Entenda o que é fechamento de vendas uma vez por todas
Muitos não sabem, mas existem vários estágios no processo de venda de algum produto ou serviço e, por isso, muitos se perguntam “o que é fechamento de vendas?”.
Já teve a sensação de que algum vendedor estava empurrando um produto ou serviço para você? Em ligações de telemarketing essa sensação é bem comum, e em alguns casos percebemos o desespero para fechar a venda, o que pode ser bem desagradável para o consumidor.
Por isso, em se tratando de entender o que é fechamento de vendas, é preciso considerar de que esta deve ser uma etapa muito natural – tanto para o vendedor quanto para o comprador.
O que é fechamento de vendas?
O fechamento de vendas é a conclusão de um processo que pode ser dividido em três etapas principais: descoberta, consideração e decisão.
Sendo assim, não podemos trabalhá-lo de maneira isolada, afinal, o seu sucesso depende da condução correta das fases anteriores.
Palavras, argumentos e técnicas de persuasão são instrumentos importantes, mas só funcionam, de fato, quando já existe uma conexão entre o consumidor e a marca.
Quais são os pilares de um bom fechamento de vendas?
Agora que você sabe o que é fechamento de vendas, está na hora de saber quais são os principais pilares de um fechamento.
Em uma estratégia de Inbound Marketing, o fechamento de vendas está inserido no fim do funil de vendas, ou seja, quando o consumidor já foi prospectado, qualificado e nutrido para ser conduzido para o time de vendas. Porém, esse raciocínio, porém, não é restrito a esse tipo de metodologia. Na realidade, essa visão global do processo de compra atende diretamente ao comportamento do consumidor moderno.
Em outras palavras, o que você deve fazer é construir uma experiência de valor para o seu público ao longo de todo processo de compra: do primeiro contato com a marca até o fechamento e pós-venda.
Conheça o seu público
Se as pessoas são conduzidas por sua cultura e por suas emoções, de quase nada adianta saber a sua idade, gênero ou localização. É preciso conhecer esses indivíduos de perto, compreender suas dores, seus ideais e seus sonhos.
É por isso que no Marketing, muito se fala sobre as personas, as representações semifictícias de um cliente ideal.
Dessa forma, identifica-se traços mais profundos da personalidade dos consumidores, conseguimos ajustar a linguagem e o conteúdo, trabalhado de uma maneira muito mais eficaz.
Entre em sintonia com a sua audiência
As pessoas mudam — se interessam por algum assunto recorrente e, em seguida, o esquecem. Se envolvem com determinadas ideias e campanhas e, tão logo, assumem posturas totalmente diferentes.
Sua empresa, portanto, precisa se adaptar, também. Estar em sintonia com a audiência é acompanhar suas transformações e se inserir nelas.
Você não deve se apresentar apenas como alguém que quer vender um produto: deve demonstrar interesse em fazer parte da vida dos seus clientes.
Humanize seus canais de comunicação e atendimento
Esse é um fator chave nos dias de hoje. Os recursos de automação de marketing, como autoresponders e chatbots são interessantes, mas é bom tomar cuidado para não tornar a experiência demasiadamente impessoal.
O maior cuidado, porém, deve ser dado à linguagem. Salvo em situações muito específicas, o excesso de formalidade, os jargões e os corporativismos não são muito bem-vindos.
As pessoas procuram por conteúdos leves e intuitivos, algo como uma conversa franca entre amigos.
Eduque seu consumidor e conduza-o até o fechamento de vendas
Na maioria das vezes, a sua persona se aproxima da sua empresa ou negócio por ter uma pequena noção do problema, das dores ou da necessidade que a aflige.
No entanto, essa percepção relativamente limitada das suas circunstâncias a impede de enxergar o valor da solução que você oferece.
Nesse sentido, o seu trabalho consiste em educar essa pessoa para que, gradualmente, ela perceba a verdadeira gravidade da sua situação e os benefícios que a sua empresa é capaz de promover.