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Frases de abordagem de venda pelo WhatsApp: como elas auxiliam nas suas vendas!

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As abordagem de venda pelo WhatsApp tem uma taxa de abertura incrivelmente maior do que a pelo e-mail e permite enviar diferentes formatos de mensagem, como imagens, vídeos e até mesmo apresentações em PDF. Porém, por ser um contato muito mais pessoal e direto, as frases de abordagem de venda pelo WhatsApp devem ser corretas e gatilhar a pessoa a se interessar e comprar o seu produto!

Muitas pessoas erram na hora de escolher as frases de abordagem de venda pelo WhatsApp, por isso, este artigo pode ajudar você na hora de abordar um potencial cliente e consumidor!

Por que vender pelo WhatsApp?

O WhatsApp é o aplicativo para smartphones mais utilizado pelos brasileiros, com 68% de preferência, segundo a pesquisa MMA Mobile Report 2017. Além de ser um ótimo aplicativo para realizar negócios, pois dá para conversar com clientes e fornecedores, fazer chamadas de áudio ou vídeo e, por que não, fechar vendas pelo WhatsApp.

Considerando que o número de smartphones ativos no país supera o de habitantes, não é pouca coisa. Então, se você já tem o próprio negócio, pode atrair novos clientes que preferem negociar pela plataforma.

Como abordar um cliente pelo WhatsApp?

Para mensagens receptivas de vendas

Nesse caso, seu cliente já entrou em contato querendo saber mais sobre os seus produtos, mas nem por isso as suas frases de abordagem de venda pelo WhatsApp não merecem o devido cuidado e atenção! 

  • O primeiro passo: responder o seu cliente se apresentando e citando o nome dele (o WhatsApp exibe o nome do cliente). Foque em iniciar o processo de entendimento do cliente e procure não responder diretamente o que ele te perguntou. Sempre de forma humanizada, pois pode ser muito importante para esse cliente/consumidor saber que ele está conversando com uma pessoa.
  • Segundo passo: depois que o cliente te responder, comece a se preocupar em entender a situação da empresa dele e o motivo que o fez chegar até o seu WhatsApp. Não tenha medo de fazer perguntas e tirar suas dúvidas também, a comunicação pode ser a chave para a venda.
  • Terceiro passo: Deixe o cliente falar e se ele já utiliza algum serviço de um concorrente seu, procure instigá-lo a contar o que o deixa insatisfeito. Se ele não utiliza nenhum serviço, descubra o que o deixará satisfeito. 
  • Quarto passo: Mostre que você entendeu o problema e as dores do seu cliente, tem a solução, gere autoridade e marque a reunião ou envie a proposta.

Lembre-se também que cada cliente exige tipos diferentes de abordagem e frases de abordagem de venda pelo WhatsApp, por isso, é importante que você faça as perguntas, mas não deixe a sensação de que essas perguntas não estão levando a negociação a lugar algum.

Para mensagens ativas de vendas 

IMPORTANTE: Entenda que o envio ativo de mensagens, mesmo que não seja realizado em massa ou que seja automatizado, pode ser considerado uma prática errada do ponto de vista do WhatsApp e você pode ser denunciado pelo usuário que recebeu a mensagem. Envie mensagens ativas somente para quem tem o interesse pelo seu produto ou espera receber o seu contato. É muito importante que as mensagens sejam humanizadas, para que a pessoa que recebeu essa mensagem, não denuncie como spam.

  • Primeiro passo: inicie o contato se apresentando e mostrando ao seu prospect que você pode ter a solução para os problemas que atualmente ele está enfrentando. Faça sempre uma pergunta se você espera receber uma resposta. Desperte curiosidade! Dê início a sua abordagem de venda pelo WhatsApp.
  • Segundo passo: após receber a resposta positiva do seu prospect, você pode seguir o modo de venda receptiva. Tanto na venda ativa, quanto na receptiva, o segredo é entender o cliente e apresentar uma solução. Não importa se você foi até ele, ou se ele veio até você: as frases de abordagem de venda pelo WhatsApp deve ser sempre cuidadosa e pensada!

Algumas dicas de frases de abordagem de venda pelo WhatsApp

Formatação de mensagens

Escreva de maneira amigável e seja breve. Crie mensagens curtas e diretas. Sempre que possível, envie suas frases separadas.

Utilize o WhatsApp Web

Fique online no WhatsApp durante toda a sua jornada de trabalho e utilize o WhatsApp Business para focar apenas em conversas profissionais. Além de uma tela maior disponível, o WhatsApp Web ajuda na velocidade e, consequentemente, melhora o atendimento.

Cuidado com a escrita

Quando há muitos erros de português, falta de acentos, vírgulas, o cliente pode questionar a seriedade do atendente e empresa. Por isso, utilize vírgulas, acentuação, espaço entre as palavras, letras maiúsculas no início de frases e em nomes próprios e tente ser o mais claro possível. Cada pequeno detalhe fará toda a diferença!

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