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Motivação Técnicas De Vendas Vender Mais

Como Ser Um Excelente Vendedor

Leitura: 7 min
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Você já deve ter ouvido, alguma vez na vida, uma pessoa dizer: “eu nem queria comprar, mas aquele vendedor me cativou e comprei!”, não é mesmo? Não é segredo pra ninguém que um excelente vendedor pode fazer toda a diferença no processo de decisão de compra. Se ele for qualificado o suficiente, torna-se peça chave para fechar qualquer negócio e impulsionar cada vez mais o número de vendas de determinado segmento no mercado.

Alguns, sem sombra de dúvida, parecem nascer com o dom da venda, pois conseguem vender qualquer peixe e nem precisam de pessoas completamente interessadas para isso. Estes vendedores criam a necessidade. No entanto, outros definitivamente precisam de uma ajuda para aprimorar suas técnicas, por isso a Bannet preparou para você alguns passos para te ajudar a criar a necessidade do seu cliente em potencial e alavancar suas vendas.

 

1- Conheça seu prospect

Há muitas diretrizes que pode norteá-lo a melhorar suas técnicas, mas a primeira a se pensar, com certeza, é em como você, vendedor, pode conseguir uma aproximação com o cliente. Priorize as ideias de captação para só, então, procurar saber o que ele está em busca.

Comece a visualizá-lo em um funil de vendas e identifique em que etapa ele se encontra. Assim, você conseguirá detectar suas reais necessidades e supri-las com eficiência. Isto é, ele desconhece a existência de um problema? Ou conhece e já está interessado no seu produto? A partir do momento que você sabe o que seu prospect procura e em que estágio do funil de vendas ele está, suas chances de captá-lo é bem maior.

Conhecer o prospect te dá a oportunidade de angariar argumentos suficientes para convencê-lo de que ele está realizando o melhor negócio.

Graças ao relacionamento com o cliente (abordado melhor no próximo tópico), a automação desse processo de negócio em específico, ajuda ainda mais o vendedor a conhecer seus futuros clientes e transformá-los em lead. Ou seja, cabe a você, vendedor, através de suas técnicas, tentar realizar o processo de conversão através do aprofundamento de sua “pesquisa” sobre os clientes que procuram por sua ajuda.

 

2- Seja amigo dele

Aqui encontra-se a etapa de relacionamento com o cliente mencionada acima. Muitos vendedores limitam-se a querer vender determinado produto ou serviço de qualquer maneira, esquecendo-se do que realmente importa. Porém, saber ouvir o que o cliente tem a dizer com paciência e atenção para direcioná-lo ao caminho certo é o segundo passo para o fechamento de uma venda.

Tendo em vista que os consumidores estão em busca de informações, o vendedor tem o papel de passar toda a confiança necessária, apresentando-se realmente como um amigo, que se faz disponível para sanar qualquer tipo de problema. Então, tenha sensibilidade de ler os sinais que o cliente em potencial está emitindo a fim de que possa corresponder às expectativas dele.

Para isso, é importante ser dotado de alguns atributos, como:

– Educação: trate o comprador, conseguindo ou não fechar a venda, sempre com gentileza. Prime por deixá-lo confortável o suficiente para decidir se realizará ou não o ato da compra.

– Empatia: coloque-se no lugar dele e imagine que seja você quem está procurando pelo produto ou serviço. Como você gostaria de ser tratado? Você mesmo compraria o produto que está vendendo? Se sim, está no caminho certo!

 

3- Passe credibilidade

Até aqui, vimos que um excelente vendedor precisa conhecer muito bem seu prospect, mas não é só isso. Depois de conhecê-lo, o vendedor deverá partir para apresentação do que deseja vender. E para isso, se faz necessário e importante conhecer de maneira completa também o produto que se está vendendo.

Logo após a captação do cliente, passe todas as informações de forma confiável. Se a intenção é conquistar a confiança dele, então sua missão, a partir de agora, é transmitir todos esses dados de maneira crível e sincera para que ele sinta-se totalmente seguro para realizar a compra.

Para isso, lembre-se que a maneira como você vende é mais importante do que o que se vende. Por exemplo, você pode trabalhar com o melhor seguro do mercado, mas do que adianta o melhor serviço, se você não transmitir confiança afirmando isso?

Levando isso em consideração, entendemos que o cliente só poderá finalizar a compra se ele estiver totalmente certo de que está fazendo um ótimo negócio, ou seja, ele precisa confiar plenamente em você, vendedor.

 

4- Tenha paixão em vender

Não adianta você cumprir as três etapas anteriores, se você vende por mera obrigação. Trate a venda como a coisa mais importante da sua vida e, em consequência disso, imagine que aquele cliente é o mais importante também, único e especial.

Transpareça a emoção e o encanto que você sente pelo produto que está vendendo a ponto de todos os consumidores se apaixonarem também. A frase “ame o que fazdeve fazer todo o sentido nessa fase do processo.

 

5- Adquira disciplina

Um vendedor disciplinado, além de cumprir todas as diretrizes mostradas até aqui, tem real sabedoria de discernir a hora exata de agir e graças a isso realiza o fechamento de venda no momento mais propício. Sua conduta e obediência às regras fará seu cliente perceber a seriedade com que trata àquele produto ou serviço além do seu comprometimento com os valores da empresa e os do cliente, o que acarretará facilmente a finalização da venda.

A disciplina tornará você apto não só para vender, como para fidelizar os compradores, o que é ainda melhor.

 

Conclusão

Você deve ter percebido que parece “simples” ser considerado um excelente vendedor, entretanto é preciso muito comprometimento para realizar essa função com excelência.

Em seu lead, tenha perspicácia para, além de realizar a conversão de um possível comprador em real consumidor, como de, após isso, direcioná-lo para o esclarecimento de dúvidas e encorajá-lo ao principal, que é o fechamento da compra e sua fidelização. Invista o seu melhor sempre!

 

Assista ao vídeo sobre relacionamento com o cliente, clicando aqui.

Carine
SOBRE O AUTOR: Posts desse autor

Carine Vasconcelos

Editora Chefe da empresa Bannet, formada em Publicidade e Propaganda, há mais de 6 anos, pela Faculdade Cearense, e apaixonada por conteúdo. Atua na área de Marketing e Produção Textual há quase 10 anos e acredita que, para termos sucesso em qualquer área, é preciso sermos felizes no caminho, afinal o amor pelo que fazemos é força motriz para atingirmos a excelência.

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