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Textos de WhatsApp: como vender pelo aplicativo?

Confira algumas dicas importantes.

Leitura: 9 min
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As abordagens de venda pelo WhatsApp têm uma taxa de abertura incrivelmente maior do que a pelo e-mail e permite enviar diferentes formatos de mensagem, como imagens, vídeos e até mesmo apresentações em PDF. Porém, por ser um contato muito mais pessoal e direto, os textos de WhatsApp devem ser corretos para conseguir gatilhar pessoas com interesse de compra do seu produto!

Muitas pessoas erram na hora de escolher os textos de WhatsApp, por isso, este artigo pode ajudar você na hora de abordar um potencial cliente e consumidor!

 

O que é o WhatsApp?

O famoso WhatsApp é um aplicativo de troca de mensagens online – podendo enviar fotos, vídeos, documentos e até mesmo fazer ligações e chamadas de vídeo. Ele está disponível em todas as plataformas de download para smartphones.

Esse serviço foi criado em 2009 por Jan Koum e Brian Acton – dois ex-funcionários do Yahoo – que se tornaram milionários após a popularização do aplicativo e sua venda para o Facebook em 2014, por um valor de 19 bilhões de dólares.

Nos dias de hoje, o WhatsApp é um dos aplicativos de mensagens mais populares por todo o mundo, principalmente no Brasil, Índia e outras partes da Europa.

 

Por que vender pelo WhatsApp?

O WhatsApp é o aplicativo para smartphones mais utilizado pelos brasileiros, com 68% de preferência, segundo a pesquisa MMA Mobile Report 2017. Além de ser um ótimo aplicativo para realizar negócios, pois dá para conversar com clientes e fornecedores, fazer chamadas de áudio ou vídeo e, por que não, fechar vendas pelo WhatsApp.

Considerando que o número de smartphones ativos no país supera o de habitantes, não é pouca coisa. Então, se você já tem o próprio negócio, pode atrair novos clientes que preferem negociar pela plataforma.

 

3 dicas importantes para vender pelo WhatsApp

Marque sua presença em outras redes sociais

Sites e aplicativos como o Facebook, o Twitter e o Instagram são excelentes canais para conhecer melhor e se aproximar do público-alvo da empresa.

O objetivo principal nessas plataformas deve ser engajar com o público. Você pode responder a dúvidas e publicar conteúdo de valor para todas as etapas da jornada de compra do consumidor.

No entanto, você também pode vender pelas redes sociais. O Facebook e o Instagram, por exemplo, são boas opções, pois permitem inserir catálogos de produtos como em uma loja virtual.

No Instagram, por exemplo, você consegue adicionar etiquetas nas suas fotos de produto e criar uma com o catálogo cadastrado.

Otimize a descrição de produtos

Se você vende produtos comuns e buscar pelo nome do item no Google, provavelmente encontrará outros e-commerces com descrições idênticas.

Se você não puder caprichar na descrição de todos os itens, escolha os principais produtos e edite os textos, incluindo palavras-chave relevantes, a fim de conquistar melhores lugares no Google, e técnicas de copywriting (escrita persuasiva).

Se você utiliza o recurso “comercial” do WhatsApp, tente colocar uma foto dos produtos que oferece, pois eles estarão visíveis para todas as pessoas que acessarem seu número.

Invista em marketing de conteúdo

Antes de escolher um produto, o consumidor moderno faz pesquisas no Google, assiste a vídeos e lê opiniões de pessoas na internet.

Uma maneira de aumentar as vendas online, portanto, é criar conteúdo para alcançar potenciais clientes em fases menos avançadas da jornada de compra.

Você pode, por exemplo, publicar artigos em um blog, criar um e-book para gerar leads e fazer posts nas redes sociais.

Assim, você consegue atrair um público que ainda não sabe que tem uma necessidade e nem conhece o seu produto.

 

Como abordar um cliente pelo WhatsApp?

Para mensagens receptivas de vendas

Nesse caso, seu cliente já entrou em contato querendo saber mais sobre os seus produtos, mas nem por isso os seus textos de WhatsApp não merecem o devido cuidado e atenção! 

O primeiro passo: responder o seu cliente se apresentando e citando o nome dele (o WhatsApp exibe o nome do cliente). Foque em iniciar o processo de entendimento do cliente e procure não responder diretamente o que ele te perguntou. Sempre de forma humanizada, pois pode ser muito importante para esse cliente/consumidor saber que ele está conversando com uma pessoa.

Segundo passo: depois que o cliente te responder, comece a se preocupar em entender a situação da empresa dele e o motivo que o fez chegar até o seu WhatsApp. Não tenha medo de fazer perguntas e tirar suas dúvidas também, a comunicação pode ser a chave para a venda.

Terceiro passo: Deixe o cliente falar e se ele já utiliza algum serviço de um concorrente seu, procure instigá-lo a contar o que o deixa insatisfeito. Se ele não utiliza nenhum serviço, descubra o que o deixará satisfeito. 

Quarto passo: Mostre que você entendeu o problema e as dores do seu cliente, tem a solução, gere autoridade e marque a reunião ou envie a proposta.

Lembre-se também que cada cliente exige tipos diferentes de abordagem, por isso, é importante que você faça as perguntas, mas não deixe a sensação de que essas perguntas não estão levando a negociação a lugar algum.

Para mensagens ativas de vendas 

IMPORTANTE: Entenda que o envio ativo de mensagens, mesmo que não seja realizado em massa ou que seja automatizado, pode ser considerado uma prática errada do ponto de vista do WhatsApp e você pode ser denunciado pelo usuário que recebeu a mensagem. Envie mensagens ativas somente para quem tem o interesse pelo seu produto ou espera receber o seu contato. É muito importante que as mensagens sejam humanizadas, para que a pessoa que recebeu essa mensagem, não denuncie como spam.

Primeiro passo: inicie o contato se apresentando e mostrando ao seu prospect que você pode ter a solução para os problemas que atualmente ele está enfrentando. Faça sempre uma pergunta se você espera receber uma resposta. Desperte curiosidade! Dê início a sua abordagem de venda pelo WhatsApp.

Segundo passo: após receber a resposta positiva do seu prospect, você pode seguir o modo de venda receptiva. Tanto na venda ativa, quanto na receptiva, o segredo é entender o cliente e apresentar uma solução. Não importa se você foi até ele, ou se ele veio até você: os textos de WhatsApp devem ser sempre cuidadosos e bem pensados!

 

Algumas dicas de frases de abordagem de venda pelo WhatsApp

Confira algumas abordagens típicas e que funcionam bastante na hora e planejar e montar os seus textos de WhatsApp.

Formatação de mensagens

Escreva de maneira amigável e seja breve. Crie mensagens curtas e diretas. Sempre que possível, envie suas frases separadas.

Utilize o WhatsApp Web

Fique online no WhatsApp durante toda a sua jornada de trabalho e utilize o WhatsApp Business para focar apenas em conversas profissionais. Além de uma tela maior disponível, o WhatsApp Web ajuda na velocidade e, consequentemente, melhorar o atendimento.

Cuidado com a escrita

Quando há muitos erros de português, falta de acentos, vírgulas, o cliente pode questionar a seriedade do atendente e empresa. Por isso, utilize vírgulas, acentuação, espaço entre as palavras, letras maiúsculas no início de frases e em nomes próprios e tente ser o mais claro possível. Cada pequeno detalhe fará toda a diferença!

 

 

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