, já que os preços praticados ao consumidor são mais enxutos.

Além do mais, com a economia gerada, é possível realizar promoções, ações de engajamento e incentivo entre as equipes, promover meios de divulgação e investir em novas estratégias de marketing.

É importante citar também que a melhoria do processo produtivo também se reflete na qualidade do produto final, que chega com mais qualidade e menor custo ao mercado.

Disponibilidade de capital

Como consequência da redução dos custos operacionais, a empresa se depara com uma possível sobra de caixa em relação a seus resultados anteriores e se usada de forma inteligente, essa margem traz mais solidez para o negócio, que pode investir em melhorias internas e aplicações financeiras.

Quando a empresa faz investimentos, aumenta sua receita financeira, o que, por sua vez, incrementa seus resultados, pois o dinheiro investido complementa as margens operacionais.

Dicas para reduzir com custos 

1. Reavalie seu regime tributário

Especialmente nos primeiros anos do negócio, verifique se o regime fiscal de sua empresa é o mais adequado para o volume do seu negócio. A economia gasta no pagamento de impostos é um recurso que você pode reinvestir em melhorias.

Procure a ajuda de uma consultoria contábil e veja qual é o melhor regime tributário para sua empresa.

2. Saiba negociar com seus fornecedores

A primeira dica para reduzir com custos de uma empresa em relação aos fornecedores (caso você tenha algum) é renegociar os preços. Você garante a qualidade do produto ou serviço. Além disso, melhora sua margem de lucro e pode ter uma economia de até 30%.

Outra solução para reduzir com custos é não ter apenas um fornecedor. Diversifique o número de fornecedores e evite o risco de ficar sem os produtos no seu estoque ou sofrer com os preços altos.

3. Invista em ações de marketing nas redes sociais

A tecnologia é uma grande aliada no momento de investir na divulgação de produtos e promoções do seu negócio. Divulgue sua marca nas redes sociais e reduza os investimentos em campanhas de marketing. Essas ações também contribuem positivamente para o relacionamento com o cliente, o que pode representar maior volume de negócios a longo prazo.

Lembre-se de que, mesmo que não haja custos envolvidos, é importante estabelecer uma meta e monitorar essas ações de marketing para acompanhar os resultados e sua real eficácia na redução dos custos.

4. Mobilize a equipe para reduzir custos de uma empresa

Seus funcionários são um recurso valioso da empresa. Profissionais motivados têm um menor custo trabalhista. E, às vezes, é necessário apenas uma reavaliação na gestão da equipe para melhorar o ambiente de trabalho. Infelizmente, muitos empreendedores não percebem que um bom ambiente de trabalho é uma ótima estratégia para reduzir com custos da empresa.

Do ponto de vista prático, esses funcionários podem ajudar a identificar desperdícios que eles encontram nas atividades desempenhadas e que muitas vezes você pode desconhecer.Conte com a participação de sua equipe para elaborar as metas para reduzir com custos da sua empresa. Você pode ainda usar parte do valor economizado na otimização de processos.

Recomendado para você:

Postagens mais vistas:

Faça um orçamento: