Ir para o conte�do
Prospectar Clientes

Corretora de seguros: confira dicas e os benefícios de escolher uma boa corretora!

Uma boa corretora de seguros pode fazer a diferença.

Leitura: 7 min
1172 visualizações

A corretora de seguros oferece seguros – seja para seu automóvel, casa ou até mesmo um seguro de vida – para que se tenha total garantia e tranquilidade de um bom serviço quanto a esses bens.

Entretanto, como muitos outros serviços e produtos financeiros, os seguros são um pouco complicados em sua essência, já que são milhares os detalhes e variações de opções que eles possuem.

Nesse texto, iremos abordar um pouco mais sobre o mundo da corretora de seguros, detalhando e dando dicas importantes de como fazer a melhor escolha para o seguro dos seus bens!

 

O que são?

Basicamente, uma corretora de seguros é quem irá atuar como intermediaria entre o cliente e a seguradora – podendo até mesmo trabalhar com marcas diferentes.

Trabalhar com diferentes marcas pode ser uma grande vantagem para o consumidor, já que é possível fazer uma comparação quanto os serviços oferecidos pelas empresas de seguros.

Além de mostrar o melhor produto conforme as necessidades do cliente, a corretora de seguros também presta a assessoria para que tudo esteja correto no contrato de seguro.

Vale ressaltar que, corretoras qualificadas, possuem um amplo conhecimento de termos e clausulas especificas dos produtos e atendimentos, o que acaba por facilitar muito todo o processo de contratação!

 

O que é a SUSEP?

Como todo tipo de mercado no nosso país, o de seguros também é regulamentado e fiscalizado por um órgão específico – chamado de Superintendência de Seguros Privados, que também é conhecido pela sigla Susep.

Esse órgão é responsável por emitir as autorizações para o funcionamento de empresas seguradoras. É importante lembrar que apenas as empresas autorizadas pela Susep podem segurar bens no Brasil.

Esse é um dos motivos que é sempre importante – antes de contratar qualquer serviço ou realizar algum tipo de parceria – pesquisas no site da Susep sobre a empresa em questão.

 

Qual a diferença entre seguradora de seguros e corretora de seguros?

De maneira bem simples, a principal diferença entre seguradora de seguros e corretora de seguros é, basicamente, o serviço.

A “proteção” é algo que é oferecida apenas pela seguradora, enquanto a corretora é a intermediaria da relação entre o cliente e a seguradora.

 

Conheça alguns tipos de corretora de seguros

Confira alguns tipos – além de suas vantagens e desvantagens!

Corretora de grande porte

Muitas vezes, dentre as opções, essa é a que pode oferecer uma maior variedade de condições – como um maior conjunto de serviços para atender os diversos tipos de necessidades de seus clientes.

Com uma corretora de grande porte, fica muito mais fácil e simples obter informações como:

  • Valor ideal da franquia;
  • Melhor seguradora para o seu perfil;
  • Valor da cobertura ideal para o seu bem;
  • Condições ideais de coberturas e benefícios;
  • Qual o melhor momento ou não para acionar um sinistro junto a seguradora.

Corretora dentro de um banco

Você com certeza já passou em seu banco, e o gerente lhe ofereceu algum tipo de seguro – seja de vida, residencial, de automóvel ou outros. Isso porque os bancos subsidiam ou se associam as corretoras de seguros, e essas comercializam seguros para os clientes do próprio banco!

Um ponto importante, é que, após contratar um seguro de um banco, o segurado – caso acione um sinistro – deverá executar os tramites por conta própria junto a seguradora; uma vez que a maioria dos bancos não disponibilizam funcionários exclusivos para resolver questões básicas.

Corretora autônoma

O que mais observamos são os profissionais que trabalham por conta própria – sendo rápido e fácil entrar no mercado por conta das facilidades oferecidas pela internet.

Os corretores autônomos são capacitados para entender o seu perfil e as necessidades com profissionalismo e qualidade – sempre oferecendo diversas opções de preço e seguradora. Muitas vezes, esse profissional se dedicou aos estudos e está habilidade pela Susep a praticar o exercício de intermediação de vendas.

Mas nem tudo são flores, há também o fator de confiança e dependência. Sendo assim, é importante ver as indicações e buscar as referências do corretor!

 

Dicas importantes para escolher sua seguradora

Confira 3 dicas que podem ser fundamentais na hora de escolher a melhor seguradora para as suas necessidades!

Indicadores claros de informações e prazos

Cada empresa tem uma característica própria e diferenciada de necessidade de informações e periodicidade do recebimento delas – mas existe um conjunto básico que deve ser visto e tratado com uma certa frequência e a forma como a corretora recebe e trata esses dados, de cada operadora faz toda diferença.

Confira adequadamente como a empresa trata prazos e informações no que se refere a saúde, transporte e seguros de vida

Essas informações combinadas podem dar um panorama sempre atualizado e o deixarão livre de surpresas na renovação.

Seu perfil é importante

O processo de escolha de uma corretora precisa ser idêntico ao que se faz quando se contrata um colaborador, tendo como principal foco a sintonia com seu modelo de gestão e estilo da empresa.

Algumas serão mais lentas e burocráticas dado ao seu tamanho e outras com um nível grande de flexibilidade, mas sem processos definidos – o que pode acabar trazendo problemas na rotina.

Excesso de processos e a falta deles são igualmente prejudiciais para a operação. O ideal é que a corretora colete todas as informações que são importantes para cada cliente e crie um “ranking”, com dados técnicos para indicar uma contratação que tenha o máximo de elementos de aderência com o perfil do cliente.

Contrato formal dos serviços oferecidos

A maioria dos serviços prestados por uma corretora são remunerados diretamente pelos prestadores de serviços – que são escolhidos para a sua empresa e intermediados pela corretora.

Isso não significa que você pagaria mais barato por esse mesmo serviço se o fechasse diretamente, não existe nenhuma grande vantagem em não utilizar o seu serviço.

Ter um contrato formal de prestação de serviços – com o que a corretora irá entregar e com que frequência – é uma valiosa ferramenta para avaliação dos serviços que a empresa está recebendo, além de focar nos elementos importantes de controle de gastos e, quando se tratar de contratos com ajustes anuais, uma forma de gerenciar para não ter surpresas na renovação.

 

 

 

Recomendado para você:

Postagens mais vistas:

Faça um orçamento: