Saiba como obter mais clientes para o seu negócio!
Obter mais clientes não é uma tarefa simples, mas essa qualidade se aprende com o tempo e com experiência. O mais importante é conquistá-los de maneira positiva e depois mantê-los.
O mercado está em constante mudança e isso não deve ser uma novidade para você. Você, provavelmente, deve ter percebido o empoderamento dos clientes de um tempo para cá.
Qual a importância de obter mais clientes?
Um negócio pode até sobreviver e se manter no mercado cultivando um público fiel ao longo dos anos. No entanto, ele dificilmente vai dar aquele salto de crescimento se não ajustar essa sua política e buscar ir além.
Por isso, é importante captar e obter mais clientes. E essa é uma das etapas mais importantes, pois, a partir dela é que a empresa inicia o processo de atrair e levantar informações dos possíveis clientes.
Dicas de como obter mais clientes
Agora que você já saber a importância de obter mais clientes, saiba como fazer isso com algumas dicas práticas:
Entenda o perfil de seu cliente e foque nele
Oferecer seu produto ou serviço para todos que aparecerem na sua frente não trará resultados e você só perderá tempo. Não é qualquer pessoa que se interessa pelo que você tem para oferecer. Por isso, pesquise sobre seu público-alvo, entenda o perfil do seu cliente e as suas dores.
Descobrir sua “persona” lhe ajudará a poupar tempo e a criar estratégias eficazes para atingi-los. Para isso, utilize redes sociais e converse com profissionais que oferecem a mesma solução que você, a fim de entender qual o perfil de clientes que atendem.
Sexo, faixa etária e renda mensal são importantes, mas você deve ir além! Leve em consideração suas dores, gostos, o que eles gostam de fazer nas horas vagas, profissão e renda média mensal, dentre outras características e assim, você saberá como deve atrair a atenção, comunicar-se e abordá-lo para falar sobre o que tem para oferecer.
Aprenda a vender e técnicas de persuasão
O mercado de vendas não é fácil, é necessário estudar a fundo o mercado em que se insere o seu negócio é essencial para conquistar clientes. Isso porque você precisará explicar sobre e esclarecer as dúvidas que podem surgir acerca do que você está anunciando.
Por isso, aprenda sobre técnicas de vendas e de persuasão para ativar “gatilhos” mentais que lhe ajudarão a melhorar sua performance. Não há fórmulas mágicas, mas há táticas e dicas que podem ajudar bastante!
Aposte no marketing digital
Hoje em dia, quem não está presente na internet e em pelo menos alguma rede social está perdendo clientes a todo momento! As pessoas estão na internet e seu cliente pode ser encontrado em pelo menos alguma das redes sociais disponíveis.Porém, só estar presente nesses meios não é o bastante. Você precisa apostar no marketing de conteúdo e divulgar informação, ensinamentos, conteúdos em geral que eduquem e tire dúvidas dos seus clientes.
Isso é essencial porque as pessoas pesquisam muito sobre algum produto ou serviço antes de adquiri-lo. Ou seja, quando a pessoa diz que irá comprar ou lhe contratar, ela já sabe do que precisa.
Não esqueça do velho boca a boca e networking
A internet é excelente, porém métodos tradicionais também funcionam! Deixe todos seus amigos e familiares a par do que você faz e diga-lhes que está disponível.
O boca a boca e o networking feito com todos os seus contatos podem levar você a obter mais clientes. Pense sempre nisso para conseguir mais clientes para seu negócio ou atividade profissional.
Saiba que a relação com o cliente não acaba com o fim da venda/serviço
Atualmente é muito difícil fidelizar um cliente apenas com o seu produto e a relação com ele não termina com o fechamento da venda, você pode precisar dele na hora de renovar alguma venda e até mesmo obter mais clientes!
Surpreenda-o com algum benefício gratuito ou com descontos e mande e-mail para mostrar que você não se esqueceu deles, seja no aniversário ou outra data comemorativa.
Os clientes antigos fiéis podem lhe indicar para outras pessoas e são mais fáceis de manter do que conquistar novos. Por isso, mostra-se prestativo e disposto a ajudar quando terminar o serviço ou a venda.
Estude seus concorrentes
Quem mais no mercado oferece o mesmo que você? Seja uma empresa ou outra pessoa física, pesquise sobre ela, todas suas qualificações, autoridades e encontre “os gaps” para poder diferenciar-se perante eles.
Se o concorrente oferece algum produto semelhante ao seu, estudo para ressaltar as diferenças e qualidades do seu em comparação com o do rival.
Se oferece algum serviço, estude as qualificações, e busque diferenciar-se, oferecendo algo a mais ou distinto. Veja quem são os clientes dos concorrentes, analise-os e, se conseguir, conquiste-os trazendo para o seu lado.