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Geração de Leads Para sua Corretora Técnicas De Vendas

Acabe com as vendas porta a porta com a Geração de Leads

Leitura: 8 min
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Com certeza você já ouviu falar em vendas diretas, ou popularmente conhecida como “vendas porta a porta”, uma técnica de vendas muito antiga destinada a vender algum produto ou serviço indo diretamente à casa do comprador.

Muitas empresas renomadas como Mary Kay, O Boticário, Hinode, Nestlé, Avon, Natura, Unilever, entre outras, têm larga experiência nesse tipo de venda. Mas será que vale a pena para sua empresa investir? É o que vamos te falar neste post, confira!

 

Vendas porta a porta é bom ou não?

 

A crescente urbanização faz com que as vendas porta a porta – que é quando o vendedor oferece produtos na residência dos consumidores – ainda seja possível. A grande vantagem é que o relacionamento com o cliente é fortalecido, visto que o vendedor cria laços com o cliente e com certeza, sabe de suas preferências e condições financeiras. Além disso, é altamente cômodo e prático para os consumidores, afinal não precisam sair de casa para receberem produtos ou serviços. (Fonte: Exame)

É claro que as vendas porta a porta é algo bom para uma empresa e torna-se viável tanto para grandes, médias ou pequenas organizações. A questão é que essa alternativa de venda pode ser uma estratégia não tão compensadora assim.

Vendas porta a porta é bom ou não?

Primeiro porque para ser efetiva, os vendedores devem possuir “a cara da empresa”, pois para construir uma relação de confiança com esses clientes, é necessário fazer por merecer e, muitas vezes, o que ajuda no fechamento da venda é o peso que a marca carrega. Caso a sua marca não seja tão reconhecida assim, esses clientes ficarão receosos de comprar, afinal podem nunca ter ouvido falar dela. Isto é, para vender produtos e serviços “novos” indo porta a porta, é algo arriscado.

Vendas porta a porta é bom ou não?

Uma grande desvantagem é o custo que, embora muitos achem que seja baixo, pode sim demandar um pouco mais de investimento dos vendedores ou da empresa. Podemos exemplificar isso de uma maneira muito simples, basta observar a crise em que nosso país se encontra. O preço do combustível é arrasador, e para se realizar visitas, em diferentes locais – diga-se de passagem – você irá precisar de um carro ou moto, não é mesmo? Até porque se um vendedor for visitar todos os locais de ônibus, o dia dele não irá render.

Fora que o crescimento virtual está dominando também a forma como o comprador prefere realizar sua compra. Apesar da venda porta a porta ser vantajosa, pois alguns produtos estarão disponíveis na hora da venda e não precisarão esperar dias para tê-los em mãos, nem todos os clientes sentem-se à vontade de receberem os vendedores em suas casas.

Muitas vezes, os moradores estão cuidando da casa, fazendo almoço, olhando as crianças ou tendo algum momento de lazer e essas visitas podem incomodá-los seriamente. Ou seja, não é sempre que tais clientes estarão sempre disponíveis e com “saco” de ter um vendedor falando sobre seu produto na casa deles, por isso, muitos preferem realizar suas compras online.

E para completar, outra razão pode interferir no sucesso das vendas diretas é que, geralmente, os vendedores nunca sabem para quem irá vender. Muitas vezes, eles pegam uma lista telefônica e visitam clientes incertos a fim de que conheçam seu produto, tentando vendê-lo na base dos “empurrões”. Isto é, se o vendedor costuma fazer 10 visitas diárias, quem garantirá para ele que os clientes das 10 residências irão comprar seu serviço, não é mesmo? Caso não comprem, seu dia estará perdido.

Vendas porta a porta é bom ou não?

 

Clientes também se modernizaram

 

Clientes também se modernizaram

Como falamos, as compras online estão se tornando, cada dia mais, a favorita dos consumidores. É preciso abandonar um pouco técnicas arcaicas, se elas não estão trazendo mais os resultados de antes. Métodos obsoletos, como a venda porta a porta, deve ser realizado, apenas como um adicional e não como a forma principal de vendas da sua empresa.

Nenhum cliente, hoje em dia, gosta de ser pressionado a comprar nada. Os clientes consideram a venda porta a porta como uma atitude desesperada de uma empresa para tentar lucrar.

Com a facilidade dos sites de busca, como o Google, nenhum cliente fica em dúvida se um produto ou serviço servirá para ele ou não. Lá é possível ver a reputação da empresa, características do produto, vídeos de pessoas que já usaram, opiniões e reclamações de pessoas que não gostaram, vantagens, desvantagens e uma série de outras coisas que eles querem, e principalmente, na hora que querem.

 

Geração de Leads é a solução para sua empresa

 

A Geração de Leads veio para acabar com as vendas porta a porta, para mostrar que a forma de ganho das empresas e vendedores podem saltar de um modo bem mais drástico, rápido e, o melhor, sem maiores esforços.

Geração de Leads é a solução para sua empresa

É importante salientar que, se sua empresa ainda quer vender plano de saúde, por exemplo, através das vendas diretas, a Geração de Leads não vai impedir de nenhuma forma. Afinal, ela só vem agregar em seu negócio, seja qual for o segmento.

Imagine que, ao invés de visitar várias casas oferecendo seu produto, você, sem o menor esforço, recebe o contato de clientes já interessados? E como esses clientes vão te achar? Graças aos conteúdos que a agência responsável irá produzir. É fácil entender: se você vende plano de saúde, seu conteúdo precisa estar voltado para isso, sem esquecer de obedecer às etapas do funil dos compradores. Esses compradores vão se interessar sobre o serviço e desejar saber mais sobre ele, como preços, vantagens, etc.

É aí que o vendedor irá captá-lo. Através de um formulário com alguns dados, esses clientes interessados, os quais chamamos de leads, farão parte da sua lista de possíveis clientes reais.

E agora? Você precisará ir à casa dele para realizar a venda? Não! Você realizará o primeiro contato, seja via e-mail, seja via telefone, e esclarecer todas suas dúvidas para que a venda possa ser fechada com sucesso. Fácil, não é?

Pode parecer algo incrível demais, mas o custo-benefício da Geração de Leads vem surpreendendo mês após mês todas as empresas que decidem investir nisso.

Uma dica importante é: jamais deixe de investir em Marketing Digital. Muitas empresas acabam deixando essa parte esquecida, até por conta dos custos que ela precisa ter com outras coisas. Mas se as empresas não estiverem inseridas no mundo virtual, elas não serão vistas, principalmente porque maior parte do público está inserido nela.

 

Quer entender mais sobre Geração de Leads? Clique aqui!

 

Conclusão

 

Agora que você sabe que suas vendas podem saltar, de forma arrasadora, não deve abrir mão da Geração de Leads. Ela é a chave certa para o sucesso da sua organização.

Comece já a investir com a Bannet. Um de nossos consultores pode explicar melhor como funciona, assim como os valores. Clique aqui!

 

Carine
SOBRE O AUTOR: Posts desse autor

Carine Vasconcelos

Content Manager da empresa Bannet, formada em Publicidade e Propaganda, há mais de 6 anos, pela Faculdade Cearense, e apaixonada por conteúdo. Atua na área de Marketing e Produção Textual há quase 10 anos e acredita que, para termos sucesso em qualquer área, é preciso sermos felizes no caminho, afinal o amor pelo que fazemos é força motriz para atingirmos a excelência.

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