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Para sua Corretora Técnicas De Vendas Vender Mais

3 técnicas de vendas de seguro de carro

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Você se considera um bom vendedor? Quais são suas estratégias para vender seguro auto? Quais técnicas de vendas utiliza para concretizar a suas metas? Responder a essas perguntas é um passo inicial para saber como anda o seu know-how de vendas de seguro de carro. Se houveram dificuldades na hora de responder, você está no post certo.

Para realizar boas vendas, é necessário que o vendedor tenha alguns “truques na manga”. Independente do produto ofertado, é crucial possuir técnicas de venda que aumentem a possibilidade do fechamento da venda.

Ao pensar em técnica de venda, muitos associam à conhecida “lábia” do vendedor. No entanto, existem várias outras técnicas as quais se tornam muito mais relevantes no processo de convencer aquele cliente a realizar a compra.

No mercado de seguro de carro, ter conhecimento dessas técnicas é um grande diferencial competitivo, uma vez que a concorrência é grande. Portanto, nesse post serão discutidos as principais técnicas que vão lhe ajudar a vender seguros autos.

1) Venda benefícios

Todo vendedor sabe que o argumento é uma das principais técnicas de vendas a serem utilizada. Na hora de vender um seguro, o ideal é ter um argumento sólido com grande poder de persuasão. A chave da questão é oferecer o produto que seu cliente precisa. Basta pensar: o que fez aquela pessoa pesquisar sobre ter um seguro de carro? Seria o medo de ser roubado ou a prevenção para imprevistos?

Saber o que o seu cliente precisa será exatamente a base para montar o argumento. É importante ressaltar que você não vai vender seguro auto em si, mas o benefício que ele propõe, de acordo com aquela necessidade.

Para facilitar a compreensão, eis um exemplo:

João quer contratar um seguro de carro porque acabou de trocar de veículo e quer se manter seguro quanto a roubos e furtos.

O argumento que poderia ser utilizado é apresentar como um seguro age em caso de roubo, explicando todo o processo de reembolso e mostrando as facilidades. Outro argumento a ser utilizado é comparar caso o cliente seja roubado ou furtado sem possuir um seguro, enfatizando o seguro como a solução certa para aquela dor.

Outro exemplo:

Sandra está pesquisando por seguros de carro a fim de não se prejudicar na ocorrência de um acidente que envolva terceiros. Neste caso, pode-se utilizar o mesmo argumento do caso anterior, esclarecendo como o seguro procede no caso em questão. Outra técnica a qual ajuda a consolidar argumentos é entender o perfil do cliente. Se, por acaso, Sandra tiver filhos, um bom argumento a ser utilizado é a proteção que um seguro de carro vai garantir à família, em caso de algum acidente que cause danos físicos aos passageiros.

Portanto, para montar um argumento pode-se utilizar de duas estratégias: conhecer o perfil do cliente e sua necessidade, relacionando aos benefícios que um seguro de carro trará para aquele cliente específico.

Um bom vendedor vende um bom produto. Por isso, deve ser oferecido o melhor produto para aquele cliente, exigindo que o vendedor tenha perspicácia para entender os fatores os quais poderão ser utilizados a seu favor na hora de persuadir.

2) Saber se relacionar é indispensável

A técnica de venda dita acima só é eficaz se o vendedor souber trabalhar bem a sua comunicação. Argumento e comunicação coexistem na área das vendas de seguros de carro e, por isso, o vendedor tem que estar atento para sempre aperfeiçoar sua prática.

Manter uma boa relação com o cliente não significa apenas ser simpático, tampouco bajular. Além de manter simpatia natural, o vendedor tem que trabalhar sua oratória a fim de tornar seu contato com o cliente o mais transparente possível.

A transparência no contato leva diretamente a um dos pontos principais na venda: ouvir o cliente. É ouvindo o cliente que o vendedor terá conhecimento do seu perfil, das suas necessidades e de como argumentar da melhor forma com ele. E ainda, terá conhecimento acerca das dúvidas, esclarecendo todos os pontos necessários.

Porém, algo que muitos vendedores deixam de perceber é que, apesar do interesse em aderir ao seguro de carro, aquele cliente pode não estar no seu momento ideal de compra. E isso pode se dar por vários motivos (inclusive financeiro).

É ao abandonar esse cliente que muitos vendedores pecam, pois o mais indicado é sempre manter o contato com ele, seja através de telefone ou e-mail, sempre “alimentando”-o sobre os benefícios que esse seguro de carro trará para sua rotina. Além do cliente se sentir privilegiado, quando estiver pronto para contratar o seguro, ele recorrerá a esse vendedor. Ou seja, nem sempre um processo de venda se dá num curto-prazo.

A melhor coisa do mercado de seguro de carro é que os clientes conquistados se fidelizam para renovar o seguro com o mesmo vendedor – o que faz o relacionamento mais importante ainda!

Com um bom atendimento, o vendedor transmite maior segurança aos seus clientes, ganhando sua confiança. E não se esqueça: quando se gosta de um atendimento, é comum indicar o vendedor a conhecidos. Ou seja, sua reputação aumenta junto com a lista de clientes.

3) Concentre-se em sua prospecção de clientes

Concentre-se em sua prospecção de clientes

De nada adianta ter bons argumentos e uma boa comunicação se não houver clientes. Logo, para obter as vendas desejadas, é necessário investir numa prospecção eficaz. Nesse momento, muitos vendedores ainda se atrapalham, pois não sabem como realizar um prospect correspondente às metas traçadas.

De antemão, é bom frisar que panfletagem e lista de contatos aleatórios já estão ultrapassados e não geram um número suficiente de clientes interessados. A tecnologia existe para facilitar nossas vidas, então, por que não utilizá-la? A internet está cada vez mais acessível, e os usuários que se interessam por seguro de carro, recorrem primeiramente a algum site de buscas, realizando uma pesquisa online. A maior parte de possíveis clientes já são usuários recorrentes da internet.

Os métodos de prospecção online estão expandindo para vários segmentos de vendas, no caso do seguro de carro, já está consolidado. Existem vários sites especializados em captar clientes que manifestam interesse em aderir a um seguro. Para conseguir realizar uma captação correta desses clientes, são realizadas estratégias de marketing digital.

A prospecção de clientes online se relaciona diretamente com geração de leads. Há plataformas que trabalham com a venda de leads de seguro de carro, que são contatos interessados em contratar o seguro. A geração de leads também faz uso do marketing digital para captar as leads, levando-as até um formulário, no qual serão colocados os contatos da lead, encaminhando-os para o vendedor.

Para que um negócio seja bem sucedido, sabe-se que precisa de investimento. Então, estar disposto a investir uma quantia na prospecção online, é garantir um maior número de vendas e obter maior lucro.

Conclusão das técnicas de vendas

Para que um vendedor obtenha o retorno esperado, ele deve estar empenhado para aprender, aprimorar suas técnicas e corrigir suas falhas – além de se manter sempre atualizado quanto às tendências do mercado.

Engana-se quem pensa que o ato de vender depende apenas da técnica. Realizar uma venda não é como uma receita de bolo, afinal, vimos no post que a forma de vender varia conforme o cliente e o mercado em si, existem fatores internos e externos que irão influenciar.

Argumentar, manter um bom relacionamento e investir numa prospecção de clientes eficaz são três pontos que, quando bem aproveitados, refletem diretamente no rendimento da sua dedicação enquanto profissional de vendas. Cabe ao vendedor estar disposto a desenvolver suas habilidades e alcançar seus objetivos.

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