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Entenda o que é fechamento de vendas uma vez por todas

Leitura: 5 min
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Muitos não sabem, mas existem vários estágios no processo de venda de algum produto ou serviço e, por isso, muitos se perguntam “o que é fechamento de vendas?”.

Já teve a sensação de que algum vendedor estava empurrando um produto ou serviço para você? Em ligações de telemarketing essa sensação é bem comum, e em alguns casos percebemos o desespero para fechar a venda, o que pode ser bem desagradável para o consumidor.

Por isso, em se tratando de entender o que é fechamento de vendas, é preciso considerar de que esta deve ser uma etapa muito natural –  tanto para o vendedor quanto para o comprador.

O que é fechamento de vendas?

O fechamento de vendas é a conclusão de um processo que pode ser dividido em três etapas principais: descoberta, consideração e decisão.

Sendo assim, não podemos trabalhá-lo de maneira isolada, afinal, o seu sucesso depende da condução correta das fases anteriores.

Palavras, argumentos e técnicas de persuasão são instrumentos importantes, mas só funcionam, de fato, quando já existe uma conexão entre o consumidor e a marca.

Quais são os pilares de um bom fechamento de vendas?

Agora que você sabe o que é fechamento de vendas, está na hora de saber quais são os principais pilares de um fechamento. 

Em uma estratégia de Inbound Marketing, o fechamento de vendas está inserido no fim do funil de vendas, ou seja, quando o consumidor já foi prospectado, qualificado e nutrido para ser conduzido para o time de vendas. Porém, esse raciocínio, porém, não é restrito a esse tipo de metodologia. Na realidade, essa visão global do processo de compra atende diretamente ao comportamento do consumidor moderno.

Em outras palavras, o que você deve fazer é construir uma experiência de valor para o seu público ao longo de todo processo de compra: do primeiro contato com a marca até o fechamento e pós-venda.

Conheça o seu público

Se as pessoas são conduzidas por sua cultura e por suas emoções, de quase nada adianta saber a sua idade, gênero ou localização. É preciso conhecer esses indivíduos de perto, compreender suas dores, seus ideais e seus sonhos.

É por isso que no Marketing, muito se fala sobre as personas, as representações semifictícias de um cliente ideal.

Dessa forma, identifica-se traços mais profundos da personalidade dos consumidores, conseguimos ajustar a linguagem e o conteúdo, trabalhado de uma maneira muito mais eficaz.

Entre em sintonia com a sua audiência

As pessoas mudam — se interessam por algum assunto recorrente e, em seguida, o esquecem. Se envolvem com determinadas ideias e campanhas e, tão logo, assumem posturas totalmente diferentes.

Sua empresa, portanto, precisa se adaptar, também. Estar em sintonia com a audiência é acompanhar suas transformações e se inserir nelas.

Você não deve se apresentar apenas como alguém que quer vender um produto: deve demonstrar interesse em fazer parte da vida dos seus clientes.

Humanize seus canais de comunicação e atendimento

Esse é um fator chave nos dias de hoje. Os recursos de automação de marketing, como autoresponders e chatbots são interessantes, mas é bom tomar cuidado para não tornar a experiência demasiadamente impessoal.

O maior cuidado, porém, deve ser dado à linguagem. Salvo em situações muito específicas, o excesso de formalidade, os jargões e os corporativismos não são muito bem-vindos.

As pessoas procuram por conteúdos leves e intuitivos, algo como uma conversa franca entre amigos.

Eduque seu consumidor e conduza-o até o fechamento de vendas

Na maioria das vezes, a sua persona se aproxima da sua empresa ou negócio por ter uma pequena noção do problema, das dores ou da necessidade que a aflige.

No entanto, essa percepção relativamente limitada das suas circunstâncias a impede de enxergar o valor da solução que você oferece.

Nesse sentido, o seu trabalho consiste em educar essa pessoa para que, gradualmente, ela perceba a verdadeira gravidade da sua situação e os benefícios que a sua empresa é capaz de promover.

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