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Prospectar Clientes

Saiba como recuperar lead inativo!

Entenda sobre leads e mais.

Leitura: 8 min
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O mundo do marketing digital, nos dias de hoje, gira muito em torno de leads – seja para recuperar lead inativo, esquentar novamente um potencial cliente ou na geração de novos interessados.

Se não sabe o que é lead, não perca esse conteúdo super informativo, onde discutiremos muito mais sobre essa parte do Marketing Digital 😀

 

O que são leads?

Antes de falarmos de como recuperar lead inativo, precisamos entender o que é isso. Dentro do Marketing Digital, leads são caracterizados como as pessoas que demonstram certo interesse em adquirir um produto ou serviço da sua empresa.

Isso pode e dar por meio do preenchimento de um formulário online com seus dados de contato, por exemplo. Mas, basicamente, um lead é um potencial cliente!

Um lead é um usuário que está no alcance de sua empresa, que passa a fazer parte do funil de vendas – sendo moldado e trabalhado pelo setor de Marketing e Vendas, para que seja fechado um negócio.

 

Conheça os tipos de leads

Antes de irmos ao foco do assunto – que é como recuperar lead inativo – temos que nos informar sobre os tipos de leads e como eles funcionam.

Geralmente, as classificações podem variar dependo de empresa para empresa. Mas de maneira geral, eles podem ser classificados dessa forma:

Leads qualificados de informações

Na fase inicial de qualificação, o lead é classificado dessa maneira por não possuir informações suficientes para passar pelo funil – já que eles também não sabem o bastante sobre a empresa. Aqui, os leads são chamados de “frios”.

Leads qualificados em marketing

Após as estratégias para gerar leads, aqueles que demonstram interesse no produto/serviço irão se tornar leads qualificados pela equipe de Marketing. Entretanto, ele está interessado em seu produto, mas isso não quer dizer que esteja pronto para comprar.

Isso ocorre pois faltam informações adicionais ou até mesmo a assistência da equipe de vendas para a tomada de decisão – entretanto, são prioridades, já que estão quentes e bem próximos do final do funil.

Leads qualificados para vendas

Quando um cliente mostra interesse imediato para fazer uma compra. Geralmente, nessa etapa, o lead já pode ser considerado um prospect e está a ponto de se tornar um cliente – isso se dá pelo fato de o time de vendas já ter analisado esse lead para se tornar um cliente.

É importante lembrar que o time de Marketing não atua a partir dessa etapa.

 

O que é um lead inativo?

Chegamos no começo do assunto sobre recuperar lead inativo. Podemos defini-los como as pessoas que mostraram certo interesse em determinado momento para se tornarem leads – mas que não foram convertidos e que, atualmente, não interagem mais com campanhas da empresa.

A maioria das empresas ignora esses contatos, o que pode se tornar um grande erro!

Nesse lead, foram investidos dinheiro e tempo para que pudessem fazer a captação deles – mesmo que eles estejam inativos, ainda existe o potencial de conversão.

 

Dicas importante sobre como recuperar um lead inativo

Separamos algumas dicas que podem ajudar na hora de recuperar lead inativo. Confira!

Planejamento de campanhas de resgate

Muitas vezes, é preciso mostrar para seus clientes que a sua empresa – sua marca – se importa verdadeiramente com cada uma delas, e que a sua ausência é sentida.

Uma comunicação que mostre que a empresa se importa e sinta saudade desse cliente – esse tipo de humanização consegue tocar muitos clientes, levando-os a tornarem-se leads quentes. Ao invés do newsletter que já conhecemos, aposte em uma mensagem diferente!

Experimente segmentar leads inativos

Mesmo que esses leads inativos sejam uma grande parte de um grupo, para conseguir recuperá-los, é preciso segmentá-los – isso se dá, pois, esses contatos necessitam ser trabalhados adequadamente de acordo com o canal de cada um, ou do motivo que gerou o interesse pela marca.

Separe esses leads pelos tipos de canais de aquisição e pelo tipo de ação que gerou a aquisição. Com uma base bem segmentada, é possível desenvolver estratégias eficazes.

Que tal outros canais de contato?

Não se prive apenas de canais como e-mail, invista e inove em outras plataformas – como redes sociais, blogs e outras plataformas que o Marketing consegue trabalhar. Deixe suas estratégias flexíveis, isso pode abrir novas portas!

Reenvie as melhores comunicações

Todas as mensagens, e-mails e comunicações que fizeram sucesso – com taxas de cliques, interação e resultados excelentes – podem ser reenviados sem nenhum problema.

Muitas vezes, essa ação pode ajudar a classificar a base de leads como sendo forte ou fraca; se é viável continua investindo ou não. Para saber isso é bem simples, basta observar as respostas.

Se a ação tiver muitas marcações como SPAM, pedidos para sair da lista ou se as mensagens nem forem abertas, isso significa que a base está ruim. Entretanto, aqueles que responderam positivamente, são a chave para uma oportunidade em aquecer novamente os leads.

 

Quais as melhores estratégias para gerar leads?

E-mail marketing

Um dos canais mais famosos e eficientes para a geração de leads – mas isso quando utilizado com sabedoria e parcimônia.

É preciso ficar atento com a sua base de contatos, pois assim você poderá obter um excelente canal de comunicação para sua empresa. Além disso, vise procurar os melhores horários para o disparo de e-mails, com base no público que quer atingir.

Blog

Ter um blog é outro fator decisivo para atrair pessoas qualificadas para a geração de leads. Mas isso deve ser uma tarefa focada, já que o segredo é trabalhar com estratégias de SEO e o monitoramento de tráfego orgânico.

É fundamental relacionar seus conteúdos de acordo com o que sua empresa apresenta e trabalha.

Comarketing

Trabalhar com parcerias é uma ótima maneira de aumentar o alcance de determinado material – até mesmo enaltecendo laços com outras empresas e formando algo que pode ser benefício para ambas as partes.

Mas devemos ficar atentos com algumas coisas, como:

  • Se as empresas possuem persona similar com a sua;
  • Integração de ferramentas de automação;
  • Defina canais de divulgação;
  • Define de maneira clara e concisa as responsabilidades de cada um.

Mídia paga

Para aqueles que ainda não possuem um tráfego relevante em determinado canal de comunicação, para acelerar a geração de leads, pode ser que a compra de mídias faça com que seu negócio alavanque mais rapidamente.

Muitas vezes, utilizamos ferramentas como o Google Ads ou o Facebook. Entretanto, no Marketing Digital, você deve testar qual o seu público e palavras-chave são ideais para seu mercado.

 

 

 

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