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Saiba como ter mais motivação para venda em sua equipe!

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A motivação para venda é um dos pontos mais importantes para esse setor – já que sem o animo para vender algo para um potencial cliente, esse processo pode ter falhas ou até mesmo não se concretizar. Vendedores desmotivados podem levar uma empresa ao total desequilíbrio.

Nesse artigo, vamos tratar de otimização de processos, dicas importantes para melhorar planejamento em vendas – mas, principalmente, vamos mostrar como a motivação para venda é algo essencial na sua empresa. Não perca!

 

Como melhorar a motivação para vendas do seu time

Separamos algumas ações que podem melhorar a motivação para venda do seu time. Confira mais:

Comissões competitivas

Uma das estratégias mais eficazes no mercado, é motivar seus vendedores com um incentivo financeiro. Que tal garantir que seu funcionário ganhe junto com a empresa a cada novo negócio que ele fecha?

Para que isso de certo, faça uma meta de vendas por produção e relacione comissões a essas metas. Isso vai deixar todo mundo muito mais motivado para vender mais!

O papel do líder

O líder é fundamental em um time – já que ele está próximo de todos e saiba quais são suas ambições, seja coletivamente ou individualmente. Sendo assim, é ele quem irá equilibrar e incentivar seus funcionários para que todos colaborem para alcançar seus objetivos.

Vendo por essa maneira, é fundamental que os membros da equipe vejam essa liderança, pois isso pode inspirá-los diariamente. Um dos caminhos da motivação para venda é se mostrar um líder que está disposto a ouvir, ajudando a todos a concretizarem suas metas.

Treine a sua equipe

Manter seus funcionários treinados é uma ótima forma para motivá-los. Pois além de ajudá-los profissionalmente para que trabalhem cada vez melhor, isso mostra que a empresa está preocupada com eles e que deseja que todos melhorem seu nível

Geralmente, os vendedores se sentirão mais seguros, assertivos e eficientes no processo de vendas após um treinamento. Se fizer isso regularmente, eles ficarão cada vez mais seguros de si – compreendendo que estão de acordo com as necessidades da empresa.

Ambiente corporativo

É importante manter um ambiente de trabalho com um clima positivo. Além disso, é importante lembrar que as ferramentas e condições de trabalham também entram na questão de motivar seus vendedores.

Outro fator importante, é na hora de procurar profissionais. Observe se eles estão alinhados com os valores de sua companhia – isso pode ser um dos fatores decisivos. Contratar vendedores que compartilhem do mesmo pensamento que a empresa pode promover uma equipe muito mais unida.

Reuniões frequentes

É muito importante que você passe para sua equipe as metas para as próximas semanas – além de dar os feedbacks merecidos, mostrar as oportunidades que estão sendo trabalhadas, as dificuldades, métricas e todas as informações necessárias para que seus funcionários fiquem devidamente informados.

Nesse momento, pode ser benéfico valorizar as pessoas que estão se esforçando e dando o seu melhor para a empresa. Além disso, para não cair na rotina, faça alguns desafios competitivos para tornar as vendas mais dinâmicas.

Mas o mais importante, ouça atentamente o que eles têm a dizer, escute suas opiniões e mostre que se importe!

 

Algumas dicas para melhorar o planejamento de vendas

Muitas vezes, o que pode faltar na motivação para venda é um ponto que ninguém nota: os planejamentos e operações nesse setor. Separamos algumas dicas que podem ajudar seus funcionários e alavancar ainda mais sua empresa, confira:

Mantenha seus dados sincronizados

Não deixe qualquer pessoa ou time de vendas tirar conclusões por meio de tomadas de decisão que sejam baseadas em dados desatualizados ou imprecisos.

Garanta que os dados sejam seguros e reduza ao mínimo os erros e as respostas atrasadas, assegurando que tais informações sejam facilmente acessíveis e atualizadas em tempo real.

Os “sigilos” operacionais são seu maior inimigo aqui. E, infelizmente, eles podem surgir mesmo que sem intenção. Por isso, ter uma mentalidade colaborativa e uma comunicação ativa são cruciais para qualquer planejamento bem-sucedido de vendas e operações.

Felizmente, a tecnologia facilita bastante a comunicação aberta entre áreas e funções, reduzindo com os efeitos negativos de obstrução de dados. Um bom exemplo prático de manter seus dados sincronizados é conectando sua ferramenta de CRM a um software confiável de vendas e operações para manter todos devidamente informados.

Identifique suas principais métricas 

A primeira pergunta que você deve se questionar é: “Quais são os indicadores mais importantes para minha empresa e o meu setor?”.

Ao invés de confiar em métricas generalizadas, sua equipe precisa identificar os KPIs mais relevantes para o seu negócio. Por isso, é necessário que os KPIs contenham os objetivos da sua empresa, pois sua função é verificar se você e seu time estão trilhando o caminho certo para o atingir sucesso em suas metas.

Qualquer processo de vendas e operações sem os KPIs adequados para orientá-lo provavelmente repercutirá alguns descuidos e/ou te levará a previsões imprecisas.

As métricas corretas servem para garantir que o time de vendas continue alinhado com sua meta e traga coerência ao seu planejamento de vendas. Dessa forma, todos do time ficam cientes do que está acontecendo, independentemente de sua posição ou responsabilidades.

Adote uma mentalidade dos sistemas totais

Todos os membros do time de vendas e operações devem estar cientes de como os KPIs e as métricas de negócios estão sendo analisados ​​e interpretados.

Sabendo disso, é importante destacar que as análises de custo-benefício nunca devem se concentrar apenas nos números! É preciso entender como cada número surgiu e como cada número afeta o restante da empresa ou da operação.

Os KPIs orientam o processo de planejamento de vendas e operações, mas é relevante dizer que eles podem mudar de acordo com o trimestre. Isso ocorre devido a algumas variáveis externas, que podem incluir:

  • Fatores socioeconômicos;
  • Instabilidade política;
  • Budget;
  • Mudança de ponto de contato com um prospect;

Com isso, podemos observar como é positivo ter uma mentalidade dos sistemas totais para verificar se o time de vendas está olhando da maneira correta para o todo o cenário que envolve sua performance.

 

 

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