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O que é Webinar e qual sua Importância para o Marketing Digital

Apresentaremos um recurso muito usado pelas empresas. Saiba o que é webinar e sua importância para o Marketing Digital. Vem aprender com a gente!

Leitura: 6 min
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Você já imaginou atrair mais pessoas para o seu negócio? E se essas pessoas não fossem da sua cidade, nem do seu estado? E não estou falando de facebook, nem de qualquer outra divulgação paga. Isso mesmo, estou falando de uma ferramenta muito usada no Marketing Digital que você pode fazer sozinho, sem precisar gastar. E aí, você sabe o que é Webinar?

O que é Webinar

O Marketing Digital trouxe a ideia de que qualquer pessoa pode divulgar sua marca, basta ter as ferramentas corretas e saber onde usar.

Essa facilidade é vista a partir do momento em que toda a estratégia é feita e usada no meio digital, assim, favorecendo o acesso.

Além disso, ainda é possível acompanhar, em tempo real, os resultados. Você deve estar duvidando! Tudo bem, é normal. Para comprovar tudo que mencionei, vou apresentar um recurso muito usado pelas empresas.

O que é Webinar?

Para divulgar sua marca, muitas empresas usam a estratégia de desenvolver um  Webinar. O nome pode parecer estranho, mas tenho certeza que você já participou de algum ou já ouviu falar.

Para explicar o que é Webinar, temos que falar que é a abreviação do termo web-based + seminar que, em português, significa seminário baseado em rede.

Ou seja, são conferências, seminários ou palestras online, em que a comunicação é de apenas uma via, mas o público consegue interagir, enviando perguntas ao palestrante por meio de chats online.

Essa ferramenta já é muito usada em outros países por ser uma verdadeira máquina de vendas massivas. Imagine em quantas palestras, eventos, encontros você deixou de participar porque não tinha tempo e nem disponibilidade de se deslocar.

Se você sofreu com isso, o seu público pode estar passando pela mesma dificuldade, então agora que você já sabe o que é Webinar, ele será uma ferramenta muito útil para você e sua marca.

Podemos listar inúmeras vantagens de se fazer um Webinar, mas vamos à principal: você pode falar para inúmeras pessoas sobre o quão seu produto é incrível.

Com esse recurso, você pode fazer demonstrações, pode falar sobre a importância do seu produto na vida de seus clientes e pode até tirar dúvidas.

E para fazer tudo isso é muito simples, você vai precisar de um computador, acesso à internet e uma webcan.

O que é Webinar

O que posso esperar ao fazer um Webinar? 

Agora que você já conhece essa ferramenta, vamos apresentar as diferentes finalidades que sua apresentação pode possuir:
Gerar novas leads: quando você escolhe um assunto amplo, você tem a possibilidade de atrair inúmeras pessoas interessadas.
Qualificar suas leads atuais: você tem a opção de elaborar um webinar para os leads que você já possui o contato. Esse webinar deve apresentar um conteúdo mais aprofundado e detalhado.
Melhorar o relacionamento com o seu lead: a partir do momento em que você começa a desenvolver assuntos direcionados para o seu público, você cria um vínculo. Essa estratégia é muito bem vista pelas pessoas que já consumiram seus produtos, além de ser uma forma de reter.
Você pode ter acesso a vários níveis de interatividade possível: você pode fazer votação, demonstração de um produto, etc.
O que é Webinar

E como posso fazer um webinar?

Para elaborar um Webinar é bem simples, basta seguir os passos que elencamos para você.

1° passo: Planejamento
Seu primeiro passo deve ser escolher o dia e a hora. A partir dessa escolha, você e seu lead podem se programar até a chegada desse dia.

Escolha um dia em que não haja outro evento desse tipo, além disso quando você estabelece uma data fica mais fácil determinar os dias para fazer a divulgação.

2° passo: Tema
Definir o tema é o segundo passo para você construir um Webinar. Elabore um tema que você acredita ser de interesse do seu público, para isso você precisa conhecer quais os problemas mais comuns que eles passam.

E a partir disso, você pensa no tema, estuda, monta um roteiro e elabora uma apresentação.

A apresentação pode ser feita em powerpont ou nos slides “apresentações do google” que o próprio google disponibiliza na versão web.

Dê preferência para imagens, caso seja necessário escrever algum tipo de conteúdo, seja simples e direto. Não faça longos textos, a não ser que seja extremamente necessário.

Essa apresentação poderá ser compartilhada com o seu público na hora do Webinar.

3° Passo: Plataforma
Encontre a plataforma correta. Nós usamos o Hangout, mas você pode usar a que se sentir mais à vontade. Para saber como fazer essa transmissão CLIQUE AQUI.

4° Passo: Divulgação
Esse é o último passo, quando você estiver chegado aqui você já deve estar com tudo pronto. Nessa etapa você precisa ser incisivo.

Mande e-mail convidando todos da sua lista de contatos, faça posts de divulgação nas redes sociais, enfim, tente incentivar, ao máximo, seu público a ter vontade e interesse em participar.
O que é Webinar

Conclusão

A característica de um excelente vendedor é que ele sempre terá novas formas de chegar até o seu público. Criar novas estratégias que se adequem a sua realidade não é algo tão difícil quanto possa parecer.

O Webinar e várias outras ferramentas do marketing digital estão à disposição de qualquer um que queira se diferenciar no mercado, e essa diferenciação é vista com bons olhos por parte do público. Invista nisso!

O que é Webinar

Thais
SOBRE O AUTOR: Posts desse autor

Thais Moreira

Redatora Web da empresa Bannet, formada em Jornalismo e pós graduada em Marketing, apaixonada por palavras e novos conhecimentos. Meta pessoal? Aprender algo novo todo dia.

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