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Vender Mais

Entenda a importância do script para vender mais!

Dicas, exemplos e muito mais.

Leitura: 8 min
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Um script para vender mais deve ser uma ferramenta fundamental para todo vendedor – já que com esse pequeno documento, você consegue ter uma sequência de passos sobre como executar determinada etapa de um processo de vendas!

Esses scripts tendem a ser muito mais utilizados em vendas por telefone, por pessoas do telemarketing ou vendas internas. Entretanto, quem faz vendas presenciais também podem usar um roteiro para seguir durante suas conversas.

Nesse texto, iremos explicar um pouco mais sobre a importância de um script para vender mais – quais seus objetivos, como montar o ideal e até alguns exemplos que você pode aderir e adequar de acordo com seu segmento!

 

Objetivos do script para vender mais

Antes de mais nada, você precisa entender que não existe um script para vender mais que resolva todos os seus problemas com a questão de clientes e vendas – afinal, vender exige várias habilidades em diferentes etapas.

Por conta disso, é preciso entender que existem diferentes objetivos para cada script para vender mais. Os mais comuns são:

  •         Lidar com objeções de clientes;
  •         Pesquisar o potencial clientes antes de entrar em contato;
  •         Chegar se o que oferece é útil ou não para o cliente;
  •         Fazer follow up entre outros objetivos;
  •         Marcar reuniões exploratórias para validar potenciais vendas;
  •         Fechar vendas;
  •         Entender se o lead é qualificado.

 

Como criar um script que funcione?

Defina as etapas do seu processo comercial

É fundamental que você tenha as etapas do processo de vendas da sua empresa muito bem estruturados e claros. Com isso, para que um script funcione, é preciso fazer um para cada etapa.

Se você ainda não sabe muito bem como estruturar esses processos, saiba que isso dependerá muito do seu ciclo de vendas. Entretanto, algumas ações básicas devem ser analisadas, como:

  •         Prospecção;
  •         Nutrição;
  •         Qualificação;
  •         Follow up para aprovação de proposta;
  •         Customer success

Isso funciona muito bem para vendas simples. As mais complexas, como as vendas B2B, poderá haver a necessidade de executar mais etapas – como cada uma delas ter um pipeline diferente e cada uma delas um script diferente.

Pense em aprimorar, analisar e registrar

Um ponto de partida da análise para o aprimoramento do script de vendas é ter o controle de vendas – já que um bom sistema deixa tudo o que aconteceu e como aconteceu muito bem registrado.

Um bom CRM Online consegue deixar as ligações com os prospects registradas – isso aponta que o script poderá ser constantemente revisado em reuniões de feedback, sendo analisado e aprimorado.

Mas é importante ressaltar que todos esses processos devem ser feitos em conjunto – pois é preciso e fundamental agir de acordo com os valores da empresa.

Estude sobre o mercado, produto e cliente

Estudar livros de empreendedorismo é um dos melhores métodos para ficar informado. Entretanto, existem treinamentos, coaching e outros tipos de aplicações que conseguem aperfeiçoar os vendedores que buscam a excelência.

Além disso, busque aprimorar o que sabe sobre o produto e o serviço que vende, além do mercado em que atua – fique ligado na sua concorrência – e os hábitos de seus clientes. Saber a persona é uma ótima solução, pois ajuda a entender as dores em comum e direciona o script de vendas para ir ao encontro delas.

 

Confira alguns scripts prontos que podem te ajudar!

Separamos alguns exemplos de script para vender mais que podem te auxiliar bastante na hora de montar um! Confira mais a seguir:

Via e-mail

Prospecção

Olá [nome do cliente]

Me chamo [nome do remetente] da [sua empresa] e auxiliamos empresas como a [empresa do prospect] com [descrição resumida da sua solução vendida].

Gostaríamos de iniciar um contato e apresentar um pouco mais. Será que poderíamos marcar um papo via telefone, se possível, ainda esta semana?

Um abraço,

[assinatura]

Nutrição

Olá [nome do cliente],

Me chamo [nome do remetente] da [sua empresa] e vim compartilhar um conteúdo que pode ser do seu agrado. Sabia que [coloque informações sobre o conteúdo de interesse que está enviando].

Caso tenha dúvidas, fico à disposição.

Abraços

[assinatura]

Qualificação

Olá, [nome do cliente]

Me chamo [nome do remetente] da [sua empresa] e notei que você se interessou por [citar o conteúdo enviado no e-mail anterior]

Gostaríamos de saber se tem disponibilidade, ainda essa semana, para conversarmos com nosso consultor e entender como funciona melhor a nossa solução. Podemos agendar algum dia?

Segue o link da nossa agenda compartilhada, caso queira marcar o momento mais oportuno [inserir o link]

Abraços,

[assinatura]

Follow up

Olá, [nome do cliente]

Não deixe de conferir a nossa proposta o quanto antes – as condições que conseguimos negociar para você é somente até o final desta semana.

Tem alguma dúvida? Contate a gente por este e-mail que estaremos a disposição!

Abraço,

[assinatura]

Success

Olá [nome do cliente]

É ótimo ver você conosco! Me chamo [nome do remetente], responsável pela área [inserir área], muito prazer!

Gostaria de aproveitar esta oportunidade para convidar você a visitar o nosso blog [inserir link] e conferir alguns assuntos sobre [assunto que o blog aborda].

Caso precise de alguma ajuda, estarei a disposição para que tenha uma ótima experiência com nossa empresa.

Abraços

[assinatura]

Via telefone

Prospecção

Olá, [nome do cliente], como vai? Me chamo [nome do vendedor], trabalho na [nome da empresa] e auxílio e ajuda pessoas a [resultado que seu serviço/produto gera].

Pelos nossos contatos recentes, gostaria de estar falando com [cargo da pessoa desejado]. Você seria essa pessoa? Se não, poderia me indicar quem é e como posso entrar em contato com ela?

Qualificação

Olá, [nome do cliente], como vai? Vi que teve interesse em [citar onde o lead converteu] e gostaria de saber qual a sua disponibilidade para entrar em contato com o nosso consultor de vendas.

Quais horários e dias nesta semana seria possível agendarmos um papo para uma demonstração para que entenda melhor como funciona a nossa solução?

Follow up

Olá, [nome do cliente], como vai? Gostaríamos de saber se você já possui uma resposta para a proposta que fizemos [citar quando]. Gostaria de saber se ficou com alguma dúvida que precise ser esclarecida.

E lembre que essa condição é só até amanhã!

Success

Olá, [nome do cliente], como está? Gostaríamos de dar as boas-vindas a você! Me chamo [nome do remetente], responsável pela área de [área da empresa]. Caso tenha alguma dúvida, pode encontrar em contato comigo!

Enviarei um e-mail com alguns conteúdos que ajudarão você a ter uma melhor experiência conosco!

 

 

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