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Para sua Corretora

Tudo o que você precisa saber antes comprar leads de seguros!

Leitura: 5 min
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Caso você tenha uma corretora de seguros, sabe o quão difícil é gerar leads, pois demanda muito tempo, trabalho e mãos. Por isso, muitas corretoras optam por comprar leads de seguros.

Neste artigo iremos comparar os dois cenários: gerar leads e comprar leads de seguros e assim, você poderá analisar qual das duas decisões é a mais vantajosa para você e sua corretora.

Comprar leads qualificados: o que é isso?

Comprar leads qualificados auxilia na melhora da taxa de conversão da suacorretora, pois se trata de pessoas que já demonstraram interesse em comprar o produto.

No caso de comprar leads de seguros, as corretoras compram leads para obter resultados imediatos. Isso ocorre pois o cliente está “fresco” e possui intenção de adquirir o produto. E já gerar leads, demanda maior tempo e estratégias, com isso, as corretoras optam pela sua compra, focando em resultados e estratégias de curto prazo.

Esses leads fornecidos para as corretoras são qualificados, pois já passaram por todo o funil de vendas, o que faz com que a taxa de conversão seja maior.

O maior problema dessa estratégia é: muitas empresas fornecem mailings ao invés de leads.

Comprar leads de seguros x gerar leads de seguros

Antes de se perguntar se você deve comprar leads de seguros, avalie entre comprar e gerar. Tudo depende da necessidade da sua corretora e do seu planejamento, porque, por exemplo, gerar leads leva muito mais tempo e trabalho do que a compra de leads qualificados, então tudo depende da sua necessidade atual.

Para gerar leads é necessário uma boa estratégia de Marketing Digital, que envolve:

  • Criação de landing pages;
  • Criação de personas;
  • Gestão de Ads;
  • Produção de conteúdo;
  • Dentre outros fatores.

Cuidados na compra de leads qualificados

Antes de comprar leads de seguros, é necessário tomar alguns cuidados para que o tiro não saia pela a sua culatra:

Volume de leads

Este ponto é muito importante, pois se você receber um número muito alto de leads de uma vez, provavelmente você não tratará de todos eles, isso fará com que você atole sua operação e queime leads e, consequentemente você terá uma baixa taxa de conversão.

Por essa razão, o mais indicado é que sua corretora tenha um fluxo constante de leads. Ou seja, ao invés de receber os leads todos de uma vez, é muito mais vantajoso e lucrativo, receber aos poucos. Assim, será possível trabalhar todos eles durante o dia, dando a devida importância para cada um e assim, a sua taxa de conversão será maior.

Mailings

Muitos fornecedores de leads não focam para sua taxa de conversão, porém é algo que você deverá se preocupar, pois uma taxa de conversão muito baixa, abaixo de 5%, nos informa que provavelmente esses fornecedores estão nos fornecendo mailings e não leads.

Caso isso ocorra é importante criar condições, para que você não saia no prejuízo, falaremos sobre essas condições no próximo tópico.

Condições contratuais

É necessário que você crie um contrato com seu fornecedor envolvendo os seguintes aspectos:

  • Prazo do contrato: negocie um contrato de pelo menos 6 meses com o seu fornecedor para que ambos aprendam com erros e acertos no processo.
  • Índices de qualidade dos leads: preocupe-se com isso, é importante que o lead seja atual.
  • Limite o volume de recebimento desses leads: se você recebe todos os leads de uma vez, provavelmente não tratará todos com a mesma importância, logo, terá uma taxa de conversão baixa.
  • Negocie cláusulas de rescisão: se você está com conversões de 5% ou menos, deixe claro para o fornecedor que há uma cláusula de rescisão para isso, até porque ele provavelmente está te fornecendo mailings e não leads.

Devo comprar leads de seguros?

Para conseguir realmente construir uma lista de contatos qualificados, você precisa tanto de autorização por parte do usuário quanto de seu engajamento. Por isso, jamais compre listas de email! Pois aquelas pessoas não solicitaram e não autorizaram receber os emails de sua corretora de seguros. A consequência disso será uma péssima imagem para sua corretora e uma insatisfação por parte dos usuários.

Uma forma eficiente e inteligente de transformar meros visitantes em leads para o seu negócio é criar landing pages incríveis que aticem ainda mais a curiosidade do seu futuro novo cliente para assuntos relacionados aos seus serviços.

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