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7 Dicas para Montar um Plano de Negócios para sua Corretora

Se você está pensando em abrir uma corretora ou ampliar a que já tem, deve pensar em fazer um plano de negócios! E para fazer um, a Bannet te ajuda!

Leitura: 10 min
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Em posts anteriores, vimos o quanto o Mercado de Plano de Saúde está favorável para corretores de todo o Brasil. O que muitos – que querem abrir sua própria corretora – não sabem é como montar um plano de negócios e ser bem sucedido com seu novo empreendimento.

Entretanto, para abrir uma corretora, é preciso de muito planejamento para que tudo corra bem e as ações não sejam feitas “às cegas”. E para que isso aconteça, é necessário fazer um plano de negócios.

Até pouco tempo atrás, os planos de saúde eram vendidos por grandes empresas e não era todo mundo que poderia abrir uma. Porém, hoje, qualquer pessoa pode vender esse tipo de serviço sem muita dificuldade.

O fato é que está tão fácil abrir uma corretora de plano de saúde, que a dificuldade passou a ser os inúmeros concorrentes.

Hoje, a Bannet vai te mostrar como sua corretora deve montar um plano de negócios para obter sucesso neste mercado. Não pisque!

Plano de negócios: o que é?

plano de negócios

O plano de negócios é responsável por orientá-lo na busca de informações detalhadas sobre planos de saúde.

Quais os serviços ideais a serem oferecidos, persona, concorrentes, fornecedores e, principalmente, sobre os pontos fortes e fracos do negócio, tudo isso contribui para a identificação da viabilidade da ideia e na gestão da sua empresa.

Ao fazer um plano de negócios, você poderá analisar se vale a pena ou não abrir seu negócio, ampliar ou levá-lo adiante, afinal esse documento demonstrará todos os seus objetivos a serem alcançados com o propósito de diminuir riscos e incertezas.

Para se criar um plano de negócios para sua corretora de plano de saúde, é preciso muito comprometimento e dedicação, além de criatividade e estratégias.

Agora que você já sabe do que se trata esse planejamento, aprenda a montar seu plano de negócios, através dessas 7 dicas.

7 dicas para montar seu plano de negócios

1. Quem é seu público-alvo e sua persona?

Antes de abrir sua corretora, inicie o plano de negócios conhecendo quem é seu público. Para quais pessoas você quer vender plano de saúde?

plano de negócios

Após conhecer quem é o público-alvo que quer atingir, elabore sua persona (cliente ideal). Ela norteará todos os seus passos para quaisquer ações que possa fazer dentro da sua empresa de plano de saúde.

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2. Estruture sua corretora

Para abrir uma corretora, é preciso saber o que você irá precisar para otimizar sua rotina e evitar desperdício. Onde sua corretora estará localizada e o que ela precisará para funcionar? Computadores, telefones, mesas, que tipo de instalação?

Após isso, veja quantos funcionários poderá ter e trace a tarefa de cada um. Como isso depende muito do valor de investimento de cada corretora, então ficará por sua conta pensar.

À propósito, como está a parte financeira da sua futura corretora? Sua abertura é algo viável? É possível manter sua existência até os próximos 3 meses sem obter lucro por enquanto?

Para solidificar seu plano de negócios, trace estimativas financeiras: custos iniciais, aluguel do espaço, despesas com local e funcionários, receita, fluxo de caixa e o lucro final. O que é despesa fixa e despesa flexível?

3. Defina missão, visão e valores para sua empresa

Na hora de montar o seu plano, a Missão, Visão e Valores não podem faltar. Esses pontos são os pilares de todo o planejamento de um negócio.

A Missão e Visão são definidas a partir do resumo da empresa. Diz respeito ao papel que a empresa desempenha em sua área de atuação e quais são as razões de sua existência.

Os valores dizem respeito ao que a empresa deseja ser a longo prazo e como o mercado será atendido por ela.

4. Elabore a Análise SWOT para sua corretora

Outro plano de negócios que você deve desenvolver em sua corretora é elaborar uma Análise SWOT.

A análise SWOT, na gestão estratégica, consegue fazer com que o corretor visualize as oportunidades, ameaças, pontos fortes e fracos da sua corretora. Veja o que cada um significa abaixo:

Ameaças: uma ameaça pode ser exemplificada como clientes que não podem definir se querem coberturas para partos, AIDS e transplantes. Dessa forma, os planos não conseguem baratear seus serviços e os preços acabam se tornando empecilho.

Oportunidades:  uma oportunidade significativa para planos de saúde pode ser o aumento crescente da população nacional, seus hábitos, renda crescente, expectativa de vida maior, preocupação com a saúde e aumento das corretoras que vendem planos de saúde.

Pontos fortes: os pontos fortes é quando o corretor oferece planos que possuem uma estrutura para maior cobertura em especialidades médicas, pessoas e empresas de várias regiões com economia de escala.

Pontos fracos: os pontos fracos podem ser a falta de estrutura, possibilidades de cobertura limitadas, custos altos, que não são rateados pelas receitas, e as barreiras de entrada determinadas pelos órgãos de regularização do setor.

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5. Não trabalhe com poucas operadoras

Trabalhar com poucas operadoras é um pecado que uma corretora jamais pode cometer.

plano de negócios

Sabemos que o risco de um plano de saúde ir à falência é real, e se um deles for o que você vende, você certamente estará colocando em risco as vendas da sua corretora também.

De acordo com o Novo Negócio, a concorrência é acirrada para o setor de planos de saúde, pois abrange todos os nichos de mercado.

Um exemplo disso são bancos privados como o Bradesco, que têm planos de saúde que atendem grandes e pequenas empresas, pessoas individuais, famílias, etc.

Neste aspecto, as corretoras que querem vender planos de saúde, devem escolher operadoras menores e mais baratas, mas sem esquecer daquelas que têm maior abrangência no mercado.

Além do mais, devemos considerar a possibilidade de que a demanda para certa operadora não será alta em todos os meses do ano, dessa forma, você terá outras com quais trabalhar e compensar no lucro total da sua empresa.

6. Conheça o Código de Defesa do Consumidor para Planos de Saúde

Outro plano de negócios para sua corretora não deixar de lado é conhecer o Código do Consumidor para possíveis eventualidades que seu cliente pode vir a ter.

plano de negócios

Como são muitas as operadoras de planos de saúde e, consequentemente, o número de reclamações, é sempre bom ficar antenado sobre tudo para conseguir debater ou alertar o cliente na hora da negociação.

Fique sempre de olho nas novidades e atualizações da ANS com os planos para repassar para o cliente a respeito de todos os direitos que ele possui e os deveres da operadora em questão.

7. Defina estratégias para divulgação

Depois de tudo definido, agora é a hora de saber como você vai fazer para captar clientes. Quanto irá desembolsar para atrair clientes para sua corretora.

Onde você quer depositar seu investimento? Vai fazer por conta própria ou contratará uma agência de marketing?

Uma dica importante, principalmente, para quem está começando neste mercado é investir pouco em algo que dê resultados. A forma mais eficaz para isso é a Geração de Leads, ou seja, a captação automática de clientes para plano de saúde.

E a Bannet é expert nisso, afinal reunimos tudo que você precisa em uma única plataforma. Conheça nosso negócio aqui.

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Conclusão

Não existe sucesso sem planejamento e suor. É preciso muito cuidado e táticas infalíveis para se destacar nesse mercado tão concorrido.

Ninguém pode abrir uma corretora “do nada” e esperar que ela obtenha sucesso. Por isso, crie já seu plano de negócios e não seja mais um.

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Carine
SOBRE O AUTOR: Posts desse autor

Carine Vasconcelos

Editora Chefe da empresa Bannet, formada em Publicidade e Propaganda, há mais de 6 anos, pela Faculdade Cearense, e apaixonada por conteúdo. Atua na área de Marketing e Produção Textual há quase 10 anos e acredita que, para termos sucesso em qualquer área, é preciso sermos felizes no caminho, afinal o amor pelo que fazemos é força motriz para atingirmos a excelência.

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